25/09/2012

Piononos - Proposta doce da Whole Kitchen

Whole kitchen en su Propuesta Dulce para el mes de Septiembre nos invita a preparar un clásico español, "Piononos"
 
É a primeira vez que participo num desafio lançado pela Whole Kitchen e foi com muito agrado que fiz esta receita. Posso dizer que foi um verdadeira desafio, pois apesar de ir a Granada quase todos os anos ainda nunca me apercebi deste doce, não sabendo qual o seu aspecto e textura, o que tornou as coisas um pouco mais difíceis. Posso dizer que a primeira vez que tentei fazer a receita da massa do bolo esta não me correu nada bem, primeiro porque a receita que segui faltavam-lhe algumas instruções, e depois quis fazer as coisas à pressa. Mas no fim correu bem e todos cá em casa aprovaram.


Para quem quiser-se juntar a estes desafios só tem de se inscrever no site da Whole Kitchen e seguir todas as instruções que estão lá escritas, aviso desde já que vale a pena, pois para além de serem verdadeiros desafios, aprendemos novas técnicas e receitas. Se alguém tiver duvidas em relação à subscrição não hesite em contactar-me.
 
Para quem quiser reproduzir estes deliciosos piononos aconselho-os a lerem as notas abaixo deste post. Eu fiz uns com creme de ovos e outros com lemon curd, ambos excelente e muito saborosos, os de lemon curd ficam excelentes acompanhados com frutos silvestres.
 
Agora sobre a história dos piononos...São um doce tradicional Espanhol mais concretamente de Santa Fé, povoação situada cerca de Granada.
Segundo a lenda, o nome atribuído a esta sobremesa foi uma homenagem ao Papa Pio IX. No entanto, estudos recentes vieram provar que este doce foi elaborado depois do ano de 1897, ano em que se popularizou através de Ceferino Isla. É possível que este doce seja de origem Moura. No entanto, o nome pionono pode ter sido dado por Ceferino Isla, o qual admirava profundamente o Papa Pio IX, por este ter declarado o dogma da Imaculada Concepcion. Actualmente, os piononos produzidos pela casa Isla (descendentes de Ceferino), sao imensamente apreciados em Granada. Segundo, outras fontes estes foram elaborados pela primeira vez em Cádiz.
 
Esta sobremesa e composta por duas partes: uma lâmina muito fina de bolo enrolado em forma de cilindro, ensopado em xarope muito doce e de textura agradável e fresca com creme e decorado com creme tostado para representar a silhueta da cabeça do Papa Pio IX (daqui o nome de Pionono). Eu apenas decorei com merengue e coloquei por cima um pouco de creme de ovos ou lemon curd.
 

Ingredientes para a massa:
 
- 2 ovos L
- 1 colher de sopa cheia de farinha sem fermento
- 2 colheres de sopa cheias de açúcar branco
- 1 colher de sopa cheia de farinha de milho (maizena)
- 2 colheres e meia de sopa de leite
- 1 pitada de sal
- Manteiga derretida para barrar q.b. (eu utilizei cerca de 30 gr.)

Ingredientes para o xarope:

- 75 gr. de açúcar branco
- 75 gr. de àgua
- 1 pau de canela
- 1 colher de sopa de rum ou outro licor a seu gosto (opcional)

Ingredientes para o creme de ovos:
 
       - 4 gemas grandes
       - O peso das gemas dos ovos em açúcar
       - O peso das gemas dos ovos em àgua
 
Ingredientes para o lemon curd:
 
       - 2 ovos
       - 1 gema de ovo
       - 100 gr. de manteiga sem sal
       - 175 gr. de açúcar granulado fino
       - Sumo e raspas de 3 limões orgânicos
 
Ingredientes para o merengue:
 
      - 4 claras de ovos
      - 2 colheres de sopa rasas de açúcar branco
      - 1 pitada de crémor tártaro ou umas gotas de limão
      - 2 colheres de sopa rasas de açúcar em pó
 
Modo de preparação do Lemon Curd:
 
1º Passo:  Bata os ovos com a gema de ovo. Leve a manteiga a derreter numa panela de fundo grosso em lume muito baixo.
2º Passo: Quando a manteiga tiver derretido adicione o açúcar, raspas e sumo de limão e depois os ovos batidos.
3º Passo: Mexa cuidadosamente em lume bem baixo, com uma vara de arames até que a mistura comece a engrossar. Isto pode levar até 10 minutos. Se o lume estiver muito alto, a mistura dos ovos pode resultar em ovos mexidos.
 
Modo de preparação do creme de ovos:
 
1º Passo: Coloque ao lume o açúcar e a àgua, quando metade do volume total que colocou tenha evaporado retire a calda do lume e deixe arrefecer.
2º Passo: Bata as gemas com uma vara de arames e quando a calda tiver arrefecido junte um pouco da calda às gemas e misture muito bem.
3º Passo: Junte a mistura das gemas à restante calda e misture muito bem. Leve a mistura a lume baixo-médio, mexendo sempre. Continue a mexer até a mistura começar a espessar. Quando tiver espessado retire do lume e deixe arrefecer.
 
Modo de preparação do xarope:
 
1º Passo: Leve todos os ingredientes ao lume até ferver. Quando começar a ferver deixe-os por 5 minutos. Retire e reserve.
 
Modo de preparação do merengue:
 
1º Passo: Bater as claras até obter quase o ponto de Castelo. Adicionar aos poucos o açúcar branco sem nunca deixar de bater e o crémor tártaro ou gotas de limão. Quando a mistura estiver firme e brilhante adicione o açúcar em pó peneirado e misture com movimentos suaves.
 
Modo de preparação do bolo (da para cerca de 12 piononos):
 
1º Passo: Ligue o forno a 150°C (vai depender do seu tipo de forno). Forre um tabuleiro com cerca de 35cm x 40 cm com papel vegetal. Com a ajuda de um pincel pinte a folha de papel vegetal várias vezes (no mínimo 3) com a manteiga derretida.
 
2º Passo: Bata as claras com o sal até quase atingirem o ponto de Castelo. Adicione o açúcar aos poucos sem nunca deixar de bater entre adiçóes. Deverá ficar brilhante e firme. Reserve.
 
3º Passo: Peneire a farinha e maizena para uma taça. Adicione as gemas e misture tudo muito bem. Adicione o leite aos poucos (uma colher de sobremesa de cada vez) e misture muito bem para evitar grumos (vai sempre ficar com alguns). Deverá obter uma massa lisa e praticamente sem grumos.
 
4º Passo: Adicione uma colher de sopa das claras batidas à massa e misture tudo muito bem. Adicione esta mistura aos poucos as claras, integrando-a com movimentos suaves e sempre debaixo para cima com a ajuda de uma colher de metal.
 
5º Passo: Transfira a massa para o tabuleiro e espalhe a massa de forma a ficar com cerca de 3-4 mm de altura. Leve ao forno cerca de 5-7 minutos ou até o tom da cor mudar ligeiramente.
 
6º Passo: Retire do forno e vire a massa sobre outra folha de papel vegetal previamente pincelada com manteiga derretida. Deixe arrefecer um pouco e pincele com o xarope. Quando tiver arrefecido completamente cubra com uma capa bem fininha de lemon curd ou creme de ovos.
 
7º Passo: Corte em tiras de 3-4 cm de largura e enrole em espiral. Coloque os piononos verticalmente e deite mais um pouco de creme de ovos ou de merengue no topo. Leve ao forno para tostar a 150°C durante cerca de 1 minuto (ou até estar ligeiramente tostado em cima).
 
Sirva e delicie-se com estes piononos, que são trabalhosos mas uma verdadeira delícia.
 
Notas: Irá sobrar xarope, que poderá guardá-lo no frigorífico e utilizar noutras receitas. Use manteiga derretida para barrar, não barre com a manteiga sem esta estar derretida. Barre a massa com uma camada bem fininha de doces de ovos, se for muito grossa vai ser difícil enrolar e os piononos vão acabar por se desmanchar.
 
Fonte: A historia dos piononos foi retirada do Wikipedia. A receita dos piononos foi fornecida pela Whole Kitchen. A receita do lemon curd é do livro "Rachel's favorite food at home" da Rachel Allen.

Imprimir

30 comentários:

  1. A aparência é muito apetitosa, com seu passo a passo fica fácil acertar no preparo, vale tentar! Adorei!
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentei explicar-me o melhor que consegui, apesar de eu saber que umas fotos com os passos ajudariam muito.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que delícia e que lindos ficaram visualmente!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia obrigada pela visita. E super saborosos tambem.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Descobri hoje o teu blog atraves do comentário que fizeste ai meu e estou adorar.. já te vou seguir! um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marmita, eu tambem vou sempre ver o teu cantinho quando posso. As fotos e textos sao uma perdicao.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. BOM DIA !!

    VENHO POR MEIO DESTA LHE CONVIDAR A CONHECER MINHA PAGINA , http://brechodosul.blogspot.com.br, SERÁ UMA HONRA TER VOCÊ COMO SEGUIDORA E LINKARMOS SE VOCÊ QUISER , ESTA DE PARABÉNS LINDA PAGINA , DESCULPA A LETRA GRANDE MAIS SOU DEFICIENTE OK!!
    SE QUISER VOTAR NO G+1 E NO TOP BLOG 2012 NO MEU BLOG AGRADEÇO . QUERENDO COMPRAR ALGO ME ESCREVA SERÁ UM ENORME PRAZER EM ATENDE-LA

    OBRIGADA

    MARCIA REGINA –email – admin@homesoft.com.br

    ResponderEliminar
  5. hummmm...tal como a Marmita, também acabo de conhecer o teu blog através de um comentário. Vim espreitar e gostei...gostei muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu lindo comentario...Ja fui espreitar o teu e adorei as tuas fotos.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Que lindo, amei a receita e as fotos ficaram lindas de encher os olhos....parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clau bem vinda ao meu cantinho. Tens de experimentar sao deliciosos.

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Hola acabo de conocerte gracias a los piononos, que lindos te salieron y que pintazaaa!
    un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,

      Gracias por tu comentario, para la primera vez que e hecho una receta en Whole Kitchen me ha salido bien.

      Besitos

      Eliminar
  8. Pois sí que teñen boa pinta os teus piononos de Lemon curd!! Encántame ver as versións de cada proposta. Noraboa polos teus doces!! Son moi lindos!!
    Unha aperta,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pues e pensado un poco e quis hacer la version original e esta con lemon curd. Las 2 han quedado estupendas.

      Gracias por tu visita, besitos

      Eliminar
  9. Mi encanta cacahuete. Bejos

    ResponderEliminar
  10. Frisalis,

    Que contenta me quedo por a ti te ter encantado.

    Besos

    ResponderEliminar
  11. Cacahuete, já há muito que não vinha aqui...fiquei encantada! O teu blog está fantástico!
    Também sigo de perto o whole kitchen e adorei o desafio...a receita...e o resultado perfeito e bem guloso!
    Parabéns :)
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Patricia. Fiquei muito feliz por saber que ficaste encantada. Espero que continues a aparecer por aqui.

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Parabéns pela tua participação no passatempo!
    A tua receita é elaborada, muito rica e tem um aspecto maravilhoso!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Allo Leia. Muitissimo obrigada. Ficaram super saborosos.

      Beijinhos

      Eliminar
  13. NÃO CONHECIA A RECEITA ,JÁ VI ALGUNS BLOGS E GOSTEI.
    OS TEUS FICARAM LINDOS, ACHO QUE IA GOSTAR.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Sao! Para a proxima coloca as maos na massa e tenta este desafio.

      Beijinhos

      Eliminar
  14. No me digas que vas de visita a Granada??, yo soy de allí mismo :) y tantas veces he ido a tomarme un café a Casa Isla y tantas veces probé sus deliciosos dulces!!!!! :)
    te aseguro que te quedaron hermosos..me gustan más que los originales, tienen un aspecto más artesanal :)
    miles de besos preciosa Cacahuete !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juana me encanta tanto ver-te por aqui. La proxima vez que me va a Granada te lo digo para nos irmos a tomar una copa, vale?

      Besitos guapa

      Eliminar
  15. Qué buena pinta con el merengue! me encanta tu propuesta, de las mejores :)

    Besos

    ResponderEliminar
  16. Beatriz,

    Muchas gracias por tu precioso comentario e por visitar-me.

    Besitos guapa

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.