10/12/2010

Projeto Reciclar - Pirâmides de Chocolate

A vida nos dias que correm faz com que o tempo e o dinheiro sejam cada vez mais bem geridos. Com a crise ecónomica que se instalou um pouco por todo o Mundo é importante sabermos aproveitar todos os recursos de que dispomos. E como sempre o dinheiro anda sempre por detrás de tudo e mais alguma coisa. Na cozinha não é excepção, e como a alimentação é essencial para a sobrevivência humana é necessário sabermos gerir muito bem o nosso budget para alimentar a família.

Todas as famílias tem hábitos alimentares incutidos, umas preferem seguir uma alimentação saúdavel tendo em conta os alimentos que consomem no dia-a-dia, outras ficam-se pela área dos congelados do supermercado e basicamente só usam o microondas, outras andam entre uma coisa e outra, mas existem muitos mais estereótipos. De todas as formas, com o dinheiro a esticar cada vez menos as nossas escolham devem reflectir-se com conta, peso e medida. E nada  como aproveitar as sobras de refeições, quer sejam as refeições feitas em casa, compradas no supermercado ou em prontos a comer. Para quem não tem o hábito de cozinhar frequentemente acredito que não seja fácil recriar tais sobras. Mas para tal, este foi um dos objectivos deste projecto, facultar receitas recriadas apartir de sobras de outras refeições "...nada se perde, tudo se transforma" - já dizia Lavoisier. Dar ideias e sugestões a quem precisa ou lhe falta inspiração, relembrar que tais combinações são possíveis.

A minha sugestão vai para o aproveitamente de bolos, que sobram especialmente agora nesta época de festividades, de festas de aniversário e afins, ou até daquele bolo que se fez e que teima em não desaparecer do prato, porque todos lhe torcem o nariz. Esta é uma forma de fazer uma bela maquilhagem a essas sobras e dar-lhe outro ar e sabor completamente diferente. Para além disso poderá congelar e guardar no frigorífico sem ser necessário consumir logo, apenas sendo necessário fazer a cobertura no dia em que pensar comer as pirâmides.


Poderá participar até amanhã às 23h59 no Projeto Reciclar e contribuir com a sua receitinha para ajudar a poupar na cozinha e no bolso. 


Ingredientes para a massa:

- 200 gr. de manteiga
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó
- 150 gr.de chocolate em pó
- 300 gr. de sobras de bolos moídos
- 1 ovo XL
- 60 gr. de miolo de noz ou de outro fruto seco

Ingredientes para a cobertura:

- 100 ml de natas
- 200 gr. de chocolate para culinária
- 1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparação Tradicional:

Passo: Amoleça a manteiga até ser possível trabalhar bem com ela, adicione o açúcar e chocolate em pó e misture tudo muito bem.

2º Passo: Acrescente os bolos moídos, ovo e miolo de noz. E envolva tudo muito bem, se fôr necessário coloque as mãos na massa até tudo estar muito bem ligado. Leve ao massa ao frigorífico durante 20 minutos, se fizer no Verão deixe por mais tempo.

3º Passo: Retire a massa do frigorífico e molde em forma de pirâmides. Leve-as de novo ao frigorífico por mais 15-20 minutos. Entretanto, prepare a cobertura.

4º Passo: Misture as natas, com a manteiga e chocolate e leve ao lume em banho Maria até obtêr um creme homegéneo, mexendo de vez em quando. Retire do lume e deixe arrefecer durante 5 minutos.

5º Passo: Verta a cobertura ainda morna sobre as pirâmides e deixe escorrer. Leve-as de novo ao frigorífico até solidificar e decore ao seu gosto.

Delicie-se com esta tentação de chocolate...


Notas: Aconselho a ir provando a massa das pirâmides e ajustar com mais açúcar ou chocolate em pó se achar necessário, pois vai depender muito do tipo de sobras de bolos que utilizar. Como já referi pode congelar as pirâmides sem a cobertura até 2 meses no congelador, e adicionar a cobertura no dia em que fôr servir.

Fonte: Receita adaptadada Revista "Edição Especial Mulher Moderna na Cozinha Chocolate".


08/12/2010

A prenda do meu AIG!

Em primeiro lugar quero agradecer e muito à Bea do blog El Rincón de Bea pelo imenso trabalho e dedicação que tem tido nestes últimos 3 anos em organizar o AIG. Não é uma tarefa nada fácil e ela não tem absolutamente nenhum lucro com isso. Por isso Bea aqui vai o meu muito obrigada e uma grande salva de palmas. Não deixem de visitar o blog dela, tem bolachas e bolos maravilhosos, em que nos perdemos nos textos e imagens que ela nos presenteia.

Em segundo lugar quero agradecer e muito ao minha querida AIG, a Fabi do blog FabsFood, que coitada já tinha o coração nas mãos por pensar que a minha prenda nunca mais chegava. Ela teve azar, pois logo após a data que ela enviou a prenda, o mau tempo espalhou-se por Inglaterra e o país andou muito parado, para vocês verem os carteiros cá nunca trabalham aos Domingos e este Domingo andaram a distribuir cartas e afins, devido ao volume enorme de cartas que se acumulou nestas últimas 2 semanas. Adorei conhecer a Fabi virtualmente e acho que certamente as nossas personalidades combinam na perfeição o blog dela é fantástico e por favor não deixem de dar uma espreitadela, porque vale muito a pena.

A Fabi andou a estudar e muito bem o meu blog, e as poucas pistas que eu dou sobre a minha personalidade. As maravilhosas prendinhas que a Fabi me enviou foram:

1) Um cd de Caetano Veloso "Fina Estampa", que eu ainda não tinha - acertas-te em cheio.
2) Um caderno para anotar receitas ou o que queira com rosas.
3) Um bloquinho de notas.
4) Formas para muffins.
5) Livro "Muffins" da Susan Reimer.
6) Especiarias Aristo, as quais eu não conhecia, mas irei utilizar em breve.
7) Pêras dessecadas, ingrediente que até à data nunca usei, mas já vi que existem receitas boas no blog da Fabi para as testar.
8) Praline de Avelãs, que também nunca comi.




Mas para mim Fabi, nem precisava das prendas acho que as palavras da tua carta para mim valeram muito mais que tudo isto e tocaste-me no coração pelas lindas palavras que escreves-te. Tens um blog muito giro e com óptimas receita que irei visitar muitas vezes.