29/07/2013

Tarte de chocolate com base de frutos secos/Chocolate tart with nuts base

Neste momento encontro-me de férias a aproveitar o sol e calor (penso eu!)...estava mesmo a precisar de uma pausa para organizar todos os pensamentos, ideias e futuros projectos. E nada melhor para isso do que uma bela fatia de algo com chocolate, como esta rica tarte.
 
Esta tarte é fantástica pois não precisa de ir ao forno por muito tempo e leva como base uma das combinações que já é normal para quem cá passa ver, figos, amêndoas e farinha de alfarroba, pois. E você do que é que está à espera? Os ingredientes usados para esta base não servem de desculpa para quem não gosta, pois podem sempre fazer uma base a vosso gosto. As instruções da receita estão para a bimby, se alguém desejar saber as instruções para modo tradicional, pode enviar-me um e-mail, que eu terei todo o prazer em traduzir a receita.
 
Ingredientes para a base:
 
- 250 gr. de figos secos
- 200 gr. de amêndoas sem pele
- 50 gr. de farinha de alfarroba
- 2 colheres de sopa de manteiga de boa qualidade
 
Ingredientes para o recheio:
 
- 150 gr. de açúcar branco
- 200 gr. de chocolate preto (minímo 55% cacao) + 10 gr. para polvilhar
- 150 gr. de manteiga de boa qualidade
- 6 ovos
- 50 gr. de farinha
- Morangos para decorar





 
Modo de preparação da base na bimby:
 
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC. Remova o pedúnculo dos figos. Coloque os figos na bimby e programe 1 minute, velocidade progressiva 5-6-7. Junte as amêndoas e triture durante cerca de 20 segundos com velocidade progressiva 5-6-7. Adicione os restantes ingredientes para a base e misture durante alguns segundos a velocidade 4-5 (os tempos e a velocidade vão depender do tipo de figo que utilizar e das amêndoas). A base deverá parecer areada.
 
2º Passo: Coloque a massa numa forma com 23 cm e espalhe-a muito bem. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
 
Modo de preparação do recheio:
 
1º Passo: Coloque a borboleta na bimby e deite as claras. Programe 6 minutos, vel. 3. Quando o tempo terminar, retire as claras e coloque-as num recipient limpo, reserve.
 
2º Passo: Retire a borboleta, no copo coloque as gemas, o açúcar e a manteiga e programe 5 min., Temp. 70ºC, Vel. 4. Junte o chocolate, espere durante breves minutos para que se funda, e misture 20 seg. Vel. 5. Adicione a farinha e programe por mais 10 seg., Vel. 5. Se fôr necessário baixe a massa que se deposita no topo da bimby com uma espátula e volte a mexer.
 
3º Passo: Volte a colocar a borboleta na máquina, junte as claras batidas ao preparado e programe 30 seg., Vel 2/3. Coloque a massa no topo da base arrefecida e leve ao frigorífico por um minímo de 8 horas. Na hora de server polvilhe com chocolate preto ralado na hora e decore com morangos.
 
 
 
Notas: A receita da base é muito parecida à da Delícia de Chocolate, no entanto, a consistência e sabor são diferentes. Para esta tarte convém mesmo que o chocolate utilizado seja preto e que contenha elevada % de cacao. Eu reduzi o açúcar pois os figos secos já são bastante doces.


Imprimir

15/07/2013

Folhados de salmão/Salmon and herbs rolls

O Verão está aí com toda a pompa e circunstância....muitos nesta altura optam por tirar férias e aproveitar o que de melhor Portugal tem para oferecer, nesta altura do ano, outros continuam a trabalhar. Eu como em breve também irei de férias, irei deixar o blog em standby assim como os lugares que costumo visitar, por isso peço imensas desculpas. Mas quando voltar, prometo que irei espreitar todas as belas receitas que andaram a desfilar por aí na minha ausência.
 
 
Estes folhados são fantásticos para levar a um piquenique ou a uma festa, aconselho vivamente a regá-los com sumo de limão, ficam que é uma maravilha.
 
Ingredientes:
 
- 2 colheres de sopa bem cheias de endro picado finamente (reserve algum para enfeitar)
- 2 colheres de sopa bem, cheias de salsa picada finamente
- 2 limões
- 4x220 gr. de filetes de salmão, sem pele e cortados ao meio
- 2 placas de massa folhada pronta a usar
- 1 ovo batido
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo pretas
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo brancas
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída na hora
 
 
 
Modo de preparação:
 
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC. Misture as arómaticas com as raspas da casca dos 2 limões, espalhe a mistura pelo salmão. Tempere com sal e pimenta preta.
 
2º Passo: Desenrole a massa folhada do papel e corte em 4 longos rectângulos cada placa.
 
3º Passo: Coloque o salmão a meio de cada rectângulo, pincele as bordas da massa com o ovo. Embrulhe o salmão na massa e sele. Transfira para cima de papel vegetal num tabuleiro. E coloque os folhados no congelador por 10-15 minutos.
 
4º Passo: Retire do congelador, pincele cada folhado com o restante ovo batido e polvilhe com as sementes. Leve ao forno por 20 minutos ou até ficarem dourados. Sirva com limão cortado aos quartos e endro.
 
 
 
In English
 
Summer is here with all the pomp and circumstance. Many choose to take a vacation and enjoy the best that Portugal has to offer at this time of year, others continue to work. I will also go on vacation soon and I will leave the blog on standby. When I return, I promise that I will look at all the beautiful recipes that have walked the parade on my absence.

 
These pastries are fantastic to take to a picnic or for a party; I would strongly recommend to drizzle them with lemon juice.


Ingredients:


- 2 tbsp fresh dill, finely chopped (reserve some for garnish)
- 2 tbsp fresh parsley, finely chopped
- 2 lemons
- 4x220 gr. salmon fillets, skinned and halved
- 2 packs ready-rolled puff pastry
- 1 egg, beaten
- 1 tablespoon black sesame seeds
- 1 tablespoon white sesame seeds
- Sal qb
- Freshly ground black pepper

Preparation:


Step 1:
Preheat oven to 200 ºC. Mix the spices with the zest of 2 lemons; spread the mixture all over the salmon. Season well with salt and black pepper.

Step 2:
Unwrap the puff pastry and cut into 4 long rectangles each roll.

Step 3:
Place the salmon in the middle of each rectangle, glaze the edges of the pastry with a little beaten egg, then wrap each side of the pastry over the salmon and seal. Transfer onto baking paper on a tray. And place the rolls in the freezer for 10-15 minutes to firm up.

Step 4: Remove from the freezer, brush each roll with the remaining beaten egg and sprinkle with seeds. Bake for 20 minutes or until golden. Serve with lemon wedges and dill sprigs.




Imprimir

11/07/2013

Sopa de ervilhas, bacon e menta/Pea, bacon and mint soup

Os termómetros nas últimas semanas subiram imenso, para minha felicidade, pois já estava farta do frio e da chuva.
Com estas temperaturas só me apetecem sumos, batidos e gelados. Coisas frescas, rápidas e fáceis de fazer, pois apesar da paixão pela cozinha com este calor a vontade de cozinhar à volta do fogão é pouca ou quase nenhuma. No entanto, tento cozinhar algo rápido e que não precise de ter o fogão ligado por muito tempo. Eu sei que, para a maioria das pessoas falar em sopa com as temperaturas altas não é uma boa sugestão, mas garanto que esta sopa se fôr consumida morna refresca os paladares mais quentes, pois a menta dá aquele sabor e sensação de frescura. Se preferir uma versão mais light desta sopa, substitua as natas por iogurte grego magro ou natas de soja.
 
 
Ingredientes:
 
- 8 fatias de bacon fumado
- 2 colheres de sopa de azeite e.v.
- 1 cebola grande
-  2 dentes de alho
- 600 gr. de ervilhas congeladas (reserve umas quantas para decoração)
- 750 ml de caldo de galinha
- 1 molho de menta
- 70 ml de natas com pouca gordura (mais um pouco para decorar)
- Sal
- Pimenta preta moída na hora
 
 
Modo de preparação:
 
1º Passo: Leve ao lume uma frigideira com uma colher de sopa de azeite, quando estiver quente, adicione 4 fatias de bacon cortadas aos bocados. Deixe cozinhar até o bacon ficar estaladiço. Remova da frigideira, escorra a gordura e coloque a arrefecer sobre papel absorvente.
 
2º Passo: Numa panela coloque uma colher de sopa de azeite e leve ao lume. Quando estiver quente, adicione a cebola picada finamente, deixe a mesma cozinhar até ficar translúcida. Junte as outras 4 fatias de bacon cortadas aos bocados e deixe cozinhar por 5-7 minutos, ou até o bacon começar a ficar estaladiço. Adicione os dentes de alho picados finamente e cozinhe por mais 2 minutos.
 
3º Passo: Junte as ervilhas, caldo de galinha, menta e as natas, tempere e deixe ferver. Quando levantar fervura deixe ferver por 5 minutos. Retire do lume, rale a sopa com uma varinha mágica até ficar cremosa. Sirva e decore com as ervilhas, natas e fatias de bacon.
 
 
Notas: Se quiser a sopa quente, depois de ralada leve de volta ao lume até levanter fervura.
 
In English

To my relief, the thermometers have risen in the past 2 weeks, because I was tired of cold and rain.

With these high temperatures I only desire juices, smoothies and ice creams. In this weather I prefer to prepare fresh, quick and easy meals, despite my passion for cooking, I try not to be around de hob for too long. I know that for most people, soup at this time of year does not sound like a good suggestion, but I guarantee that this soup if it is consumed warm, refreshes your palate, gives that feeling of freshness, because of the mint. If you prefer a lighter version of this soup, replace the cream with Greek yogurt or soya cream.

 

 Ingredients: - 8 rashers smoked back bacon
- 2 tablespoons olive oil
- 1 large onion
- 2 cloves of garlic
- 600 gr. frozen peas (reserve a few for decoration)
- 750 ml of chicken stock
- 1 bunch fresh mint
- 70 ml of low fat cream (plus a little for garnish)
- Salt
- Freshly ground black pepper



Preparation:


Step 1:
Bring to the boil a pan with a tablespoon of olive oil, when hot, add 4 slices of bacon cut into pieces. Cook until crisp. Remove from heat, drain on kitchen towel and set aside.


Step 2: In a pan put a tablespoon of olive oil and let it boil. When is hot, add the finely chopped onion and cook until translucent. Next add 4 more rashers of bacon cut into pieces and cook for 5-7 minutes or until the bacon begins to brown. Add the finely chopped garlic cloves and cook for another 2 minutes.

Step 3:
Then stir the peas, chicken broth, mint and cream, season and bring to boil and cook for a further 5 minutes. Remove from the heat, blend the soup until smooth. Serve and garnish with peas, cream and slices of bacon.



Notes:
If you prefer to have the soup more warm, bring the soup back to the heat after blending.

Imprimir