26/01/2014

Donuts - proposta da Whole Kitchen para o mês de Janeiro

Whole kitchen en su Propuesta Dulce para el mes de enero nos invita a preparar un clásico de la cocina norteamericana: Donuts.

A Whole kitchen está de volta e nada como começar o ano com um belo desafio, desta vez o tema escolhido foram os donuts. Nunca me tinha aventurado a fazer tal coisa, mas posso dizer que foi uma experiência bastante enriquecedora. A massa fica super mega fofinha e vale bem a pena arregaçar as mangas pelo menos uma vez na vida para fazer esta maravilha. Neste caso não há desculpas pois nem sequer é preciso ter máquina para que esses maravilhosos bolinhos redondos com um buraco no meio saiam perfeitos. Não costumo comer donuts, mas estes valem bem a pena o trabalho dispensado na sua preparação, cá em casa voaram.

Peço imenso desculpa a longa ausência dos vossos blogs, facebook, etc...mas não tenho tido quase tempo livre nenhum, desde que o ano começou ando mais em baixo, têm sido só más notícias e más situações uma atrás da outra, por isso posso dizer que este ano não começou nada bem. Prometo que assim que puder irei dar uma vista de olhos nas vossas páginas.

Ingredientes para o donuts:
- 3 colheres de sopa de levedura seca
- 240 ml de leite (a cerca de 45ºC)
- 400 gr. de farinha com fermento
- 30 gr. de açúcar branco
- 1 colher de sobremesa de sal fino
- 1 colher de sopa de extracto de baunilha
- 3 gemas de ovo
- 56 gr. de manteiga à temperatura ambiente
- óleo para fritar
Ingredientes para a cobertura:
- 150 gr. de chocolate 55% de cacau
- 160 gr. de açúcar em pó
- 8 colheres de sopa de água
- 50 gr. de côco ralado
Modo de preparação dos donuts:
1º Passo: Numa taça adicione 180 ml de leite morno e junte 2 colheres de sopa de fermento, mexa até o fermento se dissolver. Junte aos poucos 110 gr. de farinha e mexa muito bem entre cada adição. Deixe a massa repousar durante cerca de 30 minutos num lugar morno tapada com película aderente.
2º Passo: Após a massa repousar, junte noutra taça o restante leite e a outra colher de fermento, com a ajuda da batedeira bata tudo muito bem, junte as gemas, açúcar, sal, extracto de baunilha e a massa que repousou, misture tudo muito bem até obter uma massa bem consistente. Adicione a manteiga cortada aos cubos e misture durante cerca de 30 segundos.
3º Passo: Adicione a restante farinha aos poucos à mistura anterior e misture muito bem entre cada adição. Se fôr extremamente difícil para a batedeira misturar a farinha na massa, use as mãos e vá adicionando aos poucos a farinha, amassando bem. Tape a massa com película aderente e deixe repousar num local morno durante cerca de 30 minutos.
4º Passo: Leve a massa ao frigorífico durante um minimo de 1hora e um máximo de 12 horas.
5º Passo: Estenda a massa numa superficie previamente enfarinhada até esta ter um máximo de 1 cm de altura (comigo as que deixei com  mais altura tive dificuldade em fritar a massa por igual, pois no meio ficou mal passado). Corte a massa usando uma forma de donuts, ou use dois aros com diferentes diâmetros (que foi o que eu fiz).
6º Passo: Coloque os donuts numa bandeja e deixe-os repousar tapados num local morno durante cerca de 40 minutos.
7º Passo: Leve o óleo ao lume e deixe-o atingir os 180ºC, coloque os donuts e deixe fritar durante 1-2 minutos de cada lado (para mim 1 minuto foi suficiente para fritar de um lado e do outro). Como alguns dos meus donuts ficaram mal passados no meio, coloquei-os no forno a 180ºC durante 5 minutos e ficaram bem bons. Enquanto os donuts arrefecem prepare a cobertura.

Modo de preparação da cobertura:
1º Passo: Peneire o açúcar em pó. Dissolva o açúcar na água. Leve o chocolate a derreter ao microondas mexendo bem de 30 em 30 segundos. Quando o chocolate estiver derretido, junte-o ao açúcar e água e mexa muito bem. Se ficar muito líquido deixe arrefecer ligeiramente. Se a mistura estiver muito sólida junte mais água ou leve a misture ao microondas durantes uns breves minutos, misturando muito bem a cada 30 segundos.
2º Passo: Introduza metade do donuts no chocolate e gire para que o chocolate cubra a metade do donuts homogeneamente. Coloque o donuts numa grelha e polvilhe com o côco ralado. Sirve e delicie-se.
Fonte: Receita dos donuts adaptada da Larra Ferroni.
           Receita da cobertura adaptada do blog La receta de la Felicidad.
Notas: Não sou grande fã de fritos, mas estes donuts até não ficaram nada gordurosos nem com aquele sabor intenso de frito.
Imprimir