15/04/2012

Convidei para jantar...Tom Sawyer - Tarte de Lodo do Mississipi

Após uma longa ausência do blog decidi voltar para responder a um desafio que desde os seu início sempre me deu vontade de o fazer, no entanto, o pouco tempo e o cansaço que tenho sentido nos últimos tempos não me tem dado muito tempo para mim nem para as coisas que mais gosto de fazer e como na vida não se pode ter tudo, dentro do que se pode ter, temos de fazer escolhas...Algumas acertadas outras não! Não consegui participar nos desafios anteriores com muita pena minha, mas a este finalmente consegui um tempinho para tal.


Desta forma participo no desafio originalmente criado pela Ana do blog Anasbageri na Padaria da Ana que desta vez tem como anfitriã a Su do blog Suvelle Cuisine. O tema lançado para este desafio é convidar uma das Personagens de Desenhos Animados que mais vos marcou na vossa infância, o passatempo termina amanhã dia 16 de Abril. Assim que soube deste passatempo tive logo a certeza de quem iria convidar...é claro que só poderia ser o Tom Sawyer, da minha geração quem tinha televisão em casa por certo se lembra muito bem desta série de desenhos animados e das incriveís aventuras que Tom Sawyer e Huckleberry Finn tinham juntos nas margens do rio Mississipi.

A chegada cá a casa do Tom foi aguardarda com muita euforia, não é todos os dias que se recebe um rapaz que anda de pés descalços por ali e além, lol!


Para receber o Tom decidi fazer uma bela de uma Tarte de Lodo do Mississipi, para ele não se sentir muito fora de casa, uma vez que teve de atravessar o Atlântico.

Assim que o Tom chegou decidi levá-lo a dar uma voltas nos bosques cá da zona e mostrar-lhes as plantas, vegetação e os riachos. Quase que nos metemos numa grande aventura mas o sol já se estava a esconder e o melhor era zarpar para o conforto e quentinho da casa. Depois falamos da sua família, do Huck e das últimas aventuras em que se tinham metidos, rimos muito...

Quando começamos a ficar com fome pus-lhe a fatia de tarte a frente que sumiu em 10 segundos...espero que se a fizerem aí em casa assim seja também.

Ingredientes para a massa:

- 250 gr. de farinha sem fermento
- 2 colheres de sopa de cacau em pó de boa qualidade
- 140 gr. de manteiga bem fria
- 2 colheres de sopa de açúcar de cana
- 1 ou 2 colheres de sopa de água gelada


Ingredientes para o recheio:

- 175 gr. de manteiga
- 250 gr. de açúcar castanho
- 1 colher de sopa de cacau em pó de boa qualidade
- 4 ovos levemente batido
- 75 gr. de chocolate preto 70% cacau
- 75 gr. de chocolate normal
- 300 ml de natas magras
- 500 ml de natas para chantilly

Modo de Preparação:

1º Passo: Peneire a farinha e o cacau juntos para uma taça, com as mãos misture a manteiga até obter uma farofa. Misture o açúcar e a água fria até estar tudo junto, tente não mexer muito a massa para a mesma não aquecer.

2º Passo: Embrulhe em papel celofane e leve ao frigorífico durante pelo menos 15 minutos. Entretanto ligue o forno a 190ºC.

3º Passo: Polvilhe a bancada com farinha e estenda a massa com a ajuda de um rolo. Coloque a massa numa forma para tartes com 23 cm de diâmetro por cima coloque papel manteiga e coloque feijões ou pesos e leve ao forno durante 15 minutos.

4º Passo: Retire a forma do forno e remova o papel e os feijões ou pesos e leve a forma de novo ao forno por mais 10 minutos.

5º Passo: Prepare o recheio, batendo a manteiga com o açúcar, gradualmente adicione os ovos e o cacau. Derreta os chocolates e misture-os ao preparado anterior juntamente com as natas magras.

6º Passo: Reduza a temperatura do forno para os 160ºC. Coloque a mistura na forma e cozinhe no forno durante 45 minutos ou até o recheio estar firme.

7º Passo: Retire do forno e deixe arrefecer completamente, depois de arrefecer leve ao frigorífico. Cubra a tarte com as natas para chatilly previamente batidas e decore com raspas de chocolate. Sirva de imediato.


Notas: Receita ligeiramente alterada do livro Everyday Vegetarian.

Imprimir