14/09/2012

Panquecas de mirtilos e uma visita a Liverpool


No último fim de semana de Agosto rumei a Liverpool para o festival "Liverpool Food & Drink Festival" foi a primeira vez que fui a um festival deste gênero fora de Portugal. E posso dizer que adorei a experiência. Adorei ver os Baking Brothers ao vivo, assisti à primeira série do programa deles e posso dizer que é excelente, mas vê-los ao vivo foi bem melhor. Para além de serem super divertidos, são super talentosos e sabem animar e motivar o público que os estava a ver, sim porque muitas vezes os chefes/cozinheiros até podem ser muito bons, mas com audiência ao vivo se não souberem comunicar com o público rapidamente as pessoas aborrecem-se e desinteressam-se. No festival fizeram várias demonstrações, entre elas as de um crepe salgado com recheio de tomates e chouriço que hei-de tentar reproduzir cá em casa. Ainda nos revelaram que já estão a filmar a série 2 e que consiste em uma tour por Inglaterra numa mini van, a provarem e a reproduzirem as especialidades de cada região.


Para além disso tive a oportunidade de conhecer o Paul Hollywood que apresenta o programa “Great British Bake-Off” e que é o autor do livro “100 Great Breads”. Depois de o conhecer achei que o programa  não transmite nada a personalidade dele, achei-o super divertido com piadas hilariantes e super profissional.

Ainda conheci o Chefe Norman Musa o qual não conhecia e fiquei super fã, fui fazer uma aula com ele de cozinha da Malásia e adorei, adorei, adorei, para já não sou fã de comidas com picante mas ele é tão simpático e tem uma personalidade adorável, é dificil não simpatizar com ele, para além de demonstrar uma paixão e amor inesgotáveis pela sua culinária. Depois disto tudo até eu fiquei rendida. Os meus amigos chegaram a invadir a sala onde a aula estava a decorrer (com consentimento do Chefe) para virem provar o que eu estava a cozinhar, e até eles adoraram o chefe e as receitas que eu fiz, é uma pena eles não me terem tirado uma foto com ele, até porque ele revelou-me que tinha os mesmos óculos de vista que eu. Em breve irei tentar reproduzir o que lá cozinhei e vão ver que vale a pena fazer em casa.

 E agora a receitinha...

Ingredientes (para aproximadamente 12 panquecas):

- 2 ovos XL
- 250 ml de iogurte grego natural
-  3 colheres de sopa de manteiga sem sal, mais extra para barrar a frigideira
- 3 a 4 colheres de sopa de leite gordo
- 1 colher de sobremesa das raspas de limão
- 1 colher de sobremesa de extracto de baunilha
- 80 gr. de farinha sem fermento
- 80 gr. de farinha integral
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sobremesa de sal fino
- 1 colher de sopa e meia de fermento para bolos
- 175 gr. de mirtilos


Modo de preparação tradicional:

1º Passo: Leve 1 colher e meia de sopa da manteiga ao microondas quando estiver derretida retire e acrescente a outra colher e meia de manteiga e mexa até tudo estar dissolvido, deixe repousar enquanto prepara o resto.

2º Passo: Misture os ovos com o iogurte, adicione o leite e mexa. Junte a manteiga, limão e baunilha e misture tudo a ajuda de uma vara de arames.

3º Passo: Em outra taça misture todos os ingredientes secos, as farinhas, fermento, sal e açúcar. Junte os ingredientes secos aos outros com ajuda de uma colher de pau. Não misture demasiado se tiver alguns grumos não faz mal.

 4º Passo: Leve uma panela de fundo grosso ao lume, adicione manteiga até toda a frigideira ficar coberta. Coloque 3 colheres de sopa da massa para cada panqueca e deixe cerca de 3 cm de distância entre elas. Coloque alguns mirtilos no topo da massa, se achar necessário pressione os mirtilos na massa.

 5º Passo: Deixe alourar as panquecas por cerca de 3-4 minutos, quando estiverem douradas em baixo vire-as e deixe alourar por mais 3 minutos. Se achar que o processo está a decorrer demasiado rápido baixe o lume, por forma a que as panquecas fiquem passadas no meio. Transfira as panquecas para um prato e cubra com papel de alumínio.


Eu adoro comer as minhas com maple syrup ou golden syrup, uma verdadeira delícia. Experimentem e venham contar como foi.

Adorei a visita a Liverpool, mas achei que o festival consistia muito na promoção de alguns restaurantes daquela zona, e tinha poucas barracas com produtos locais ou a promoverem produtos diferentes. O melhor foi mesmo ver os profissionais em acção assim tão perto. De todas as formas foi uma experiência bastante enriquecedora e que voltaria a repetir sem hesitar.

Notas: Segundo a fonte se usar um iogurte magro deverá omitir o leite.

Fonte: Receita adaptada do site Smitten Kitchen.
Imprimir

10 comentários:

  1. Que maravilha de panquecas, estão excelentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitissimo obrigada pelo teu comentario Luisa. Sao mesmo muito boas.

      Beijinhos e bom fds

      Eliminar
  2. costumo fazer bastante vezes pancakes... estes têm um bom aspeto...Gostei do blog :-)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo teu comentario. Ainda bem que gostaste do blog, espero que passes por ca mais vezes.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. As panquecas ficaram com um aspecto óptimo.
    O festival de culinária deve ter sido fantástico... A exepriência deve ter sido bastante enriquecedora.
    Parabéns pelo blog
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O festival foi realmente fantastico Belinha. E onde vi e aprendi imensas coisas.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Entao ja somos 2 de certeza...mas por certo que sao das preferidas de muitos.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Aiii mais uma caçaa que aqui fiz eheh
    Esta receita para o fim de semana, vai me saber bem!! Acho que nunca fiz panquecas com iogurte grego.

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.