03/03/2011

Muffins Ingleses

Adoro meter as mãos na massa e preparar pães, pãozinhos e afins, mas o tempo por vezes limita o prazer proporcionado por estes momentos. Mas sempre que posso meto a mão na massa, tenho uma pilha de receitas e testar para pão e pãezinhos, e por vezes nem sei muito bem qual escolher, no entanto, tento sempre embarcar em novas aventuras e desafios. Desta vez  optei por tentar fazer uns muffins ingleses que posso dizer que saíram super bem. A receita despertou a minha curiosidade pelo facto de não irem ao forno, mas sim serem feitos numa frigideira.

A primeira vez que tentei fazer pão não correu lá muito bem, mas ainda bem que não desisti da ideia, pois hoje já percebo muito melhor as técnicas e modos de preparar pão artesanalmente. Por isso quem nunca fez, ou já tentou fazer mas não correu como previsto, peço que não desista, é tudo uma questão de prática e paciência.

Ingredientes:

- 450 gr. de farinha T65, mais extra para polvilhar
- 1 colher de sopa de sal grosso
- 1 colher de sopa de açúcar
- 20 gr. de fermento de padeiro fresco
- 250 ml de água morna (aproximadamente 37 ºC)
- 125 ml de iogurte natural
- óleo em spray
- 40 gr. de semolina

Modo de Preparação Tradicional:

1º Passo: Peneire a farinha e sal para uma taça, junte o açúcar e fermento desfeito com as mãos grosseiramente. Faça um buraco no centro e adicione a água e iogurte. Mexa com a ajuda de uma colher de pau até a massa se começar a ligar e despegar da taça.

2º Passo: Polvilhe a bancada com alguma farinha e amasse a massa com as mãos durante cerca de 5-10 minutos até obter uma massa homogénea.

3º Passo: Pulverize uma taça com o óleo em spray. Dê a forma de bola à massa e coloque-a na taça, cubra a taça com um pano ou película aderente. Deixe a levedar durante 30-40 minutos num local morno até o volume aumentar o dobro.

4º Passo: Polvilhe um pano com farinha. Disponha alguma farinha na bancada e amasse a massa durante 2-3 minutos. Com a ajuda de um rolo estenda a massa até ter 2 cm de espessura. Com a ajuda de um copo ou cortador faça círculos na massa com cerca de 7,5 cm de diâmetro. Polvilhe cada círculo de um lado e do outro com semolina.

5º Passo: Disponha cada círculo no pano previamente polvilhado com farinha. Por cima dos círculos coloque um pano ou película aderente e deixe a levedar por 30-40 minutos num local morno.

6º Passo: Aqueça uma frigideira larga em lume médio e polverize com o óleo em spray. Coloque os muffins na frigideira e deixe cozinhar cerca de 7-8 minutos de cada lado, ou até estarem dourados.

7º Passo: Para servir os muffins corte-os ao meio e leve a tostar ligeiramente.

Notas: Rende no mínimo 12 muffins. Podem ser congelados depois de arrefecerem ou guardados num recipiente herméticamente fechado até 2 dias.
 Re-aquecidos no microondas por breves segundos ficam optimos. Ou então, se forem colocados na torradeira por alguns minutos.

Fonte: Receita retirada do livro "Making fresh bread" da Editora Parragon Books Ltd.

01/03/2011

Batatas no forno com tomilho

O sol já ocupa mais tempo nos dias que correm, o que a mim me dá muito mais energia e alento, para além de me deixar bem mais alegre. Não gosto dos dias cinzentos e chuvosos, se fôr uma vez por outra não me importo nada. Mas dia sim, dia sim...é demasiado para mim, que me considero uma criatura do sol. Já ando a ansiar pelos dias longos solarengos e por roupas mais leves e frescas. Mas nada como completar todo o ciclo de estações para dar mais valor à estação ou estações que apreciamos, para a disfrutarmos ao máximo. Enquanto aguardo por esses dias contento-me com umas belas batatinhas no forno.


Este acompanhamento é excelente como alternativa às batatas fritas, a qualidade das batatas utilizadas é trivial para o sucesso deste prato.

Ingredientes:

- 4 batatas grandes
- 10 hastes de tomilho
- 8 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher de sopa de sal marinho

Modo de Preparação:

1º Passo: Pré-aqueça o forno a 180 ºC.Lave muito bem as batatas para retirar toda a terra ou pó que esteja retina na casca. Segue-as com um pano. Corte cada batata ao meio longitudinalmente, e cada meio e 4 partes. Cada batata dará 8 fatias no total.

2º Passo: Tempere as batatas com o sal e o azeite. Misture tudo muito bem com as mãos, até todas as batatas estarem lubrificadas com o azeite. Espalme os alhos com a pele e tudo e junte às batatas.

3º Passo: Disponha as batatas num pirex e disponha 5 hastes de tomilho por cima e volte a misturar com as mãos. Leve ao forno a 200ºC durante 20-30 minutos. A meio do tempo dê uma volta às batatas. Retire as hastes de tomilho e disponha por cima as outras 5 hastes de tomilho. Sirva de imediato.


Fonte: A inspiração para este receita veio de várias receitas que tenho visto na TV e na blogoesfera. Não segui nada em concreto.