08/07/2011

Pavlova de Frutos Silvestres

Esta é uma sobremesa leve com fruta e óptima para aproveitar claras que sobram de outras receitas ou que estão congeladas. Para se tornar mais light ainda pode usar iogurte em vez das natas.


Ingredientes:
- 4 claras de ovo à temperatura ambiente
- 175 gr. de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa de farinha maizena
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
- Metade de uma vagem de baunilha
- 284 ml de natas gordas
- Raspas da casca de 1 limão
- 450 gr. de frutos silvestres (eu usei mirtilos, framboesas e morangos frescos)
- 1 colher de sopa de açúcar em pó

Modo de Preparação Tradicional:

1º Passo: Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Bata as claras até ficarem firmes e brilhantes. Adicione o açúcar em lotes muitos pequenos e bata bastante bem entre cada adição. O açúcar deverá estar dissolvido nas claras antes de adicionar mais açúcar.

2º Passo: Depois de adicionar todo o açúcar continue a bater por mais 3-4 minutos. Adicione a farinha maizena e o vinagre e bata na velocidade mais baixa durante uns 3 minutos (eu uso esta técnica e resulta sempre).

3º Passo: Desenho um círculo de 20 cm no papel vegetal e forre um tabuleiro com ele. Espalhe a mistura no círculo com a ajuda de uma espátula. Deixe o centro do círculo ligeiramente mais baixo. Com a ajuda de um espeto de metal ou de um garfo faça pequenos círculos e puxe o espeto na vertical para formar pequenos picos decorativos na pavlova. Reduza a temperatura do forno para 120 ºC e cozinhe por 1 hora e 20 minutos.

4º Passo: Desligue o forno e deixe a pavlova arrefecer completamente lá dentro sem o abrir. Antes de servir junte às natas as sementes da vagem e as raspas do limão, bata tudo muito bem até as natas ficarem firmes. Cuidadosamente remova a pavlova do papel vegetal , por cima coloque as natas decore com os frutos silvestres e para finalizar polvilhe com o açúcar em pó. 


Notas: Eu costumo colocar um pouco do merengue nos extremos do papel vegetal para ele colar ao tabuleiro e não se mexer.
Eu costumo fazer a pavlova à noite e deixo-a dentro do forno durante a noite para arrefecer.

Fonte: Vi esta receitinha no site da BBC Good Food http://www.bbcgoodfood.com/recipes/4258/pavlova

Imprimir

01/07/2011

Fajitas de Frango

E já chegamos a Julho, o tempo passa mesmo a voar...é um mês que eu gosto muito, não fosse eu uma criatura do sol. Adoro sentir o cheiro da maresia no ar, das estevas e da terra a borbulhar com o calor que se sente. O pôr-do-sol nesta altura do ano é lindo de se ver, bem ao final da tarde e com a cor laranja tão pronunciada. Gosto de vestir roupas mais leves e frescas e das noites quentes. Para mim era Verão o ano inteiro com apenas os dias de chuva suficientes para manter as culturas e o abastecimento de água.
Gosto sempre de ter tortilhas em casa prontas a usar, são óptimas para aqueles dias que não temos muito tempo e nos apetece comer algo bom sem muito trabalho. Para esta altura do ano são óptimas, pois também se podem comer frias, apesar de eu preferir comê-las quentes.

Ingredientes para 3 pessoas:

- 6 tortilhas grandes
- 600 gr. de peitos de frango (sem ossos nem peles)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 pimento verde
- 1 pimento laranja
- 5 cm de chouriça caseira
- 1 cebola
- 2 colheres de sopa de mistura de especiarias para frango
- Sal q.b.
- 4 colheres de sopa de coentros frescos picados finamente
- Natas azedas para servir
- Alface para servir
- Rodelas de tomate para servir

Modo de Preparação Tradicional:

1º Passo: Corte o frango em tirinhas.Tempere a carne com as especiarias e o sal e deixe repousar por 5 minutos. Leve uma frigideira a aquecer e quando estiver quente adicione o azeite.

2º Passo: Aloure o frango  durante aproximadamente 8-10 minutos. Retire da frigideira e reserve em local quente. Na frigideira que utilizou deite a chouriça cortada aos bocadinhos e aloure por 1 minuto. Junte a cebola e e pimentos cortados em tiras e deixe a cozinhar por mais 5 minutos ou até o pimento estar cozinhado mas mantendo alguma rigidez. Junte o frango reservado e cozinhe por mais 1 minuto.

3º Passo: Polvilhe com os coentros. Aqueça as tortilhas de acordo com as instruções do fabricante. Coloque um pouco da carne e legumes na tortilha, por cima ponha um pouco das natas azedas, alface e tomate enrole e delicie-se.




Fonte: Inspiradas pelos ingredientes que tinha em casa e pelas que já tenho comido nos restaurantes.
Imprimir