16/05/2012

Sopa de Cebola e um convidado muito especial

Estava uma noite de chuva miúdinha e com muita trovoada, a nublina estava densa e o vento assobiava alto. As árvores mais altas dançavam para todos os lados num girar sem coordenação e sentido, mas ao mesmo tempo cativante e dificil de deixar de olhar. Para que lado iriam se virar a seguir? - Pensava eu. Quando lá ao longe avisto um vulto com chapéu a vir pela estrada estreitinha pouco usada pela gente das redondezas. Andava aos zig zags e agarrava o seu chapéu firmemente. Coitado pensei eu...deve mesmo estar um vento ciclónico. Corri para a porta energéticamente e com o coração aos pulos, para abrir a porta a alguém tão importante e especial no mundo da cinematografia. Ora boa noite, faça o favor de entrar na minha humilde casa senhor Alfred Hitchcock.
Falamos sobre os filmes que assiti enquanto era bem pequena ao lado dos meus pais semanalmente e que me deixavam fascinada, entre eles, "Os passáros", "O homem que sabia demais", "Psycho" e "Vertigo" e ainda as curta-metragens do Alfred Hitchcock Apresenta, na altura podiam não ser os mais apropriadas, mas eu era fã incondicional e quando passavam na televisão não podia perder um, mesmo a maioria sendo a preto e branco eu não me importava nada. Ele contou-me todo o enredo e história por detrás de cada filme e as histórias mais estranhas e misteriosas que se passaram durantes as filmagens. Isto tudo enquanto nos deliciávamos com uma quentinha e reconfortante sopa de cebola.

Ingredientes para 8 pessoas:
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de azeite
- 750 gr. de cebolas
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de sobremesa de açúcar
- 3 colheres de sopa bem cheias de farinha sem fermento
- 2 L de stock de legumes ou de galinha ou de carne com osso (quente)
- 200 ml de vinho branco
- Pimenta preta moída no momento
- 20 gr. de queijo parmesão
- 1 baguete
- 200 gr. de queijo ralado (eu uso cheddar)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 dente de alho
- Tomilho seco q.b. para pulvilhar

Modo de Preparacao Tradicional:


1º Passo: Leve ao lume a manteiga e o azeite numa panela de fundo grosso com capacidade para 3L. Corte as cebolas às rodelas finamente. Junte-as a panela e envolva. Coloque a tampa e deixe cozinhar em lume baixo por 15-20 minutos.


2º Passo: Levante o lume ligeiramente e destape a panela, adicione o sal e açúcar. Mexa muito bem e deixe cozinhar por 30-40 minutos mexendo ocasionalmente de 5 em 5 minutos, ou até as cebolas ganharem um tom dourado.


3º Passo: Polvilhe com a farinha e mexa muito bem durante 3 minutos. Adicione o vinho e stock lentamente intercalando entre um e o outro. Ajuste o sal e tempere com pimenta. Deixe levantar fervura e quando levantar coloque a tampa, mas deixando espaço para o vapor sair e deixe cozinhar assim durante 30-40 minutos. No final adicione um pouco de queijo parmesão. Reserve até ao momento de servir.


4º Passo: Corte a baguete em fatias com cerca de 1.5-2 cm de espessura. Disponha as fatias numa grelha e leve ao forno até estarem ligeiramente douradas (cerca de 2 minutos a 180 ºC). Retire, barre com o dente de alho e coloque o queijo ralado por cima. Leve ao forno até o queijo derreter. Coloque uma ou mais fatias em cima de cada prato com a sopa e polvilhe com o tomilho.


Depois ainda falamos nos meus livros juvenis preferidos de sempre do Alfred Hitchcock, os quais relatam as histórias de três jovens detectives. Assim que começava a ler a primeira página já sabia que não descansava sem saber qual era o fim da história. Aliás recomendo vivamente esta colecção para quem tem filhos entre os 9 e 14 anos que gostam de ler ou que os pais gostariam que lessem mais.
Mais uma vez publico uma receita para participar no desafio lançado inicialmente pela Ana do blog Anasbageri e que este mês tem como anfitriã a Pami Sami do blog Menu Verde. O tema escolhido para este mês foi convidar para jantar realizadores de cinema.

Fonte: Receita inspirada do site Smitten Kitchen.

Imprimir

13 comentários:

  1. Eu adoro sopa de cebola e adorei ainda mais o facto de pores o pão dentro da sopa :) Deve ser uma delicia!

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Que maravilha de sopa!
    O teu convidado deve ter adorado... eu ia gostar de certeza e com aquele pãozinho... hum que delicia!

    ResponderEliminar
  3. Olá cacahuete! Estou a ver que o Sr. Hitchcock, também andou a passear por vários blogs :) Agradeço a tua participação, e tenho que dizer a tua sopa está com um aspecto (ok, mas sem o caldo da carnita)!! Sopas dessas até eu como! hehe :)

    ResponderEliminar
  4. Um senhor convidado e uma excelente sugestão. As fotos estão fantásticas. Parabéns pela escolha.

    ResponderEliminar
  5. Bela sugestão para uma noite fria !!

    ResponderEliminar
  6. Uma noite fria, um convidado cheio de suspense e uma sopa acolhedora que me sempre me desperta a vontade de provar novos sabores. Também não perdia os filmes do Alfred, mas os livros não conhecia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. que delicia, excelente escolha de autor, e de sopa :) um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito do Alfred Hitchock, vi muito de seus filmes! Sorte dele poder deliciar-se com essa sopa maravilhosa!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito dessa sopa é uma delicia.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Antes de mais desculpa por só agora estar a visitar o teu blogue e ler a tua participação.
    Gostei imenso do teu jantar e do convidado. Lembro-me de ver o Alfred Hitchcock Apresenta, qd eu era miuda passava à hora de jantar no segundo canal. Uma série fantástica.
    A tua sopinha está excelente, mesmo boa para um dia de chuva. O teu convidado decerto que adorou o teu convite.
    um abraço e até breve.

    ResponderEliminar
  11. Eu também adoraria receber o Hitchcock! Boa escolha de convidado e de receita.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola linda cacahuete! mucho tiempo sin verte :)
      me encanta tu sopa de cebolla, aqui hace mucho calor para hacerla ahora...pero en invierno será deliciosa!!!!
      muchos besos y hasta pronto linda!

      Eliminar
  12. Olá Cacahuete,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 120.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal. No site criamos a secção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. E você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

    Também estamos no Facebook!

    Estamos à sua disposição!
    Renato
    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.