Para mim risotto é sinónimo de comida reconfortante, adoro todos os tipos de risottos com os mais variados ingredientes. E existem tantas modificações e variações de risotto que é impossível não gostar de pelo menos uma delas. Neste risotto usei camarões apenas por cima, mas para uma versão ovolactovegetariana poderá substituir os camarões por tomates cherry em rama assados no forno e posso garantir que não se vão arrepender pois combinam na perfeição com este risotto. Aliás esta opção é perfeita pois pode assar os tomates ao mesmo tempo que a abóbora e assim não tem a desculpa de ligar o forno só para assar uma coisa. Em tempo de crise têem-se de saber utilizar os recursos da maneira mais eficiente.
E por falar nisso esta manhã num programa televisivo estavam a sugerir que para famílias numerosas (ou não) em que o cinto está mais do que apertado para este Natal, e é mais importante ter comida na mesa do que brinquedos ou outros bens fúteis, as familias deveriam obtar pelo Pai Natal secreto, em que a pessoa apenas tem de oferecer a prenda a outra pessoa da familia, sendo feito um sorteio entre todos os participantes e cada um tem o seu nome no sorteio. O nome que a pessoa retirar do sorteio é a pessoa a quem tem de oferecer a prenda. Eu já há alguns anos que sei de famílias que fazem o Pai Natal secreto e corre sempre muito bem, aliás por vezes o dinheiro que se gasta em prendas é um absurdo. Mas cada vez mais acho que o Pai Natal secreto é uma forma engraçada de se passar um Natal com prendas com qualidade em vez de quantidade.
Ingredientes:
- 2 chalota pequenas
- 5 dentes de alho
- 5 colheres de sopa de azeite
- 500 gr. de arroz arbóreo
- 300 ml de vinho branco seco
- 2 L de caldo de vegetais
- 400 gr. polpa de abóbora
- 1 colher de sopa de tomilho fresco
- 60 gr. de parmesão
- 50 gr. de manteiga sem sal
- Sal q.b. (se o caldo de vegetais não contêr sal)
- Pimenta preta moída na hora q.b.
- 12 camarões sem casca
- 1 colher de sopa de coentros picados finamente
Modo de Preparação:
1º Passo: Ligue o forno a 200ºC. Tempere os camarões com sal e pimenta. Leve 2 colheres de sopa de azeite ao lume numa frigideira, quando estiver quente adicione os camarões e deixe-os aloirar. Quando os camarões estiverem quase prontos junte 2 dentes de alho e mexa durante breves minutes. Polvilhe com os coentros e reserve num local quente. Corte a abóbora aos bocadinhos, tempere a gosto e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.
2º Passo: Corte as chalotas finamente assim como os alhos. Coloque 3 colheres de sopa de azeite numa panela de fundo grosso e leve ao lume. Quando o azeite estiver quente adicione as chalotas e mexa durante 1 minuto. Adicione 3 dentes de alho e mexa durante 2-3 minutos. Junte o arroz e mexa até ver que o grão do arroz abriu (como se fosse uma pipoca, começa a ficar encortiçado). Adicione o tomilho fresco.
3º Passo: Junte o vinho e mexa muito bem até este ter evaporar. Incorpore a abóbora e mexa muito bem. Adicione cerca de 200 ml de caldo de vegetais de cada vez e mexa sempre muito bem entre cada adição. Só deverá adicionar ós próximos 200 ml quando já não tiver quase caldo no tacho ou sentir que o arroz está a querer pegar ao fundo. Deverá levar cerca de 30-35 minutos até o risotto estar no ponto.
4º Passo: Quando o arroz estiver pronto desligue o forno e adicione a manteiga cortada aos cubos, a pimenta e o parmesão e mexa muito bem. Sirva de imediato com os camarões por cima e polvilhe com mais um pouco de parmesão e tomilho fresco.
Notas: Pode substituir os camarões por tomates cherry em rama assados no forno. Eu coloquei cerca de 2L, mas se achar que o seu arroz está cozido com menos não utilize o volume todo. Não se esqueça que é muito importante mexer sempre o risotto enquanto se adiciona o caldo, enfim temos de ser pacientes se queremos ter um risotto em condições.
Imprimir







Adorei a apresentação!
ResponderEliminarObrigada Luisa.
EliminarE uma optima forma de utilizar a casca das aboboras.
Beijinhos
Simplesmente delicioso.
ResponderEliminarAdorei.
Bjnhos e um final de semana maravilhoso.
http://saborescomtempo.blogspot.pt/
Ola Manuela,
EliminarObrigada por ter gostado.
Beijinhos
Adoro rissoto, este nunca fiz, têm ingredientes deliciosos!!!!
ResponderEliminarBeijinhos e bom final de semana!
Podes crer Fani que os ingredientes sao deliciosos, mesmo que escolhas fazer com os tomates cereja.
EliminarBeijinhos
Olá! Adorei o risotto, aliás, tal como tu, como gosto de risotto, facilmente fico agradada! A ideia do pai natal secreto é muito bem vinda, já a tenho feito no grupo de amigos!...
ResponderEliminarBeijinhos
Paula
Pois eu em grupos de amigos e trabalho tambem ja o faco ha imenso tempo. Mas acho que agora e uma boa altura para alargar o conceito em termos familiares.
EliminarBeijinhos
os rissotos são óptimos nesta altura do ano. são realmente reconfortantes e aconchegantes :) Só tenho pena de não ser o prato com mais adeptos cá em casa, porque eu gosto muito.
ResponderEliminarAcho muito giro a ideia do Pai Natal secreto. Cá em casa sempre fomos poucos e nunca se cultivou muito o espírito consumista mas sim o espírito de comer, beber e partilhar carinho :) Mas em famílias numerosas é uma excelente ideia. Conheço famílias que decidiram só presentear as crianças. beijinhos adorei as fotos :)
Pois e uma boa opcao presentear apenas as criancas. Ao menos que o Natal dela nao se estrage por causa da situacao do nosso pais.
EliminarBeijinhos
Essa deixou-me mesmo com água na boca :)
ResponderEliminarObrigada M!
EliminarBeijinhos
Una receta deliciosa!!
ResponderEliminarhttp://juegodesabores.blogspot.com.es/
Ana e Blanca,
EliminarE deliciosa e visualmente fica bem bonito servido dentro da abobora.
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarQuero agradecer ! Muito !
Obrigada pelo facto de teres ido comentar aos meus 2 blogues ( um deles a minha total paixão ) ! :)
A idéia do Pai Natal secreto é uma idéia que praticamos aqui na empresa onde trabalho, costumamos fazer um almoço de Natal com a oferta de um miminho a alguém que nos foi sorteado previamente.
É uma brincadeira muito gira que é aprovada por todos, por isso sorri quando falaste nela pois concordo que se fosse aplicada às familias, talvez se coseguisse recuperar o verdadeiro espirito natalicio que não era antes dado a consumos exagerados e fúteis. :)
Adorei o teu risotto, sabes que nunca fiz ?
E no entanto gostamos muito de arroz, mas nunca calhou experimentar !
As tuas fotos estão lindas, convidativas e apresentação está primorosa, adorei o pormenor da abóbora ! :)
Um beijinho grande
Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt
Isabel,
EliminarNunca fizeste risotto. Rapariga tens de fazer para veres como e bom, se gostam de arroz de certeza que vao gostar de risotto.
Beijinhos e nao tens nada que agradecer
Que risotto apetitoso!
ResponderEliminarbeijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Allo Adicted,
EliminarEu adoro risotto e este e um exemplo das imensas variedades que se podem fazer.
Beijinhos
Este risotto ficou bem sugestivo e certamente delicioso,...fantástica receita!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
Mary,
EliminarA apresentacao por vezes fala mais alto, mas neste caso posso dizer que o sabor esta a altura da apresentacao.
Beijinhos
Este risotto ficou certamente delicioso, adorei a receita!
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada pelo comentario.
ResponderEliminarBeijinhos
Fiquei mesmo tentada a fazer este rissoto,com a sugestão dos toamtes crereja.
ResponderEliminarEstá uma maravilha!
beijinhos
Allo!
EliminarFaz com os tomates cereja e depois vem ca contar. Tenho a certeza que nao te vais arrepender.
Beijinhos
O risotto, as fotografias, o texto ... está tudo fantástico :)
ResponderEliminarNa família do meu pai faz-se isso! São muitos irmãos, era uma estupidez o que se gastava em prendas! Agora cada um dá presentes a dois sobrinhos e a 1 irmão!
O mais importante é a família estar reunida :)
O risotto deixou-me fascinada! :)
Um beijinho
Concordo plenamente contigo Joana. O mais importante e a familia estar reunida isso sim e que e o verdadeiro espirito.
EliminarBeijinhos e bigada pelas palavras de carinho
Olá amiga, passei p/ agradecer a visitinha e o carinho.
ResponderEliminarHj eu consegui ficar te seguindo, da outra vez n/ consegui. Sou a tua seguidora de número 300, mas como eu não tenho foto( n/ entendi ainda o pq) fico nas últimas kkkkkk
Bjsssssssss querida
Ola Dinha,
EliminarMuitissimos parabens por teres sido a minha seguidora numero 300. Estou tao contente e radiante por ter chegado a tao lindo numero. Muito obrigada. Tambem nao percebo porque que as fotos nao aparecem.
Beijinhos e bom fds
Cá em casa gostamos imenso de risotto e sempre que tenho mais um tempinho, faço-o, até porque ele quer que estejamos sempre ali pertinho a olhá-lo :)
ResponderEliminarEste está com um aspeto delicioso, já comia :)
Bjns
http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/
Podes crer Libelinha e um prato que requer muita atencao e amor a mexer a colher...
EliminarEu volte e meia tambem faco risotto.
Beijinhos e bom fds
Como eu adoro risotto! Um prato feito de carinho, conforto e alguma paciência.
ResponderEliminarAdoro preparar risotto, confesso que por vezes gosto de ser rápida e sem demoras, mas quando se trata de um risotto não me importo com o tempo, pois sei que vou adorar o resultado :)
E o teu risotto de abóbora está lindo! Ficou tão giro dentro da abóbora. Lindas as fotografias!
Também fiz um esta semana com abóbora e que adorei, será sempre uma comida de conforto.
Nós por cá, prendas de natal são mesmo muito poucas, nunca fomos de exageros, preferimos partilhar miminhos feitos por nós e livros. E estarmos juntos. Com boa comidinha!
Um beijinho.
Tambem muitas vezes prefiro ser rapida e sem demoras, mas para o risotto nao me importo nada de estar de roda dele durante 30-40 minuto. Vale a pena o esforco para comer algo tao cremoso e macio.
EliminarPois servir dentro das aboboras e optimo para um jantar de amigos, pois os olhos comem primeiro que a barriga e da para aquecer as aboboras no forno antes de servir para o risotto manter-se quentinho.
A ideia e partilharem miminhos feitos por voces parece-me muito bem. Acho que estar juntos e mesmo o mais importante.
Beijinhos e bom fds Ginja
OlÁ.
ResponderEliminarNunca provei risoto, falha minha, porque deve ser delicioso, e julgar pelas tuas fantásticas fotos ainda mais.
bjs e bom fds
Daniela,
EliminarNunca provate risotto. Opa...tens de provar e vais ver que nao te vais arrepender.
Beijinhos
Minha nossa, sua foto está de dar água na boca amiga!
ResponderEliminarCom certeza essa cumbuquinha ficou divina!
Bjuss!!!
Ficou muito bom o risotto Rachel. Tens de experimentar fazer dentro da abobora.
EliminarBeijinhos e bom fds querida
I love the pumpkin and rice. Delicious recipes and beautiful photographs.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarHi basilico,
EliminarThanks for the beautiful coment.
Have a nice weekend
Lindo risotto, bem reconfortante (tens razão) e apresentação super apelativa, um sucesso ao chegar à mesa
ResponderEliminarLá em casa somos muitos e já há alguns anos que o mais importante é estarmos reunidos e uma mesa cheia. Prendas só para os filhotes e filhados
beijos e bom fim de semana
Paula
Sem duvida Paula que e um sucesso ao chegar a mesa. Acho que o principio de dar aos filhos e aos afilhados e muito bom.
EliminarBeijinhos e bom fds
wuau mas que bom que deve ser pois esta 5* com esses camares uiui adorei bjs bfs
ResponderEliminarIsa,
EliminarOs camaroes realmente casam muito bem com a abobora.
Beijinhos
Adoro risotto e o teu está simplesmente fantástico.
ResponderEliminarBeijinhos
Belinha
Mundo das receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.pt
Belinha,
EliminarMuito obrigada pelo comentario.
Beijinhos
Una presentación genial. El arroz de los de los domingos...buenisimo. bss Acaramelada
ResponderEliminarAcaramelada,
EliminarMuchas gracias e por aqui tanbien es costumbre passear-se por mi cocina.
Besos.
Bom dia, sou "perdida" por risottos. Gostei mesmo muito da tua sugestão, afinal
ResponderEliminaros nossos olhos são os primeiros a "comer". Parabéns, conseguiste pôr-me a magicar sobre o sabor deste risotto:)
Beijinho, uma boa semana.
Duxa,
EliminarSem duvida que os olhos comem primeiro que a barriga.
Beijinhos
Adoro risotto!
ResponderEliminarO teu ficou lindo e só de imaginar o sabor já almoçava novamente!
Beijinhos
Tanocas
http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/
Obrigada Tania,
EliminarPela visita e pelo comentario.
Beijinhos
Cara Cacahuete
ResponderEliminarApaixonei-me pela apresentação do risotto dentro da abóbora - ficou lindo, parabéns!
Não como camarão, mas apreciei muito a possibilidade de substituí-los por tomates cherry em rama assado no forno:D
Bjim
Léia
Ola Leia,
ResponderEliminarPois ja sei que sendo vegetariana a ideia dos camaroes nao soe muito bem. Mas acredita Leia que com os tomates cherry fica uma verdadeira delicia.
Beijinhos e obrigada pelo carinho
Qué presentación más original!
ResponderEliminarBesos
Gracias Monica.
EliminarE es una presentacion fantastica para esta Navidad.
Besitos
Eu adoro risotto, e k lindo e perfeitinho ficou dentro da abóbora :)
ResponderEliminarParabéns querida, adorei as fotos!!
beijinhos
Allo Xana,
EliminarObrigada querida pelo comentario.
Beijinhos
Que aspecto divinal! Ficou lindo dentro da abobora
ResponderEliminarCC,
EliminarObrigada pela visita e pelo comentario.
Beijinhos
Hum... deve ser uma delícia e uma apresentação assim, fará a delicia dos convidados!
ResponderEliminarObrigada pela partilha!
Sem duvida Vera que o factor de apresentacao ja e meio caminho andando para deixar os convidados a babar.
EliminarBeijinhos
Excelente apresentação, votos de um bom Natal, bjs.
ResponderEliminarFicou com um aspecto delicioso,obrigado pela visita.
ResponderEliminarBeijinhos
Brigida e Cláudia
Adoro risotto, o teu ficou com uma apresentação incrível!
ResponderEliminarbeijinhos
Ficou um espanto o teu risotto.
ResponderEliminarLindo mesmo e delicioso não tenho dúvida!
Bjinhoos
Linda a foto! Adoro cada pormenor, tens muito talento e originalidade. Beijinhos amiga, bom fim de semana.
ResponderEliminarTem um aspecto delicioso para além de a apresentação estar 5 estrelas ;)
ResponderEliminar