30/09/2013

Vontades e afins


 
Cozinhar - A Whole Kitchen está de volta com as suas propostas e para este mês de Outubro o tema escolhido foi a Dobos Torte. Sem dúvida, um verdadeira desafio. Para quem quiser participar ainda está a tempo e poderá faze-lo aqui.
 
Comprar - Já nem sei ao tempo que estou para comprar um cortador que me corte os vegetais em Juliana, encontrei este aqui a um preço acessível.
 
Comer - Adoro, mas adoro pizza e nada como comer pizza preparada por nós, onde controlámos o nível de sal, qualidade dos ingredients, etc...a receita podem encontrá-la aqui. Recomendo vivamente.
 
Usar - Ando numa onda de que cada dia tenho de fazer um penteado diferente, mas como nem sempre tenho tempo para isso, concentro-me em fazer um penteado diferente pelo menos 1 vez por semana, desta vez este foi o escolhido. Podem ser um video com as instruções aqui.


Imprimir

25/09/2013

Pavlova Floresta Negra/Black Forest Pavlova

 
Uma das receitas mais visitadas de sempre aqui neste cantinho é a  minha receita da pavlova de frutos silvestres que posso dizer que é uma verdadeira delícia. Acho que é daquelas sobremesas bem leves e que ficam bem num jantar de amigos, ou depois de termos um daqueles banquetes. É uma sobremesa que se consegue sempre arranjar um espaçinho no estomâgo devido à sua leveza, é super fácil de confeccionar e podemos sempre fazer esta sobremesa com claras que sobram de outras receitas. Só tem a ganhar...
 
 
Anda uma onda de passatempos e desafios na blogosfera que parece mais um tsunami, e como tal fui levada a participar em dois desses desafios. Um deles actualmente a decorrer no  blog da Mariana - Receitas para a Felicidade, em que a Mariana celebra o seu aniversário a 6 de Outubro e o outro a decorrer no blog O Barriguinhas, para comemorar o 3º ano de existência do blog.
 
Como tal decidi que esta receita se enquadra em ambos os desafios, tem chocolate, é docinha e é fantástica para festas e acho que elas vão gostar. E vocês o que acham? Já participaram?
 
Ingredientes para a pavlova:
 
- 6 claras de ovos L
- 200 gr. de açúcar
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
- 50 gr. de chocolate preto ralado (mínimo de 55% de cacao)
 
Ingredientes para a cobertura:
 
- 300 ml de natas especiais para bater
- 400 gr. de cerejas
- 25 gr. de chocolate preto ralado (minímo 55% de cacao)
 
 
Modo de preparação:
 
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 150ºC. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro e desenhe um círculo com 20 cm de diâmetro, vire a folha ao contrário (para que a parte onde desenhou não entre em contacto com a pavlova).
 
2º Passo: Bata as claras até atingirem o ponto de castelo, adicione uma colher de sopa de açúcar de cada e bata muito bem entre cada adição, no final deverá obtêr um crème super brilhante. Peneire o cacao em pó e adicione, bata muito bem. Junte o vinagre e o chocolate ralado e bata brevemente na velocidade mais baixa da batedeira.
 
3º Passo: Coloque a massa no círculo e espalhe com a ajuda de um espatula de modo a deixar uma zona mais fundo no meio (onde irá colocar o recheio mais tarde). Leve ao forno durante cerca de 1 hora ou até os lados estarem estaladiços, desligue o forno e deixe a pavlova arrefecer completamente antes de a retirar (eu costume deixar durante a noite).
 
4º Passo: Bata as natas até ficaram com uma consistêcia tipo chantilly, adicione metade das cerejas cortadas ao meio às natas e misture de modo a obtêr ondas de contraste de cores. Coloque por cima da pavlova, decore com as restantes cerejas e chocolate ralado. Sirva...

In English

 
One of the most popular recipes ever here is my recipe for berries pavlova, I can say that it is a true delight. I think it's quite a light dessert, it always looks good in dinner parties and it is nice to have even with an already full stomach. It's a dessert that we can always make room for due to its light weight, it is super easy to make and can always be made with egg whites leftover from other recipes. All positive things!


Lately in the blogosphere there seems to be a wave of challenges and special days. It seems more like a tsunami, and based on that I decided to take part in two of these challenges. One currently ongoing on Mariana’s blog- Recipes for Happiness, in which Mariana celebrates her birthday on October 6 and the other running blog O Barriguinhas, that celebrates the 3rd year of the blog.

As such I decided that this recipe fits in both challenges, has chocolate, is sweet, is fantastic for parties and I think they will like it. And what do you think? Have you participated?
 
Ingredients for the pavlova:
- 6 large egg whites
- 200 gr. caster sugar
- 3 tbsp. cocoa powder
- 1 tbsp. white wine vinegar
- 50 gr. dark chocolate (55% minimum cocoa)
 
Ingredientes para a cobertura:
 
- 300 ml double cream
- 400 gr. fresh cherries
- 25 gr. dark chocolate (55% minimum cocoa)
 
 
Preparation:
 
1º Step: Preheat the oven to 150ºC. Line a 20 cm diameter circle on a baking sheet with non-stick baking parchment. Place the egg in a large bowl and whip until they get fluffy and form stiff peaks.
 
2º Step: Add a tablespoon of caster sugar at a time, whisking very well after each addition, until you have a rich glossy mixture. Sift the cocoa powder over and whisk. Add the vinegar and chocolate and whisk in the lowest velocity.
 
3º Step: Pile onto the baking sheet and spread it using a palette knife. Make a slight dip in the centre, then bake for 1 hour or until crip around the edges. Turn the oven off, and leave it to cool overnight.
 
4º Step: Whip the cream, until resembles chantilly, mix it with half the cherries cut in half, pile the cream into the centre of the pavlova, then top with the other half of the cherries and grated chocolate. Serve...


 

24/09/2013

AIG 2013 Amigo Invisivel Gastronómico




 O AIG está de volta mais uma vez. Este ano esta grande tarefa vai ficar a cargo da Jess que tem um blog lindissimo. Se quiserem vão lá espreitar e aproveitem para participar, vale bem a pena.
 
Vai ser o segundo ano que participo, o ano passado devido à falta de tempo não foi impossível comprometer-me,  mas este ano como tenho um pouco mais de tempo livre não podia deixar este evento passar em branco.

Se quiserem participar e bastante fácil, podem aceder aos termos e condições no blog da Jess. O valor da prenda e de um mínimo de 20€ e terá de contêr algo preparado por vocês próprios, uma prenda propriamente dita e algo mais pessoal (tipo um postal, carta...).

O logótipo deste ano foi desenhado pela Patrícia, Cristina e a Jess.
 
Não vai ser uma tarefa nada fácil organizar este evento, devido ao número elevado de participante que costuma ter. Desejo-lhes muito boa sorte e que tudo corra super bem.

Participe...Vai ver que não se vai arrepender.

Imprimir

18/09/2013

Creme de coentros com topping de cenoura e amêndoa/Coriander soup with almonds and carrots topping

Quem é que por aqui gosta de sopa?


Eu adoro sopa e pelo menos uma vez por semana aparece cá por casa. De vez em quando, tento fazer novas combinações e inovações, esta foi uma delas que cá por casa adorámos. O segredo está mesmo no topping fantastico, até podem usar a vossa receita preferida de sopa e dar-lhe um look mais gourmet com este topping.

Com o regresso às aulas é importante que as crianças tenham uma alimentação saúdavel e equilibrada, nesse sentido acho que a sopa é um prato que para além de ser fácil de preparar torna-se num grande aliado, no que toca à parte de os fazer comer vegetais que não gostam.

Ingredientes:

- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho
- 400 gr. de alho-francês
- 3 courgettes
- 1 molho de coentros
- 1 caldo de legumes ou cerca de 700 ml de caldo de vegetais caseiro
- 4 cenouras grandes
- 50 gr. de amêndoas laminadas
- Pimenta preta moída na hora q.b.
- Noz-moscada q.b.
- Sal q.b.
- Água


Modo de Preparação:

1º Passo: Leve o azeite ao lume numa panela grande. Quando estiver quente adicione a cebola, alho, alho-frânces cortado em fatias grossas e 3 cenouras grandes cortadas às fatias. Tempere com sal e pimenta, tape a panela e deixe suar.

2º Passo: Corte as courgettes em fatias, junte à panela adicione o caldo de legumes (se fôr em cubo) e deixe suar.

3º Passo: Coloque os talos dos coentros grosseiramente picados na panela, tape e deixe suar. Reserve as folhas.

4º Passo: Corte 1 cenoura em cubinhos pequenos e reserve. Entretanto, leve a amêndoa laminada ao lume numa frigideira antiaderente, toste ligeiramente, retire do lume e reserve.

5º Passo: Leve a mesma frigideira antiaderente ao lume (não é necessário lavar) com um pouco de azeite, salteie os cubos da cenoura durante alguns minutos e tempere, com sal, pimenta e noz-moscada. No final junte as amêndoas torradas e reserve.

6º Passo: Cubra os vegetais com água ou caldo de vegetais a ferver e deixe cozinhar até a sopa estar tenra. Junte algumas folhas de coentros triture tudo com a varinha mágica. Rectifique os temperos se necessário. Sirva a sopa com o topping de cenoura, amêndoas e algumas folhas de coentros.

Notas: Eu prefiro raspar a noz da noz-moscada do que comprar em pó, o sabor e cheiro não tem nada a ver. Nesta foto decorei a sopa com salsa crispa.

Fonte: Receita inspirada da revista Vaqueiro Outono 2013.

In English



Dear readers do you like soup? 

I love soup and at least once a week I make it. From time to time, I try to make new combinations and innovate, this soup was one of them and we loved it. 

The secret lies in the amazing topping; you can use your favourite soup recipe and give it a gourmet look with this topping. With the return to school it is important that children have a healthy and balanced diet, and in that sense I think that soup is a dish that besides being easy to prepare becomes a great ally, if your child doesn’t like to eat vegetables. 

Ingredients: 

- 2 tablespoons olive oil
- 1 large onion, chopped
- 2 cloves of garlic
- 400 gr . of leeks
- 3 courgettes
- 1 bunch of coriander
- One stock cube or 700 ml of vegetable broth homemade
- 4 large carrots
- 50 gr . flaked almonds
- Freshly ground black pepper qb
- Nutmeg qb
- Salt qb
- Water


Preparation: 

Step 1: Add olive oil to a large pan and place it on medium heat. When hot, add the onion, garlic, leeks and 3 large carrots cut into thick slices. Season with salt and pepper. Cover the pan and let the vegetables soften.

Step 2: Cut the courgettes into slices, add to the pan add the vegetable stock cube (if using) and let the vegetables soften further. 

Step 3: Place the stalks of the coriander in the pan, cover it and let the coriander get soft. Reserve the leaves. 

Step 4: Cut 1 carrot into small cubes and reserve. Meanwhile, place the sliced almonds on a non-stick pan and toast them slightly, remove from the heat and set aside. 

Step 5: Take the same non-stick pan to medium heat (no need to wash) with a little olive oil, sauté the diced carrot for a few minutes and season with salt, pepper and nutmeg. At the end add the toasted almonds and set aside. 

Step 6: Cover the vegetables with water or vegetable broth and bring to boil, cook until all the vegetables became very soft. Add a few leaves of coriander and blend. Check the seasoning and add more salt or pepper if necessary. Serve the soup with carrot topping, almonds and some coriander leaves. 

Notes: I prefer to grate the nut of the nutmeg, instead of using powder, the smell and taste is completely different.

Source: Recipe inspired in Vaqueiro magazine autumn 2013 .


Imprimir

13/09/2013

Hamburguers de beterraba e feta/Beetroot and feta burguers

Os dias já se notam mais curtos e com brisas de vento mais frio, é tempo de começar a trocar as roupas de Verão pelas do Outono, os chinelos por sabrinas e preparar a cozinha para os ingredientes desta estação que se avizinha. Já começo a imaginar o que vou fazer às belas abóboras da estação e como vou decorá-las para o Halloween, que não tarda nada está aí. Já ando a fazer planos do que vou fazer para oferecer no Natal e que prendas tenho de comprar, apesar de ainda não ter feito nada, imagino...faço contas de cabeça ao tempo que ainda tenho até lá e como vou gerir esse tempo e quanto dinheiro vou gastar. Tento colocar a pilha de receitas que quero fazer e as que quero publicar em ordem e tento organizar-me ao máximo, mas às vezes é difícil, eu bem que queria, mas o tempo não estica.

E os finais de tarde continuam lindos como sempre. No outro dia, quando estava na minha sala a trabalhar deparei-me que a lua estava deslumbrante com um ambiente envolvente espectácular, tive de ir a correr tirar a máquina para registrar o momento. Só é uma pena a foto não transmitir o final de tarde mágico que sentia no ar.
Enquanto vou imaginado e pensado, preparei estas hamburgueres que são tão deliciosas. Eu sei que a beterraba não tem muitos fãs, mas para quem gosta, tem de provar  estas hambuergueres ou então quem sabe...para quem nunca experimentou pode perfeitamente tentar esta receita. 

Ingredientes (para cerca de 6-8 hamburgueres):
- 500 gr. de beterrabas descascada
- 150 gr. de aveia
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem + um pouco para pincelar os hamburgueres
- 2 ovos médios
- 1 molho de basilica
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída na hora q.b.
- Alho em pó q.b.
- 1 colher de sopa de sumac
Modo de preparação:
1º Passo: Rale a beterraba, cebola e alhos. Coloque tudo numa taça e junte os ovos, azeite e aveia e misture tudo com uma colher de pau até a mistura ficar pastosa. Tempere com o sal, pimenta, sumac e alho em pó e deixe repousar durante 30 minutos.

2º Passo: Junte o queijo feta cortado aos cubos, basilico picado finamente e misture tudo. Se a mistura ficar muito líquida junte mais aveia. Molde a massa, pincele cada lado do hamburguer com um pouco de azeite. Leve um grelhador ao lume quando estiver bem, bem quente, coloque os hamburgueres e grelhe durante cerca de 5 minutos de cada lado. Sirva.
Notas: Eu servi os hamburgueres em pão com folhas de agrião, tomate e um pouco de maionesa de alho.
           Quando fôr pelar as beterrabas e enquanto preparar as hamburgueres aconselho a usarem luvas durante o processo para não ficarem com as mãos manchadas.
Fonte: Receita adaptada do website Green Kitchen Stories.




In English
The days are getting shorter with a touch of breeze and cold wind, it's time to start changing the summer clothes for the autumn ones, the flip flops by ballerinas and prepare the kitchen for the ingredients of the season ahead. I am beginning to wonder what I will do with the beautiful pumpkins and how I will decorate them for Halloween, which is just a few weeks away. I’m already planning what I'm going to offer at Christmas and what presents I need to buy , despite not having done anything , I imagine... do the math’s in my head, how will I manage the time and how much money I will spend. Try to put the pile of recipes I want to do and publish in order and try to organize myself to the fullest, but sometimes it's hard , I really want to , but time does not stretch.




Twilight by this time of the year is so beautiful. The other day when I was working in my office, I spotted that the moon was stunning and the surroundings spectacular, I had to rush to take a picture to record the moment. Only it is a pity the photo does not really show the felt of magical in the air.


While I thought about Christmas, I prepared these delicious burgers. I know that beets do not have many fans, but for those who do like them, you have to try these burgers. For those that have never tried... you should try this recipe.


Ingredients (for about 6-8 burgers):


- 500 gr. beet peeled

- 150 gr. rolled oats

- 1 onion

- 2 cloves of garlic

- 2 tablespoons extra virgin olive oil + a little for brushing the burgers

- 2 medium eggs

- 1 bunch of basil

- Sal qb

- Freshly ground black pepper qb

- Garlic powder qb

- 1 tablespoon sumac

Preparation:

Step 1:
Grate the beetroot , onion and garlic . Place in a bowl and add the eggs, olive oil and oats and mix with a wooden spoon until the mixture is wet. Season with salt, pepper, sumac and garlic powder and let it rest for 30 minutes .

Step 2: Add the feta cheese cut into cubes, finely chopped basil and mix. If the mixture is too runny add more oats. Shape the dough to patties, brush each side of the burger with a little olive oil. Bring a grill to medium heat, wait for the grill to be very, very hot, place the burgers and grill for about 5 minutes on each side. Serve.


Notes: I served the burgers on bread with watercress leaves, tomato and a little garlic mayonnaise.
       While preparing the beetroots and burgers I advise you to wear gloves during the process, so you don’t stain your hands.


Source: Recipe adapted from GreenKitchen Stories website.

03/09/2013

Tagine de pato com clementinas/Duck tagine with clementines

As férias já lá foram...foram dias fantásticos com muito calor, praia, boa comida e excelente companhia. Deu para matar saudades de quase tudo e de todos, no entanto, fica sempre a sensação que ainda podiamos ter aproveitado mais e melhor. Na bagagem trouxemos as baterias carregadas de muito boa energia, vontade de fazer mais e melhor e amor, muito amor e um pouco de nostalgia dos lindos dias de sol.
 
O ritmo da cozinha anda lento, muito lento, parece que a minha cozinha ainda está de férias, mas em breve isto vai começar a aquecer...
E por incrível que pareça já estamos em Setembro, parece que ainda ontem estava a celebrar o primeiro dia do ano de 2013 e agora já vai a bem mais de meio. E para variar hoje trago uma receita com carne de pato, que eu tanto gosto, mas que raramente costumo comprar, mas nesta altura do ano vê-se um pouco por todos os hipermercados e talhos aqui da zona, o que torna apetecivel comprar.
 
 
Ingredientes:
- 4 pernas de pato
- 150 gr. de chalotas
- 1 colher de sopa de cominhos
- 1 colher de sopa de sementes de coentros
- 1 colher de sopa de paprika
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 1  colher de sopa de alho ralado
- 500 ml de caldo de vegetais
- 1 colher de sopa generosa de mel de rosmaninho
- Sumo de 1  limão
- 3 tangerinas
- 2 colheres de sopa de coentros picados
- 2 colheres de sopa de sementes de sesame
- Sal q.b.
-Pimenta preta moída na hora q.b.
 

Modo de preparação:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 190ºC. Coloque as pernas de pato num tabuleiro faça furos na pele com um palito. Tempere com sal e pimento preta. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos.
 
 
2º Passo: Remova 2 colheres de sopa da gordura libertada pelo pato para a tagine e reserve o resto. Junte a chalota picada finamenete à tagine e deixe alourar até começar a ganhar côr. Entretanto, num pilão triture os cominhos e sementes de coentros, junte a paprika, gengibre e alho e junte tudo até formar uma pasta. Junte essa pasta às chalotas e misture muito bem.
 
 
3º Passo: Junte o caldo, mel, sumo de limão, sal e pimenta e deixe ferver. Quando ferver junte as pernas de pato cubra a tagine com a tampa e deixe cozinhar em lume baixo durante cerca de 1hora-1 hora e 15 minutos ou até a carne estar tenra.
 
 
4º Passo: Entretanto, corte as tangerinas em fatias de 1 cm de largura. Leve uma frigideira ao lume com uma colher de sopa da gordura do pato reservada e frite a tangerina até começar a ficar bronzeada.
 
 
5º Passo: Coloque a tangerina por cima das pernas de pato decore com os coentros picados e as sementes de sesame. Sirva.
 
 
Fonte: Esta receita foi adaptada da revista Good Food Magazine, Novembro 2007.

Notas: Para quem não tem uma tagine pode usar um tacho de barro.
 
 
In English


The holidays have finished already... they were amazing days, very hot, beach, good food and excellent company. We enjoyed almost everything and time spent with everyone, but it still feels that we could have enjoyed more and better. Still, we return with our batteries charged, good energy and a desire to do more and do it better.  We also return with love, lots of love, and a bit of nostalgia for those beautiful sunny days that already feel like long ago.


The work in the kitchen goes slow, very slow and it seems my kitchen is still on vacation, but soon it will begin to heat up...


And oddly enough we are already in September, it seems that yesterday I was celebrating the first day of the year 2013 and now we are well over half-way through the year.

Today I offer a recipe with duck meat. I like it, but rarely use it, but this time of year it shows up in most of the supermarkets and butchers here in the area, which makes it tempting to buy.




Ingredients:


- 4 duck legs
- 150 gr. shallots finely chopped
- 1 tablespoon cumin
- 1 tablespoon coriander seeds
- 1 tablespoon paprika
- 1 tablespoon grated ginger
- 1 tablespoon of grated garlic
- 500 ml of vegetable broth
- 1 generous tablespoon of rosemary honey
- Juice of 1 lemon
- 3 tangerines
- 2 tablespoons of chopped coriander
- 2 tablespoons of sesame seeds
- Sal qs
-Freshly ground black pepper qs

Preparation:

Step 1: Preheat oven to 190 º C. Place the duck legs in a pan and make holes in the skin with a toothpick. Season with salt and black pepper. Bake for about 45 minutes.

Step 2: Remove 2 tablespoons of the fat released by the duck to the tagine and reserve the rest. Add the shallot to the tagine and cook until starting to colour. Meanwhile, in a mortar and pestle grind the cumin and coriander seeds, add the paprika, ginger and garlic and stir everything into a paste. Join to the shallots and mix well.

Step 3:
Add the broth, honey, lemon juice, salt and pepper and simmer. When boiling add the duck legs cover the tagine with the lid and cook on low heat for about 1 hour-1 hour 15 minutes or until the meat is tender.


Step 4: Meanwhile, slice the tangerines into 1 inch wide slices, place them in a frying pan on medium heat with a tablespoon of the reserved duck fat and fry until the tangerine starts to brown.

Step 5: Place the tangerine over the duck legs garnish with chopped coriander and sesame seeds. Serve.




Source: This recipe was adapted from the magazine Good Food Magazine, November 2007.



Imprimir