25/10/2012

Brownies de Beterraba para a proposta de Outubro da Whole Kitchen

Whole kitchen en su Propuesta Dulce para el mes de Octubre nos invita a preparar un clásico estadounidense Brownies

Este mês também costuma ser o mês dos brownies cá por casa, os quais começam a dar um ar da sua graça nesta altura do ano, isto porque as árvores despem-se do verde e vestem-se de castanho para receber a estação com toda a pompa e circunstância. Uma vez que os ventos começam a soprar com outra velocidade e temperatura, nada como ligar o forno e encontrar o conforto em um brownie de chocolate de forma indulgente, enquanto assisto ao espectáculo lá fora e penso como é que irei decorar as abóboras que já foram colhidas para receber o Halloween.

Estes brownies são uma ode ao chocolate, aconselho a só colocarem a cobertura se forem chocoólicos. Os brownies ficam excelentes na mesma sem a cobertura, eu só a coloquei para agradar a dentes bem aguçados em relação à matéria do chocolate.

Ingredientes para o brownie:

- 270 gr. de beterraba (cerca de 3 de tamanho médio)
- 100 gr. de manteiga sem sal, mais extra para barrar a forma
- 200 gr. de chocolate preto (minímo 70% cacau)
- 250 gr. de açúcar amarelo
- 3 ovos XL
- 100 gr. de farinha sem fermento
- 25 gr. de cacau de boa qualidade (sem açúcar na sua composição)

Ingredientes para a cobertura:

- 50 gr. de natas gordas
- 100 gr. de chocolate preto (apartir de 50% de cacau)

Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Descasque as beterrabas usando luvas, corte-as em 4 ou 6 partes. Lave-as bem e coloque num recipiente refráctario que possa ir ao microondas. Coloque um pouco de água no recipiente, cubra o recipiente com película aderente e leve-as ao microondas por cerca de 10-12 minutos a 700W.
2º Passo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Barre uma forma com cerca de 20 cm x 20 cm (ou outra com tamanho similar) com manteiga e forre com papel vegetal.
3º Passo: Escorra o liquido da beterraba e junte os quadrados de chocolate partidos e a manteiga cortada aos bocadinhos e bata tudo na varinha mágica, até o chocolate ter derretido e obtêr uma massa lisa.
4º Passo: Numa taça coloque os ovos e açúcar e bata com uma batedeira eléctrica durante 2 minutos, até obtêr uma mistura fofa e esponjosa. Adicione a mistura da beterraba utilizando uma colher de metal para isso e incorpore a  mistura com movimentos de cima para baixo sempre à volta da taça.
5º Passo: Peneire a farinha e o cacau e junte à mistura anterior com a ajuda de uma colher de metal e com movimentos de cima para baixo. Leve ao forno durante cerca de 20-25 minutos.

Modo de Preparação da Cobertura:
1º Passo: Leve as natas a lume médio, quando começar a querer ferver retire do lume junte o chocolate partido aos bocadinhos e deixe-o repousar durante 2 minutos. Após esse tempo misture tudo com a ajuda de uma vara de arames. Regue os brownies com a cobertura depois de estarem frios.

Fonte: Receita ligeiramente modificada da revista Good Food, Setembro 2010.
Notas: Se obtar por colocar a cobertura aumente ligeiramente a quantidade de açúcar na receita do brownie.


Imprimir

09/10/2012

Pizza para uma convidada muito especial

Finalmente voltaram os desafios do Convidei para jantar... desafio este criado pela Ana do blog Anasbageri e que este mês tem como anfitriã a Vera Ferraz do lindíssimo blog Hoje para jantar.
Este mês o tema lançado pela Vera foi Ídolos Musicais. E assim que bati os meus olhos no tema já sabia muitíssimo bem quem iria convidar para vir jantar comigo ao meu doce lar. E como é óbvio a escolha por vezes não é nada fácil, mas neste caso o nome veio-me logo à cabeça e é claro que só poderia ser a Dolores O´Riordan da famosa banda The Cranberries. Banda com a qual eu delirei nos meus anos de juventude e que ainda me faz delirar com as suas excelente músicas e letras e mais tarde com a Dolores a solo. Quem é que não se lembra do Linger e do Zombie? Sem falar noutras músicas super conhecidas. Quantas vezes não cantei estas músicas na praia com o pôr-do-sol de fundo ao som de guitarras e de vozes desafinadas, mas com muita garra e vontade de soltar as letras cá para fora.
A Dolores chegou cá a casa por volta das 16h12 depois de um curto vôo da Irlanda, como ela não se sentia cansada decidimos ir apanhar umas amoras por perto e colocar a conversa em dia. Ela revelou-me que o novo cd com músicas ao vivo estava disponível para pré-encomenda e que o primeiro concerto da tour da banda tinha sido um tremendo sucesso, mas que iria ter ainda muitos concertos pela frente e que estava super mega feliz por finalmente estar de volta aos palcos internacionais. Depois disso viemos para casa e estivemos a fazer pizza juntas e a cantar as suas lindas músicas, é claro que só podiam ter saído do forno pizzas muito saborosas e cataroleiras.

Ingredientes para o molho de tomate:
- 2 latas com tomates inteiros chucha (800 gr.)
- 5 alhos descascados e esmagados
- 1 mão bem cheia de folhas de manjericão
- 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher de sopa de açúcar
- sal q.b.
- Pimenta preta moída na hora

Ingredientes para a massa:
- 800 gr. de farinha tipo "00" ou tipo 65
- 200 gr. de semolina grossa
- 568 ml de água morna
- 14 gr. de fermento seco para pão
- 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher de sopa de açúcar amarelo de cana
- 1 colher de sopa de sal
Modo de Preparação do Molho de Tomate:

1º Passo: Coloque o azeite a aquecer num tacho, assim que estiver quente junte os alhos e deixe alourarem por 2-3 minutos. Deite os tomates e misture tudo muito bem,quando os tomates começarem a ferver junte as folhas de manjericão rasgadas ao meio, o sal, pimenta preta e o açúcar.

2º Passo: Misture tudo muito bem e deixe ferver em lume médio durante 20-25 minutos. Triture o molho com uma varinha mágica. Divida em 3 partes o molho, cada parte devera dar para 3 pizzas. Coloque cerca de 3-4 colheres de sopa do molho por cada pizza.

3º Passo: Guarde o restante molho dentro de sacos de congelação, tupperware ou cuvettes e leve ao congelador. Quando necessitar de utilizar e só deixar atingir a temperatura ambiente ou então levar ao microondas na opção descongelar.

Modo de Preparação da Massa (Tradicional):

1º Passo: Coloque a farinha e a semolina dentro de um recipiente bem grande, misture bem e abra um buraco no meio. Deite a água morna (cerca de 37ºC), fermento, azeite, açúcar e sal com a ajuda de uma colher de pau mexa tudo muito bem do centro para os extremos. Quando começar a sentir resistência em ligar tudo, pode colocar as mãos na massa e ligar tudo amassando durante breves minutos. Se precisar use a bancada, eu costumo fazer tudo dentro do recipiente.

2º Passo: Deixe a massa a levedar durante cerca de 2 horas num lugar quente, ou até duplicar o volume.

3º Passo: Amasse a massa para se livrar do ar que ela contém. Divida a massa em 6-9 bolas, vai depender do tamanho que quer a pizza (eu costumo dividir em 8-9). Se não for utilizar tudo, coloque num saco plástico e leve ao congelador.

4º Passo: Coloque a pedra no forno e ligue o forno a 220ºC, pelo menos 30 minutos antes de introduzir a primeira pizza.

5º Passo: Estique a massa com a ajuda de um rolo (ou garrada de vidro) e dê a forma redonda ou a que quiser, utilizando a semolina para isso. Deixe a massa descansar durante 15-20 minutos em cima de papel vegetal ou outro. Passado este tempo coloque a massa sem mais nada no forno e deixe-a estar por 1 minuto. Retire-a e espalhe o molho de tomate por cima, o queijo e em seguida coloque os ingredientes que quiser. No final só não se esqueça de polvilhar com oregãos secos dos bons (nada de usar os potes/frascos que se compram no supermercado).


A nossa pizza levou como ingredientes: cogumelos frescos, fiambre, rodelas de chouriço, queijo mozzarella ralado e em bola. E depois para sobremesa comemos um bolinho crumble de maçã e amoras em que a receita virá cá parar brevemente.

Algumas das minhas combinações preferidas são:

- Popeye: molho de tomate, queijo mozzarella ralado, espinafres e 2 ovos por cima.
- Pizza Bolonhesa: molho de tomate, queijo mozzarella ralado, carne picada à bolonhesa com rodelas de cebola por cima.
- Fruti di Mare: molho de tomate, queijo mozzarella ralado, camarão, delícias do mar e mexilhão.

Experimentem e depois contem como foi...

Notas: Quando precisar da massa das pizzas tire do congelador e deixe a massa atingir a temperatura ambiente, depois disso é só seguir o procedimento normal. Eu uso a semolina para esticar a massa pois gosto da massa crocante, mas quem quiser poderá utilizar a farinha.

Fonte: Receitas adaptadas de um programa televisivo do Jamie Oliver - Jamie at Home.

Imprimir