23/02/2011

Crepes de Leite de Côco e Espargos

Agradeço a todos os que me têm enviado mensagens ou e-mails a perguntar o que se passou comigo. Infelizmente, a vida atribulada e stressante dos dias de hoje, por vezes não nos dá tempo nem disponibilidade para fazermos as coisas que mais gostamos. No entanto, eu nunca me esqueci deste cantinho nem quem por aqui passa, de uma maneira ou de outra, estão sempre presentes no meu pensamento. E este blog faz tanto parte de mim como de quem por aqui passa.

Agradeço a todos os que por aqui passam e deixam uma palavra amiga ou de conforto, é importante sentirmos o apoio dos outros para continuarmos a fazer aquilo que nos dá prazer. Posso-vos dizer que ainda vou conseguir publicar algumas receitas, mas depois não sei se vou estar ausente muito ou pouco tempo, pois vai depender de muitos factores, os quais eu não tenho controle.

Os blogs sobre gastronomia continuam a crescer a uma forma surpreendente o que nos revela que a paixão pela comida é partilhada por muitos, espero que assim continue, pois o importante é partilharmos os nossos conhecimentos e receitas, mas é com pena que também vejo que muitas receitas não possuem fonte ou referência. Por vezes até podem vir de inspiração própria, mas nem isso é escrito na publicação, assim como algumas pessoas usam fotos e textos de outros blogs sem nunca mencionarem de onde extraíram tal informação, ficando a pensar que quem por lá passa que é tudo obra do autor do blog. Infelizmente, tal não se pode controlar e tem de se aprender a viver com isso. Por isso valorizo muito quem tem um blog e faz publicações constantemente, quem por cá anda a sério sabe que isto dá mais trabalho do que aquilo que parece e apesar de o fazermos por gosto e prazer é triste vermos o nosso trabalho ser usado pelos outros sem nenhuma menção.


Ingredientes para a massa:

- 4 colheres de sopa de farinha sem fermento
- 100 ml de leite de côco
- 3 ovos médios
- 1 colher de sobremesa de paprika
- 1 colher de sobremesa de mistura de flores secas
- 1 pitada de noz-moscada
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de chá de alho em pó
- 4 cebolos finamente picados (spring onion)
- 1 dente de alho picado finamente
- 6 cogumelos portobello médios laminados finamente
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída na hora q.b.

Ingredientes para o recheio:

- 20 Espargos (cozidos a vapor durante 8-10 minutos)
- 50 gr. de parmesão
- 4 colheres de sopa de iogurte grego

Modo de Preparação Tradicional:

1º Passo: Peneire a farinha para uma taça e junte os restantes ingredientes para a massa dos crepes, excepto o óleo, o cebolo e cogumelos, e misture tudo muito bem com a ajuda de uma vara de arames.

2º Passo: Mergulhe um papel de cozinha no óleo e passe numa frigideira anti-aderente quando estiver bem quente. Deite 1/4 da massa dos crepes na frigideira e por cima deite uma parte do cebolo e cogumelos, quando a parte de baixo estiver dourada, vire o crepe, deixe passar durante 1-2 minutos. Retire para um prato e reserve num local quente. Polvilhe com um pouco do parmesão ralado.

3º Passo: Passe novamente com o papel de cozinha que tinha mergulhado previamente no óleo na frigideira e coloque mais um pouco de massa, repita todo o processo anterior até terminar com todos os ingredientes.

4º Passo: Rechei os crepes com 5 espargos cada um, por cima coloque uma colher de sopa de iogurte, polvilhe com queijo parmesão ralado. Enrole os crepes e por cima disponha mais queijo parmesão ralado. Sirva de imediato.

Esta massa para crepes salgados é excelentes com outros recheios, é super leve e mega saborosa. Aconselho a experimentarem com aproveitamentos de frangos assado.

Fonte: Receita adaptada da Revista Good Food Magazine, Abril de 2010.