25/02/2014

Pudim de Pão com Banana e Nutella - Proposta da Whole Kitchen para o mês de Fevereiro/Banana and Chocolate Bread and Butter Pudding

Whole kitchen en su Propuesta Dulce para el mes de febrero nos invita a preparar un clásico de la cocina británica: Pudín de Pan e Mantequilla.

Está mesmo complicado publicar alguma coisa nos últimos tempos, mas de certa forma para não abandonar este cantinho durante muito tempo, tento arranjar tempo para pelo menos uma vez por mês participar nas propostas da Whole Kitchen. Este mês a proposta foi elaborar um pudim de pão, confesso que nunca fui grande fã deste tipo de sobremesa, por isso decidi optar por esta versão com chocolate e banana para ver se a coisa tinha mais adesão cá em casa. Posso dizer que é uma sobremesa que enche bastante e que o sabor a banana não se nota nem sobressai muito. E vocês gostam deste tipo de sobremesa ou nem por isso?
Ingredientes:
- 12 fatias de pão sem côdeas
- 50 gr. de nutella (ou mais, dependendo do nível de gulodice)
- 350 ml de natas gordas
- 350 ml de leite
- 4 ovos médios
- 1 pitada de sal fino
- 75 gr. de açúcar branco + extra para polvilhar
- 2 bananas
- Cacau em pó
Modo de preparação:
1º Passo: Barre de um lado as fatias de pão com nutella. Disponha numa forma com cerca de 25 cm de diâmetro 4 fatias de pão com a parte com Nutella virada para baixo, por cima coloque mais 4 fatias de pão com a parte com Nutella virada para baixo, disponha as últimas quatro fatias com a parte com Nutella virada para baixo.
2º Passo: Leve ao lume as natas com o leite até quase começarem a ferver. Entretanto, bata os ovos com o açúcar e sal com uma varinha de arames. Esmague as bananas e junte-as aos ovos. Ligue o forno a 180ºC.
3º Passo: Junte a mistura do leite e natas quente à mistura com os ovos lentamente, e bata bem com a ajuda da varinha de arames entre cada adição. Deite a mistura sobre o pão e deixe repousar durante cerca de 10 minutos. Antes de levar ao forno polvilhe com 2 colheres de sopa de açúcar branco.
4º Passo: Coloque a forma no forno em banho-maria, dentro de um recipiente onde possa colocar cerca de 2,5 cm de altura de água ou até a agua atingir 2/3 da forma. Retire do forno e sirva morno acompanhado com gelado de baunilha ou natas.
Fonte: Receita adaptada da Rachel Allen, Food for Living (que é um livro que eu adoro e já publiquei aqui várias receitas adaptadas por mim).
Notas: A última camada de pão que ficou em cima, foi composta por quatro fatias que foram cortadas ao meio,  por forma a dar um efeito visual mais bonito.

Imprimir