26/11/2013

Milhojas, propuesta de Noviembre en Whole Kitchen/Mil-folhas invertido proposta de Novembro da Whole Kitchen

Bem..esta receita foi cá um desafio! Desta vez quis armar-me em Pierre Hermé e preparar a sua receita de mil-folhas, já que este foi o tema escolhido pela Whole Kitchen para este mês de Novembro, que diga-se de passagem não é para principiantes.
Para já era suposto tê-la feito no fim de semana passado, mas por razões de força maior, fui obrigada a adiar a realização desta receita para este fim de semana que passou, comecei a fazer a receita no sábado, mas tento em conta que é bastante demorada, só a acabei mesmo ontem à noite.

Não e que seja muito difícil, demora é bastante tempo entre cada passo. Alguns dos problemas que tive foi  juntar a massa 1 com a massa 2, problema esse que se resolve com calma e com uma bancada enfarinhada e bem fria.
Depois é preciso ter-se bastante atenção aos tempos de cozedura, neste tipo de receita a diferença entre minutos é bastante crucial, e como nem todos os fornos são iguais é preciso estarmos bem atentos e ter em conta que os minutos que aqui descrevo não se aplicam para todos os casos.

De todas as formas, acho que não vou voltar a repetir esta experiência, já tinha feito uma espécie de massa folhada aqui para a preparação de uns croissants, que ficaram super bons e a massa ficou boa, e que me deu muito menos trabalho, o que eu quero dizer com isto e que se pode obtêr uma massa folhada bem boa, sem se ter de perder tanto tempo. 

Ingredientes para a massa 1:

- 30 gr. de farinha sem fermento
- 30 gr. de farinha com fermento
- 160 gr. de manteiga à temperatura ambiente

Ingredientes para a massa 2:

- 75 gr. de farinha sem fermento
- 75 gr. de farinha com fermento
- 5 gr. de sal fino
- 50 gr. de manteiga
- 100 ml de água fria
- 1 colher de chá de vinagre

Ingredientes para a massa folhada invertida caramelizada:

- 430 gr. de massa folhada invertida
- 45 gr. de açúcar branco
- 25 gr. de açúcar em pó

Ingredientes para o recheio:

- 100 gr. de framboesas
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 250 gr. mascarpone

Modo de preparação da massa 1:

1º Passo: Numa taça misture as farinhas, junte a manteiga cortada aos cubinhos e misture tudo muito bem com as mãos, até ôbter uma bola. Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e molde com a ajuda de um rolo até ôbter um círculo com 2 cm de altura. 

2º Passo: Envolva a massa em película aderente e reserve no frigorífico durante 2 horas.

Modo de preparação da massa 2: 

1º Passo: Numa taça junte todos os ingredientes, excepto a água. Depois de tudo misturado, junte a água aos poucos, até ôbter uma massa consistente, não deverá ficar mole ou bastante maleável. Coloque a massa entre duas folhas de papel vegetal e molde com a ajuda de um rolo até ôbter um quadrado com 1 cm de altura.

2º Passo: Envolva a massa em película aderente e reserve no frigorífico durante 2 horas.

Modo de preparação da massa folhada invertida:

1º Passo: Com a ajuda de um rolo estenda a massa 1, em forma de círculo com 1 cm de altura. Coloque a massa 2 no centro da massa 1, e dobre os cantos da massa 1 para dentro (por cima da massa 2). A massa 2 deverá ficar toda envolvida pela massa 1.

2º Passo: Com os punhos espalme a massa. Depois com a ajuda de um rolo estenda a massa do centro para os bordos, em forma de rectangulo, 3 vezes comprida do que larga.  

3º Passo: Dobre uma das extremidades para o meio, dobre a outra extremidade para o meio, de modo a que ambas as extremidade se encontrem no meio, dobre a massa ao meio (volta dupla). 
4º Passo: Vire a parte da massa que esta dobrada para a sua esquerda com o rolo, estique levemente a massa, envolva em película aderente e deixe repousar durante 2 horas à temperatura ambiente. 

5º Passo: Com os punhos espalme ligeiramente a massa. Depois com a ajuda de um rolo estenda a massa do centro para os bordos, 3 vezes mais comprida do que larga.Volte a fazer a volta dupla, envolva em película aderente e deixe repousar durante 2 horas no frigorífico.
6º Passo: Com os punhos espalme ligeiramente a massa. Depois com a ajuda de um rolo estenda a massa do centro para os bordos, 3 vezes comprida do que larga. Desta vez de uma volta simples, em que 1 terço da massa vai para o meio e o outro terço para o meio. Deverá ôbter um quadrado.

7º Passo: Leve ao frigorífico por 2 horas, quando passar uma hora, vire a massa ao contrário, para ambos os lados estarem igualmente expostos ao frio (eu deixei a massa de um dia para o outro no frigorífico por falta de tempo).

8º Passo: A bancada deverá estar fria, para tal poderá passar com gelo na bancada para baixar a temperatura. Polvilhe a bancada com farinha assim como a massa e estenda-a com a ajuda de um rolo até esta ter 2-3 mm de altura. Se desejar corte a massa no formato que pretende, resulta mais facil se o fizer com um cortador ou utilizar o cortador de pizza.

9º Passo: Transfira a massa para uma folha de papel vegetal previamente humedecida ou pincelada com água fria. Com um garfo marque toda a extensão da massa e leve-a ao frigorifico por 1 -2 horas.

Modo de preparacao da massa folhada invertida caramelizada:

1º Passo: Pré-aqueça o forno a 230 ºC.  Polvilhe a massa com o açúcar branco, meta a massa no forno e baixe a temperatura para os 190 ºC. Deixe a massa cozinhar por 8 minutos, cubra a massa com uma grade de redes (para que o crescimento seja uniforme) e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Retire do forno.

2º Passo: Suba a temperatura do forno para os 250 ºC.Retire a grade de redes, dê a volta à massa. Polvilhe a massa com o açúcar em pó e leve ao forno por 8 minutos (no meu caso foram só 5 minutos), o açúcar irá derreter e caramelizar a massa. Retire a massa do forno e reserve.

Modo de preparação do recheio:

1º Passo: Leve as framboesas com o açúcar ao lume. Esmague as framboesas com ajuda de um garfo, mexa tudo muito bem até o açúcar derreter e o líquido das framboesas começar a evaporar. Retire do lume e deixe arrefecer.

2º Passo: Misture as framboesas com o mascarpone, se a mistura ficar muito mole, leve uns 5-10 minutos ao congelador, ou deixe no frigorifico por 2 horas. 

Montagem do mil-folhas:

1º Passo: Coloque uma placa de massa por cima coloque o recheio, em cima do recheio disponha mais uma placa de massa, por cima recheio e outra placa de massa. Decore com açúcar em pó e framboesas.

Notas: O recheio foi feito à pressa, mas para estes casos acho que resulta muito bem, eu não coloquei muito açúcar no recheio, pois a massa já tem bastante açúcar na minha opinião e o contraste de sabores balança muito bem.
Para verem a receita bem mais detalhada e com fotos lindíssimas, vão dar uma vista de olhos ao blog Bajo una Nube de azucar glas, ela tem tudo muito bem explicadinho.

Imprimir 

18/11/2013

Misto de legumes com queijo feta e a chegada do meu AIG 2013/Mixed vegetables with feta and the arrival of my AIG 2013 parcel

Já faz algum tempo que não publico nada, os dias têm sido complicados com muito trabalho e para juntar a isso, pouca ou nenhuma paciência para escrever. A mudança de estação acaba sempre por mexer comigo e de alguma forma suga-me a energia durante algum tempo, levando-me a preguicite aguda extrema. Realmente, eu não fui moldada para a mudança de hora, mas quem é que teve essa ideia? Serve para alguma coisa? Eu só conheço pessoas a reclamarem como eu, se alguém sabe a explicação por favor manifeste-se.
Como já tinha dito num post anterior, este ano participei no AIG (amigo invisível gastronómico), foi com muito amor e carinho que preparei a prenda para o meu amigo segredo que pelos vistos ainda não recebeu nada, o que está a deixar um pouco nervosa, pois não quis pagar mais 8€ pelo correio registado, agora ando aqui em sofrimento a pensar no porquê de tanta demora.
Mas já recebi a prenda do meu AIG, hehehe, de uma rapariga super simpática, espanhola que vive na Alemanha de nome Sandra von Cake. Embrulhou as minha prendas com tanto amor e carinho, tem uma caligrafia lindíssima. Nas ofertas vieram umas trufas deliciosas, umas bolachas típicas alemãs, um instrumento para fazer uma especialidade alemã, quem em breve vou ter de usar, uma rena super amorosa e uns docinhos da Haribo. Obrigada por todas as prendinhas Sandra.

O blog da Sandra aborda imenso temas, mas foca-se principalmente em comida e D.I.Y., podem fazer-lhe uma visita e verem o lindo blog que a Sandra tem, o blog dela chama-se Apfelstrudel Kuchen, para acederem basta clicarem no nome do blog e deliciem-se com as receitas das Sandra.
A sugestão que trago pode ser para dias de mais calor, mas como para mim é uma espécie de confort food vegetariano, que me enche bem as medidas e me faz continuar no bom caminho de evitar consumir carne tantas vezes por semana. O molhinho fica de lamber os dedos.

Ingredientes:

- 1 alho-francês
- 1 curgete
- 1 pimento vermelho
- 1 pimento verde
- 150 gr. de cogumelos
- 15 ml de azeite extra virgem
- 3 dentes de alho
- 50 gr. de rúcula selvagem
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída na hora q.b.
- 1 colher de sopa de mal de rosmaninho
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- 1 ramo de coentros
- 3 pés de tomilho limão
- 200 gr. de feta aos cubinhos
- 8 tortilhas de farinha de trigo

Modo de Preparação:

1º Passo: Corte o alho-francês em rodelas com cerca de 0.5 cm, passe por água e seque. Corte a curgete em rodelas. Remova as sementes dos pimentos e corte-os em tiras. Limpe os cogumelos com a ajuda de papel de cozinha e corte-os em quartos.


2º Passo: Leve o azeite ao lume numa frigideira larga, assim que o azeite estiver quente adicione o alho-francês e assim que este amolecer junte os restantes legumes. Salteie durante 5-6 minutos em lume médio a forte. Tempere com sal e pimento preta, adicione as folhas de rúcula, tape a frigideira reduza o lume para o mínimo.


3º Passo: Deixe cozinhar, vá mexendo de vez em quando, até os legumes estarem macios mas ainda crocantes. Regue com o mel e o vinagre balsâmico, adicione os coentros e tomilho e mexa bem.


4º Passo: Salpique com o queijo feta e sirva com as tortilhas, previamente pinceladas com azeite e aquecidas no grelhador.

Fonte: Receita adaptada da revista Vaqueiro Outono 2013.

Imprimir