21/10/2010

Humous




Depois da experiencia com os paes pitta tive de fazer um humous para comer com aqueles paozinhos maravilhosos. Adoro humous e todas as versoes que provei ate hoje nunca me desiludiram. Esta versao e bem rapida e facil de fazer se ja tiver os graos prontos ou utilizar os de lata. Combina bem com carne assada ou com vegetais.

Ingredientes:

- 240 gr. de grao em lata ou de grao cozido
- Sumo de 1 limao (se apreciar o sabor do limao como eu adicione o sumo de mais outro limao)
- 150 g. de tahini (cerca de 4 colheres de sopa bem cheias)
- 2 dentes de alho
- 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher de cafe de cominhos
- 1 colher de sopa de paprika
- Sal fino q.b.
- 1 colher de cafe de pimenta preta moida na hora
- 1 Colher de sopa de salsa picada para decorar

Modo de Preparaçao na Bimby:

1º Passo: Escorra o grao da lata e deixe cerca de uma colher de sopa do liquido. Coloque o grao e a colher de sopa do liquido na bimby e programe 1 min., Vel 4-6.

2º Passo: Adicione o sumo de limao, tahini, alhos, 3 colheres de sopa de azeite e os cominhos. Programe 1 min., Vel. 4-6. Baixe os ingredientes com a ajuda de uma espatula e programe mais 30 seg., Vel. 4. Prove e se achar que deve adicionar mais sumo de limao ou alho adicione e programe mais uns segundos. Tempere com sal e pimenta, disponha na taca de servir e leve ao frigorifico durante 2-3 horas antes de servir.

3º Passo: Quando for servir misture a colher de azeite com a paprika e espalhe sobre o humous. Polvilhe com a salsa e delicie-se acompanhado com paes pitta quentinhos.

Fonte: Receita adaptada do livro "Everyday Vegetarian" da Editora Parragon.


Imprimir

19/10/2010

AIG 2010 - Amigo Invisivel Gastronomico

Realiza-se este ano mais uma vez o AIG 2010 organizado pela Bea do blog El Rincon de Bea. O qual consiste na troca de uma prenda com o valor estipulado entre 15-20 euros. Esta iniciativa ja conta com 3 anos de existencia e de ano para ano as inscriçoes tem aumentado. Este ano consegui me inscrever mesmo no ultimo minuto, pois houve uma desistencia.


O logotipo lindissimo de este ano foi desenhado pela Carol uma prendada ilustradora infantil, poderam ver alguns dos seus talentosos trabalhos no seu blog.


Para que o meu amigo invisivel gastronomico tenho uma ideia do que me possa oferecer, vou deixar aqui algumas pistas... Gosto de coisas em miniatura, adoro cortadores de bolachas e por acaso nao tenho nenhuns com motivos natalicios, estou a tentar iniciar-me na arte de decoraçao de bolos, por isso acessorios que tenham a ver com isso sao sempre bem vindos.

P.S. Peco desculpa pela falta de acentos, mas este computador tem teclado ingles.

16/10/2010

Pães Pitta 5ª Edição do World Bread Day

Hoje realiza-se a 5ª Edição dp World Bread Day, organizado pela Zorra do blog 1x umruhren bitte. Soube desta iniciativa através do blog da Moira, assim como no ano passado também fiquei a saber de tal desafio através do seu fantástico blog.Para saber mais informações como participar visite o blog da Zorra.

O ano passado infelizmente não consegui participar pois tinha criado este blog à pouquissimo tempo e ainda estava muito verde. Mas este ano não pude deixar escapar, e coloquei as mãos na massa e fiz algo que nunca tinha feito. A experência correu bem e vou voltar a repetir em breve. Não existe nada melhor do que arregaçar as mangas, amassar o próprio pão e sentir o cheirinho de pão caseiro no ar. Comer o pão acabadinho de sair do forno então é uma delícia.

É uma pena que nos dias que correm cada vez seja mais usual não ver pão sobre a mesa de tantas famílias espalhadas por esse Mundo a fora.



Ingredientes:


- 350 gr. de farinha T55 mais extra para polvilhar

- 1 colher e meia de sopa de sal grosso

- 1 colher de sopa de açúcar

- 1 colher de sopa de fermento seco para pão

- 1 colher de sopa de azeite extra virgem

- 200 ml de água morna (aproximadamente 37 ºC)





Modo de Preparação Tradicional:


1º Passo: Peneire a farinha e o sal para uma taça bem grande. Adicione o fermento e açúcar e misture tudo muito bem com a ajuda de uma colher de pau.


2º Passo: Faça um buraco no centro da farinha e deite o azeite e água morna no buraco. Misture tudo muito bem até a massa estar bem ligada com a ajuda de uma colher de pau. Com as mãos retire a massa da taça e amasse-a na bancada polvilhando com mais farinha se fôr necessário. Amasse durante 10 minutos até obtêr uma massa elastica e macia. A massa estará boa quando colocar um dedo e pressionar ela voltar para trás.


3º Passo: Pincele uma taça com azeite ou pulverize com azeite em spray e coloque a massa na taça, tape a massa com papel celofane ou com um pano de cozinha e deixe a levedar por 1 hora num local morno ou até o tamanho aumentar para o dobro.


4º Passo: Coloque a massa numa bancada com polvilhada com farinha e amasse durante 5 minutos, deverá tentar remover todo o ar que a massa possui. Divida a massa em 8-10 bolinhas do tamanho de bolas de golf. Coloque as bolas num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe-as levedar durante 10 minutos cobertas com um pano de cozinha.


5º Passo: Coloque uma pedra rectangular de barro no forno e pré-aqueça o forno a 250ºC. Com as mãos enfarinhadas e numa bancada polvilhada com farinha achate as bolas e dê-lhes forma circular com cerca de 10 cm de diâmetro. Coloque os círculos em cima de uma toalha polvilhada com farinha e deixe levedar por 30 minutos. Atenção: Não coloque os discos em cima uns dos outros.


6º Passo: Pulverize com um pouco de agua o forno feche durante 1 minute e coloque 2 discos lado a lado na pedra e deixe cozer durante 5 minutos. Retire os pães inchados e com ajuda de um pano pressione para voltarem a ficar planos. Repita o processo até terminar com todos os discos.




Notas: Se não conseguir encontrar à venda uma pedra de forno de barro, poderá usar uma de marmóre para o efeito, daquelas que se usam para cortar os vegetais.
Geralmente por refeição são consumidos 2 pães pitta, por isso se não quiser cozer todos, deverá congelá-los em formato de bola de golf e quando quiser usar é só deixar descongelar e seguir a receita.



Fonte: Receita ligeiramente adaptada do livro "Making fresh bread" da Editora Parragon.

13/10/2010

Pimentos recheados com arroz e queijo feta


Com esta receitinha participo no Passatempo que a Argas e a Belinha Gulosa lançaram de Receitas Rápidas para o dia-a-dia. Isto porque esta receita requer 30 minutos, praticamente não se suja loiça nenhuma e sãe bem barato alimentando 4 pessoas, para além disso dá para aproveitar sobras de arroz.

Os dias por cá já são de chuva e frios, o ambiente que anda pelo ar já é do Halloween e em breve haverá festas por todos os lados.

As lojas já começam a vender as fitas, bolas e outros artigos de decoração para o Natal, quando ainda faltam 74 dias. Apesar de tudo sou daquelas pessoas que gosta de comprar as prendas com alguma antecedência e sem pressas, não gosto de deixar as compras para as últimas semanas, mas acho muita antecedência para comercializar já estes artigos. E para combater a crise que já se sente em algumas casas e em que outras aproxima-se a passos largos, aqui deixo uma receitinha bem económica e rápida, para poupar algum dinheiro para comprar prendas ou melhor lembranças para este Natal.



Ingredientes (para 4 pessoas):


- 4 Pimentos (vermelho, amarelo, verde e laranja)

- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem mais um pouco para pincelar os pimentos

- 1 cebola média arranjada e cortada aos cubos bem pequeninos

- 200 gr. de cogumelos frescos

- 1 colher de sopa de ervas da provence

- 250 gr. de arroz basmati já cozinhado

- 150 gr. de queijo feta light


Modo de Preparação Tradicional:


1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC. Lave os pimentos, corte-os ao meio, limpe as sementes e partes brancas. Pincele com azeite o interior dos pimentos ou use azeite em spray. Leve os pimentos ao forno durante 10 minutos.


2º Passo: Enquanto os pimentos estão no forno, leve uma frigideira ao lume com as 2 colheres de sopa de azeite. Quando estiver quente adicione a cebola, quando estiver translúcida adicione os cogumelos, adicione as ervas da provence e deixe ao lume até estar cozinhado.


3º Passo: Adicione o arroz à frigideira e saltei durante 2 minutos. Remova a frigideira do lume e adicione o queijo feta cortado em cubos de 1 cm. Rechei os pimentos e leve-os ao forno por mais 15-20 minutos até estarem bem passados.


Nota:Se o arroz já estiver cozinhada este prato faz-se em 2 tempos e acompanhado de uma bela saladinha dá uma refeição e tanto. Na foto parece que o arroz ficou um pouco preto mas é o efeito que os cogumelos frescos dão.


Fonte: Receita adaptada de uma cartão de receitas do Morrisons.

Imprimir