28/09/2010

Bolo húmido de clementinas para o 1º aniversário do blog

Hoje é o primeiro aniversário do blog, gostava de ter trazido um bolo mais glamouroso e com uma aparência deliciosa. Mas infelizmente o tempo tem sido muito curto e apesar de passar algum tempo na cozinha todos os dias, não têm sido o suficiente para me dedidar de corpo e alma a decorações e a receitas mais exigentes.
Apesar de tudo as fotos nem sempre revelam tudo, este bolo apesar de tudo tem uma textura super húmida e faz lembrar um pouco o interior da torta de amêndoa, por isso quem for apreciador de torta de amêndoa também irá apreciar este bolinho.
Ultimamente tenho postado muito pouco, apesar de a vontade de o fazer ser muita, mas como tempo não estica e existem outras prioridades... Pode ser que daqui para a frente possa actualizar mais frequentemente este cantinho, que com tanto amor e força de vontade foi construído.
Ingredientes:
- 5 clementinas grandes
- 300 gr. de açúcar amarelo
- 150 ml de água a ferver
- 200 gr. de manteiga
- sumo e raspa de 1 limão
- 3 ovos
- 300 gr. de farinha de amêndoa
- 25 gr. de farinha maizena
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Raspe as cascas das clementinas e reserve. Numa panela dissolva 125 gr. de açúcar em 150 ml de água a ferver. Entretanto, corte as clementinas em rodelas. Quando o açúcar tiver dissolvido aumento a temperatura para a água do xarope evaporar um pouco. Adicione as rodelas de clementina, tape a panela e deixe em lume brando durante 20 minutos.
2º Passo: Barre com manteiga uma forma redonda de fundo amovível com 25 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel vegetal e por cima barre com um pouco mais de manteiga e polvilhe com farinha. Retire o excesso de farinha. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
3º Passo: Remova as rodelas das clementinas com muito cuidado da panela e arranje-as no fundo da forma. Introduza no copo da bimby a restante manteiga, as 175 gr. de açúcar, sumo e raspa do limão e raspas das clementinas. Bata durante cerca de 1 min., Vel. 4. Se achar necessário a meio do tempo pare e baixa os ingredientes com a ajuda de uma espátula.
4º Passo: Programe mais 1 min, a Vel 4. e vá adionando as gemas uma a uma. Com a bimby parada adicione a farinha de amêndoa, a maizena e o iogurte e programe mais 1 min., Vel. 4.
5º Passo: Bata as claras em castelo e coloque a borboleta na bimby. Adicione as claras e programe 1 min., Vel. 2/3. Se achar necessário dê mais tempo.
6º Passo: Cuidadosamente transfira a massa para a forma e leve a cozer durante 1 hora. Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha sem desenformar. Depois de frio poderá desenformar e servir.

Notas: Poderá substituir as 5 clementinas por 3 laranjas grandes. 
Fonte: Receita ligeiramente adaptada do site BBC Good Food.
Imprimir

03/09/2010

Tarte de cebola e tomates cereja

E sai mais uma tarte vegetariana desta cozinha para aproveitar os belos tomates cereja que abundam no mercado.
Ingredientes:
- 1 placa de massa quebrada
- 500 gr. de cebolas cortada às rodelas fininhas
- 3 colheres de sopa de azeite
- 200 gr. de queijo feta
- 400 gr. de tomates cereja
- 2 colheres de sopa de tomilho fresco (apenas as folhas)
- 3 ovos
- 300 ml de leite
- Pimenta preta moída na hora
- Sal grosso q.b.
Modo de Preparação:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC. Estenda a massa e forre uma tarteleira com 27 cm de diâmetro com a mesma. Deixe a massa descansar durante 10 minutos.
2º Passo: Coloque uma folha de papel vegetal no topo da tarte e por cima disponha feijões ou pesos. Leve ao forno durante 5 minutos. Retire a folha de papel vegetal com os pesos e leve ao forno por mais 5 minutos.
3º Passo: Entretanto, leve uma frigideira com o azeite ao lume. Quando estiver quente adicione as cebolas e deixe cozinhar por 10 minutos, ou até estarem bem macias. Adicione o tomilho e tempere com pimenta preta e sal, deixe ao lume por mais 5 minutos. Retire do lume e reserve.
4º Passo: Bata os ovos com o leite até estar tudo muito bem ligado. Por cima da tarte disponha a cebola e espalhe uniformemente. Por cima coloque os tomates cherry e o queijo feta cortado em cubos de 1 cm. Regue com os ovos e leite e se quiser polvilhe com mais tomilho. Leve ao forno durante 30-40 minutos ou até estar bem passado no meio.
Fonte: Inspirada numa revista da Good Food Magazine.

01/09/2010

Hamburgueres Nham Nham

Estas hamburgueres são tão deliciosas que é impossível só fazê-las só uma vez, pois apartir do momento em que se fazem e provam vão é querer fazer muitas mais vezes. Gosto muito de comer hamburgueres mas para mim têm de ser bem saborosas e com carne verdadeira, pois o que mais se encontra hoje em dia à venda nos supermercados ou grandes superfícies é hamburgueres que pouca percentagem de carne têm. A maior parte é feito com nervos, cartilagem e farinha de ossos e de carne muito pouco se sente. No entanto, o segredo para preparar qualquer hamburguer está na qualidade da carne, por isso na hora de escolher qual a melhor carne picada (isto se não pedir para no talho picarem uma peça de carne) deverá optar por carne picada bem vermelhinha e com pouca parte branca, ou seja, gordura ou nervos/cartilagem.
Ingredientes para 8 hamburgueres:
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola bem grande ou 2 médias
- 2 cebolos
- 800 gr. de carne picada de boa qualidade
- 2 colheres de sopa de tomilho fresco picado (apenas as folhas)
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- 6 dentes de alho bem picados
- 1 ovo XL
- 50 gr. de pão ralado
- Sal grosso q.b.
- Pimenta preta moída na hora q.b.
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Coloque o azeite num frigideira e leve ao lume até aquecer. Quando o azeite estiver bem quente adicione a cebola cortada às rodelas e o cebolo cortada em rodelas bem fininhas. E deixe em lume baixo/médio durante cerca de 10 minutos ou até a cebola e cebolo estarem bem cozinhados. Retire do lume e deixe arrefecer.
2º Passo: Misture os restantes ingredientes pela ordem em que estão escritos e tempere com sal e pimenta, adicione a cebola e cebolo reservados e misture tudo muito bem.
3º Passo: Molde os hamburgueres. Se tiver um utensílio de plástico para os moldar ainda melhor. Corte rodelas de papel vegetal da largura do molde que vai utilizar e disponha uma por baixo e outra por cima do hamburguer. Desta forma é super fácil guardar os hamburgueres no congelador ou no frigorífico até serem utilizados.
4º Passo: Grelhe os hamburgueres durante cerca de 10 minutos de cada lado. Poderá servir os hamburgueres em pão de hamburguer com folhas de alface, tomate, cebola roxa, queijo e cogumelos grelhados com molho de manteiga de cebolinho e alho.
Fonte: Receita adaptada do livro "Food for living" da Rachel Allen.