25/08/2010

Verduras com ervas aromáticas

Ultimamente pouco ou nada se tem cozinhado por estes lados, a falta de energia é muita e a preguiça também. Não é normal ser assim, mas é como tudo na vida existem dias bons e dias menos bons. E como tal não me tenho aventurado por novos caminhos, tenho seguido sempre trilhos que conheço, mas melhores dias virão.
Para piorar a situação a qualidade das fotos também vai começar a piorar (até parece que foi boa alguma vez, mas pronto...) uma vez que os dias por aqui vão ficando cada vez mais curtos e com eles a luminosidade natural que torna as fotos muito mais bonitas.
Esta receita é super fácil de fazer rende bastante, dá para 4 pessoas comerem se for prato principal e 6-8 se fôr apenas servida como entrada.
Ingredientes:
- 2 courgettes médias
- 1 beringela média
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento laranja
- 1/2 pimento amarelo
- 2 cebolas pequenas
- 3 dentes de alho
- 2 colher de sopa de azeite extra virgem
- 500 gr. de tomate enlatado ou 400 gr. de tomate sem peles nem sementes
- 2 colheres de sopa de coentros, salsa, tomilho e manjericão frescos picados finamente
- Sal grosso q.b.
- Pimenta preta moída na hora q.b.
- 1 colher de sopa de oregãos
- 6 cogumelos médios frescos laminados finamente
- 2 dentes de alho com pele esmagados ligeirament
- Puré de batata pré-cozinhado
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Numa frigideira coloque uma colher de sopa de azeite e leve ao lume. Quando estiver bem quente adicione os alhos com pele deixe alourar um pouco e adicione os cogumelos quando o azeite estiver bem quente. Frite-os até estarem macios. Retire do lume e reserve.
2º Passo: Coloque no copo todas as verdura, alho, cebola e a outra colher de sopa de azeite. Programe 1 min., Vel. 4.
3º Passo: Junte o tomate (se usar o enlatado retire o suco antes de colocar no copo), as duas colheres de sopa com as ervas frescas picadas, sal e pimenta preta e programe 15 min., Temp. Varoma, Colher Inversa Vel. 3.
4º Passo: No prato de servir coloque um aro com cerca de 10 cm e coloque 1 cm de altura de puré de batata. Por cima disponha as verduras e espalme bem para que não se desmorone. Espere Negritocerca de 3-4 minutos. Coloque os cogumelos por cima e polvilhe com os oregãos. Sirva de seguida.
Fonte: Receita adaptada do livro "Adelgazar con Thermomix".

18/08/2010

Pasta com pimentos assados e mascarpone

Esta pasta é uma delicia e super fácil de fazer, a parte que leva mais tempo é mesmo assar os pimentos, mas se fizer com antecedência é um prato facílimo de preparar. Eu como na foto mostro o exemplo com dois tipos de massa diferente, mas para mim a que se adapta melhor a este prato é sem dúvida a espiral tricolor.
Ingredientes:
- 1 pimento vermelho
- 1 pimento laranja
- 1 pimento amarelo
- 10 ml de azeite
- 2 cebola pequenas
- 3 dentes de alho
- 450 gr. de tomates pelados e sem sementes ou 1 lata de tomate de 400 gr.
- 3 colheres de sopa de ervas aromáticas frescas (manjericão, cebolinho, salsa, etc...)
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída na hora q.b.
- 450 gr. de pasta
- 150 gr. de mascarpone
Modo de Preparação:
1º Passo: Leve os pimentos a assar num grelhador eléctrico ou no forno. Se optar pelo forno pré-aqueça-o a 240ºC e leve os pimentos a assar durante cerca de 30-40 minutos, não se esquecendo de os ir virando de 10 em 10 minutos.
2º Passo: Coloque os pimentos dentro de um saco de congelação e deixe-os arrefecer, só depois deverá retirar as sementes e peles e corte em fatias fininhas no sentido do comprimento. Nunca lave os pimentos em água, pois irão perder todos os sucos e com eles o sabor.
3º Passo: Entretante, prepare o molho de tomate. Adicione os 10 ml de azeite na Thermomix e programe 2 min., Temp. 100ºC, Vel Colher.
4º Passo: Adicione 3 dentes de alho esmagados, 2 cebolas pequenas às rodelas e programe 5 min., Temp. 100ºC, Vel 2.
5º Passo: Junte os tomates frescos ou os enlatados, 1 colher de sopa de salsa picada e 1 colher de sopa de manjericão e programe 5 min., Temp. 100ºC, Vel 2.
6º Passo: Programe mais 20 min., Temp. 100ºC, Vel.1, sem o copinho mas com o cesto por cima. No final adicione a outra colher de sopa com ervas aromáticas.
7º Passo: Cozinhe a massa de acordo com as intruções do fabricante em água e sal, escorra-a e misture com o molho de tomate e pimentos que preparou. Por cima coloque nozes de mascarpone e sirva de imediato.
Fonte: Receita retirada do livro "Food for living" da Rachel Allen.

16/08/2010

Lulas Gratinadas

Este prato é bom para quem não se importar de ligar o forno nesta altura do ano, mas se não estiverem a pensar nisso sempre podem guarda-lá para fazer mais tarde. É uma boa alternativa ao peixe e carne.
Ingredientes: - 1 Kg de lulas - 4 colheres de sopa de azeite - 3 dentes de alho - 1 cebola grande - 100 ml de vinho branco seco - 4 colheres de sopa de polpa de tomate - 1 cálice de vinho do Porto ou da Madeira - 1 colher de sopa de salsa picada finamente - 500 ml de molho bechámel (eu fiz na Bimby, mas poderá fazer qualquer receita tradicional) - Sal grosso q.b. - Pimenta preta moída na hora q.b. - 1 colher de sopa de molho inglês - 500 gr. de arroz ou púre de batata já preparado (facultativo) - Pão e/ou queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Lave as lulas muito bem, limpe-as e corte-as às rodelas com cerca de 0.8 cm de largura. Tempere as argolas com sal e pimenta.
2º Passo: Coloque o azeite numa panela e leve ao lume. Quandoo azeite estiver quente adicione o alho picado grosseiramente. Quando o alho começar a ganhar côr adicione a cebola cortada as rodelas e deixe alourar.
3º Passo: Adicione a salsa deixe refogar por mais um pouco mexendo com uma colher de pau, de forma a alourar por igual.
4º Passo: Adicione as lulas, vinho branco, vinho do Porto e polpa de tomate mexa muito bem para incorporar tudo, tape a panela e deixe suar durante 3-4 minutos. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
5º Passo: Veja se as lulas estão passadas, se não estiverem deixe por mais uns breves minutos.
6º Passo: Coloque no fundo de um pirex o puré de batata ou arroz já preparado. Por cima coloque as lulas e no topo coloque o molho bechámel. Polvilhe com pão ralado e/ou queijo parmesão e leve ao forno durante 30-35 minutos a 200ºC, ou até estar dourado.
Bom apetite!
Notas: Poderá adicionar camarão para enriquecer este prato, para tal basta colocar o camarão na mesma altura em que coloca as lulas. Fonte: Receita adaptada de uma receita super antiga da Teleculinária de 1984. Imprimir

13/08/2010

Torta merengada de frutos silvestres

Depois de umas férias muito bem aproveitadas pelo Reino dos Algarves, eis que a vida do costume volta a ribalta e com ela os afazeres do dia-a-dia. Entre eles a vida da blogosfera que para mim preenche o espaço vazio das horas livres e onde tenho aprendido e muito, e espero ter ensinado também. No entanto, este mundo e tão viciante para quem adora a arte de cozinhar, que se torna dificil ausentar-me por muito tempo. As únicas coisas que me fazem parar ou abrandar o ritmo das visitas e publicação de post´s é o volume de trabalho que por vezes tenho ou questoes familiares. Mas no fundo sei que aqui é como se fosse um refugio... Em breve espero poder visitar todos os cantinhos por onde costumo passar e aos poucos voltar ao activo.
Com esta receita participo também no Desafio do blog Delícias e Talentos, que desta vez consiste em preparar Delicias Geladas. Ingredientes: - 4 claras de ovo - 150 gr. de açúcar em pó - 1 colher de sopa de maizena -50 gr. de amêndoas raladas finamente - 1 colher de sopa de cacau em pó ou açúcar em pó - 300 ml de natas com mín. 55% de gordura
- 1 colher de sobremesa de vinagre branco - 1 colher de sopa de mel de alfarroba - 2 gotas de essência de baunilha - 400 gr. de frutos silvestres (eu usei morangos, mirtilos, framboesas e amoras) Modo de Preparação Tradicional: 1º Passo: Pré-aqueça forno a 200ºC. Bata as claras até estarem bem firmes.
2º Passo: Adicione o açúcar em pó aos poucos, uma colher de sopa de cada vez e continue a bater entre cada adição. As claras ficaram com uma cor bem brilhante.
3º Passo: Adicione a colher de sopa de maizena, amêndoas e colher de sobremesa de sopa de vinagre. E integre muito lentamente na mistura com a ajuda de uma colher de sopa de metal.
4º Passo: Forre um tabuleiro com 20 cm x 30 cm de papel vegetal. Espalhe o merengue por cima e alise com a ajuda de uma espátula.
5º Passo: Leve ao forno durante 18-20 minutos ou até o merengue estar seco ao toque.
6º Passo: Remova o tabuleiro do forno e desenforme sobre outra folha de papel vegetal previamente polvilhada com o cacau em pó ou açúcar em pó. Enrole a torta com cuidado e deixe-a arrefecer.
7º Passo: Misture as natas com a colher de sopa de mel e essência de baunilha e bata até as natas ficarem bem firmes. Se não fôr usar de imediato guarde no frigorífico.
8º Passo: Cuidadosamente desenrole a torta, espalhe as natas e 2/3 da fruta no interior. Volte a enrolar a torta e disponha-a no prato de servir. Leve ao frigorífico até ao momento de servir. Decore com a restante fruta e natas e polvilhe com açúcar em pó ou cacau em pó.
Posso dizer que é sucesso garantido e é uma excelente sobremesa para este Verão, fresquinha é do melhor.
Fonte: Receita adaptada da Morrisons Magazine Julho/Agosto 2008.
Notas: Pode cortar a fruta em pedaços pequenos para facilitar o processo de enrolar a torta.
Esta torta deve ser consumida em 24 horas.
Imprimir