21/06/2010

Lombo de perú recheado com chouriça

E agora um pouco de sal, sim porque o que ultimamente por cá não tem faltado tem sido o açúcar. E o mau tempo...parece que os dias se sol e amenos já se foram e o Verão por aqui não foi além de uns quantos dias.
As batatas ficaram bem estaladiças e húmidas por dentro, e a carne ficou no ponto certo. Como a carne de perú é um pouco seca, para quem não apreciar deve fazer um molhinho para regar a carne depois de cozinhada, eu não fiz, pois não achei necessário.
Ingredientes:
- 1 lombo de perú com 1 Kg
- 1 chouriça caseira com o comprimento do lombo
- 100 ml de vinho branco
- 2 colheres de sopa de paprika
- 5 dentes de alho
- 1 colher de sopa de tempero Cherry
- 1 colher de sopa de sal grosso
- 2 Kg de batatas cortadas em rodelas com 0.3-o,5 cm de largura
- 400 gr. de tomatos cherry
- 30 ml de azeite
- Alho em pó
Modo de Preparação:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Faça um furo no meio da carne de forma a conseguir introduzir a chouriça pelo furo. Retire a pele à chouriça e introduza-a no furo. Se fôr necessário ate a carne com cordel de cozinha.
2º Passo: Num almofariz coloque os alhos, paprika, 1 colher de sopa de azeite, vinho e sal. Misture tudo muito bem, pisando os alhos durante algum tempo. Coloque a carne num tabuleiro. Regue a carne com esta mistura, e esfregue muito bem.
3º Passo: Disponha as batatas às rodelas à volta da carne. Regue com um pouco de azeite, polvilhe com alho em pó, tempere com um pouco de sal e tempero Cherry.
4º Passo: Diminua a temperatura do forno para 180-170 ºC e coloque o tabuleiro durante 20 minutos a assar. Findo este tempo dê a volta ao lombo e às batatas e deixe durante mais 20 minutos, se achar necessário regue com mais vinho e azeite. Passado este tempo dê outra volta ao lombo e às batatas e junte os tomates cherry, leve ao forno por mais 20 minutos, se achar necessário regue com mais vinho e azeite.
5º Passo: Retire o tabuleiro do forno e sirva de imediato. Bom apetite.
Fonte: Ligeiramente adaptada do blog da Inês, Cardápio de Sabores.

18/06/2010

Remendo de ruibarbo e morangos


Ruibarbos e morangos casam muito bem. Para quem nunca provou ou ainda não encontrou à venda, peço que não desistam pois vale a pena. Se não souberem o que fazer imediatamente com o ruibarbo podem cortar aos bocados e congelar, ou então deixar no frigorífico por 1 semana e meia, isto se fôr fresco. Acredito que em algumas grandes superfícies já esteja disponível, nem que seja na área dos congelados. Conjuga bem com doces pelo seu contraste ácido e textura, claro que não é possível agradar a gregos e a troianos, mas sem se provar não se sabe se se gosta ou não. O meu marido antes não gostava, depois de eu começar a fazer sobremesas com o ruibarbo cá em casa, adora. Tanto, que cada vez que vê à venda no supermercado insiste para eu comprar.
E com esta receita participo em mais um desafio do blog Delícias e Talentos, em que o desafio desta vez é cozinhar com 2 ingredientes que levem a letra M, os ingredientes que eu utilizei nesta receita que começam com a letra M, são os morangos e a manteiga.
Poderá substituir o ruibarbo por nectarinas ou pêssegos, mas neste caso reduza 15 gr. da quantidade de açúcar.
Ingredientes para o recheio:
- 350 gr. de ruibarbo cortados aos bocadinhos com 2 dedos de comprimento
- 400 gr. de morangos
- 70 gr. de açúcar branco granulado
- 1 colher de sopa de farinha sem fermento
Ingredientes para o topo:
- 125 gr. de farinha sem fermento
- 50 gr. de amêndoas raladas
- 50 gr. de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa de fermento
- 50 gr. de manteiga sem sal
- 1 pitada de sal
- 75 ml de natas de soja
- 1 colher de sopa de extracto de baunilha
- 30 gr. de amêndoas laminadas
Modo de Preparação do recheio:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 190ºC. Coloque o ruibarbo e os morangos cortados em metades sem forem grandes num recipiente refráctario com 30 cm x 20 cm. Por cima disponha o açúcar branco e a farinha, e com as mãos misture tudo muito bem.
Modo de Preparação para o Topo na Bimby:
1º Passo: Misture as farinhas, açúcar amarelo, fermento, manteiga e uma pitada de sal no copo da bimby e programe 1 min., Vel. 3-4. A meio do tempo pare para baixar os ingredientes que subiram para o topo do copo.
2º Passo: Junte as natas e o extracto de baunilha aos restantes ingredientes e programe 1 min., Vel 3-5. A meio do tempo pare para baixar os ingredientes que subiram para o topo do copo.
3º Passo: Disponha a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse durante 2-3 minutos até estar bem ligada, se fôr necessário adicione mais farinha. Com a ajuda de um rolo estenda a massa até ficar com 1 cm de espessura.
4º Passo: Corte rodelas com 7 cm de diâmetro, deverá obter entre 9 a 12 rodelas. Disponha as rodelas por cima do recheio deixando pelo 2 cm de distância entre elas. Salpique com as amêndoas laminadas e leve ao forno durante 35-40 minutos ou até estar dem dourado.
Fonte: Receita adaptada da revista Good Food Magazine, Junho 2009.

16/06/2010

Farófias

As farófias são uma sobremesa super leve e ideal para jantares bem pesados, para além de ser excelente para aproveitar claras. Quando acumulo stock´s de claras geralmente é este o destino que lhes está traçado.
A ciência para fazer farófias é bem mais complicada do que aquilo que parece, pois tem de se saber o momento certo em que as devemos de retirar do lume, caso contrário, mirram até estarem reduzidas a quase nada. É uma técnica que leva o seu tempo para ser aprendida e requer alguma prática, mas nada como tentar. Eu aprendi sozinha, e espero que com as dicas que vou descrever os mais medrosos percam medo e se aventurem. No entanto, cada pessoa tem a sua técnica, e por vezes por mais conselhos e por mais que se leia o melhor é mesmo tentar e arranjar a sua própria técnica.
Ingredientes:
- 1,5 litros de leite magro
- 14 claras de ovos
- 7 colheres de sopa de açúcar
- 2 paus de canela
- Casca de 1 limão
- 2 colheres de sopa bem cheias de farinha custarda
- Canela para polvilhar
Modo de Preparação:
1º Passo: Bata as claras em castelo, quando começarem a ficar firmes adicione o açúcar e continue a batê-las até estarem bem firmes. Leva mais 3-4 minutos após a adição do açúcar.
2º Passo: Deite o leite numa panela bem larga e alta, reserve apenas 50 ml desse leite. Leve ao lume o leite, juntamente com os paus de canela e casca de limão.
3º Passo: Quando o leite ferver, baixe o lume e adicione uma colher de sopa cheia de claras, de cada vez. Eu costumo colocar apenas 3 colheres de sopa, mas vai depender do tamanho da panela, uma vez que as claras vão duplicar o tamanho.
4º Passo: Aumente o lume. Quando as claras começarem a formar uma espécie de concha no centro, volte-as ao contrário com o lume no máximo. Assim que as voltar diminua o lume, elas irão cozer na espuma que se forma. Assim que voltar a formar uma espécie de concha retire-as do lume.
5º Passo: Coloque as claras cozidas num passador com uma folha de papel de cozinha por baixo. O leite que escorrer poderá repôr na panela.
6º Passo: Quando terminar de cozer todas as claras, retire o leite do lume e filtre-o com a ajuda de um passador, para retirar a canela e limão. Volte a colocar o leite ao lume.
7º Passo: Dilua a farinha custarda no leite que reservou. Junte esta mistura ao leite que está ao lume. E misture com a ajuda de uma vara de arames até o leite engrossar.
8º Passo: Disponha o creme por cima das farófias. Deixe-as arrefecer e leve ao frigorífico. Quando fôr servir polvilhe com canela.
Notas: Não sei de onde retirei a receita, acho que foi um mix do que li e do que testei até hoje.

14/06/2010

Bolo de Ananás e côco

Desta vez consegui deixar tudo alinhado para participar no passatempo que se encontra a decorrer no blog da Luísa Alexandra. Se alguém quiser saber mais informações poderá visitar este post.
E com este bolinho também participo no 3º Aniversário do Blog da Belinha Gulosa, ela é mesmo uma querida. Quem ainda por lá não passou anda a perder muita coisa...
E como os desafios eram ambos em fazer uma receita que leve côco eu decidi fazer este maravilhoso bolinho de ananás e côco.
Ingredientes:
- 75 gr. de côco ralado fresco (faz toda a diferença) + extra para polvilhar
- 50 gr. de manteiga
- 150 gr. de farinha sem fermento
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
- 100 gr. de açúcar
- 2 ovos XL
- 4 fatias de ananás natural
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Corte o ananás aos bocadinhos. Numa frigideira anti-aderente coloque 3 colheres de sopa das 100 gr. de açúcar. Leve a lume médio, quando o açúcar começar a dissolver adicione o ananás e deixe cozinhar até estar caramelizado.
2º Passo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque o côco no copo e programe 40 seg., Vel. 5. Junte os restantes ingredientes excepto o ananás e programe 1 min., Vel. 4. A meio do tempo pare para puxar os ingredientes que subiram para o topo do copo.
3º Passo: Misture o ananás à massa com a ajuda de uma espátula. Disponha a massa numa forma de bolo inglês e leve ao forno durante 40 minutos ou até estar bem passado.
4º Passo: Retire do forno e deixe arrefecer. Polvilhe com côco ralado.
Fonte: Receita adaptada da Martha Stewart, podem consultar aqui.

E o prémio vai para.....

Parabéns Moranguita... Foste a feliz contemplada com os dois livritos em Inglês.

Muito obrigada a todos os que participaram.

11/06/2010

Tarte de Ruibarbo

Ruibarbo é óptimo para fazer doces. Dá um sabor ácido que contrasta muito bem com o doce que vêm de outros ingredientes usados na confecção de tartes, bolos, etc... Desde que começa a aparecer no mercado, tento sempre utilizá-lo ao máximo, pois dura pouco tempo, e não gosto de usar a versão que existe na área dos congelados. E nada melhor do ir testando sempre novas receitas.
Esta tarte não ficou nada fotogénica, mas posso dizer que ficou uma verdadeira maravilha...
E não se esqueçam que está a decorrer um passatempo, para verem como participar vejam o post anterior.
Ingredientes para a massa:
- 150 gr. de farinha sem fermento
- 25 gr. de açúcar em pó
- 100 gr. de manteiga
- 1 ovo batido
- Manteiga para untar a forma
Ingredientes para o recheio:
- 4 colheres de sopa de doce de morango
- 4 gemas de ovo
- 300 ml de natas
- 225 gr. de ruibarbo (cortado com 2 cm de comprimento)
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Para fazer a massa. Coloque a farinha, açúcar, manteiga e metade do ovo batido no copo da Bimby e programe 1 min., Vel. 4. A meio do tempo aproveite para baixar os ingredientes que estiverem agarrados à parede do copo.
2º Passo: Junte uma colher de sopa ao restante ovo batido e misture muito bem, reserve. Espalme a massa ligeiramente e envolva em película aderente. Coloque no frigorífico durante 30 minutos ou 10 minutos no congelador. Se estiver muito calor na cozinha aconselho a colocar no congelador por mais tempo e quando fôr trabalhar a massa o faço rapidamente.
3º Passo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma para tartes de 23 cm com um pouco de manteiga. Retire a massa do congelador ou frigorífico e coloque-a entre 2 folhas de película aderente com um tamanho superior à sua forma. Com a ajuda de um rolo espalme a massa até ficar com 0,5 cm de espessura, e com um tamanho que cubra o fundo da forma e os lados.
4º Passo: Remova a película aderente virada para si. Agarre nas pontas da película aderente e coloque a massa sobre a forma ficando com a película aderente virada para si. Com a ajuda dos dedos pressione a massa sobre a forma e corte a massa que sobra à volta da forma. Retire a película aderente e leve a forma ao congelador por 10 minutos pelos menos.
5º Passo: Coloque papel vegetal sobre a massa, de forma a cobrir o fundo e os lados por cima coloque feijões secos ou alguns pesos. Leve ao forno durante 10 minutos, ou até a massa estar seca.
6º Passo: Retire do forno, remova o papel vegetal com os pesos. Pincele com o restante ovo batido com a água e leve ao forno por mais 4-5 minutos. Retire do forno e reserve.
7º Passo: Coloque as gemas, doce de morango e natas no copo da bimby e programe 1 minuto, Vel. 4. Disponha o creme por cima da massa e no topo coloque o ruibarbo. Leve ao forno durante 30 minutos, ou até estar bem passada. Deixe arrefecer à temperatura ambiente.
 

Notas: Se o ruibarbo fôr muito grosso, corte primeiro ao meio e depois corte em bocados de 2 cm. Poderá optar por outro tipo de massa mais fácil de trabalhar com temperaturas acima dos 25ºC.
Fonte: Receita ligeiramente adaptada da Rachel Allen.

07/06/2010

Nem quero acreditar 10.000 Visitantes!

Pois é hoje, nem queria acreditar quando vi que o contador atingiu as 10.000 visitas neste humilde e muito simples blog. Neste espaço apenas relato as minhas aventuras culinárias, de forma a estarem acessíveis a todos, e onde quero acumular as minhas receitas. Escrevo-as o mais detalhadamente possível, pois se algum dia quiser repetir alguma delas, só tenho de acender a esta base de dados.
E para comemorar este facto nada melhor do que sortear dois livrinhos entre as pessoas que por aqui passam e deixam sempre uma palavra de carinho, animo e amizade. Os livro são ambos em Inglês, um dá pelo título de "Slow cooker" e o outro de "Tapas".
Os regulamentos do concurso são muito simples:
1º) Comentar este post - o comentário podera incluir uma sugestão ou dizerem o porquê que visitam este blog ou outra coisa qualquer.
2º) Só serão aceites comentários feitos por seguidores deste blog (quem ainda não fôr e quiser se habilitar aos livros ainda vai a tempo, lol).
3º) Os comentários serão aceites até dia 13 de Junho, às 23h59.
4º) Apenas será valido 1 comentário por pessoa.
5º) O concurso está aberto para o Globo, por isso não importa se mora na Pólo Norte ou em Madagascar, pode participar na mesma.
6º) O sortei será feito de modo aleatório.
7º) O vencedor ou vencedora ganhará os 2 livros.
Obrigada a todos que por cá passam pois este espaço também acaba por ser vosso ou ter a vossa influência.
Toca a participar e boa sorte para todos.

Rigatoni com courgette, limão e basílico

Quem por cá passa, sabe que massas são a minha perdição e como tal volta e meia são presença constante na mesa. Esta massa é uma delicia, super refrescante e óptima para estes dias quentes que se fazem sentir, de vez em quando.
Ingredientes:
- 450 gr. de rigatoni ou outro tipo de massa
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 courgette grandes ou 4 pequenas
- 125 gr. de queijo creme com ervas ou outro tipo de queijo a gosto
- 3 colheres de sopa de leite
- 50 gr. de espinafres
- Raspas da casca de meio limão
- 3 colheres de sopa de basílico picado finamente
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
Modo de Preparação:
1º Passo: Corte a courgette longitudinalmente em fatias muito fininhas. Se as courgettes forem muito grandes, corte-as primeira ao meio e depois longitudinalmente. Aqueça o azeite numa frigideira em lume médio.
2º Passo: Coloque as courgettes no frigideira e deixe-as cozinhar durante 5 minutos. Junte os espinafres e cozinhe por mais 2-3 minutos em lume médio. Entretanto, prepare o rigatoni de acordo com as instrições da embalagem.
3º Passo: Numa taça misture o queijo, leite, raspas de limão e uma colher de sopa do basilico. Junte a mistura às courgettes e espinafres e deixe saltear durante 1-2 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
4º Passo: Escorra a água da massa. Volte a colocar a massa na panela, adicione a mistura das courgettes e espinafres e misture tudo muito bem. Sirva de imediato numa taça ou prato aquecido no forno. Polvilhe com o restante basilico.
Notas: Se as courgettes tiverem mais do que 15 cm convêm retirar as sementes antes de fatiá-las finamente.
Fonte: Receita adaptada da Rachel Allen.

04/06/2010

Vulcões de Chocolate

Esta receita é tão boa, tão boa, que é impossível não voltar a repeti-la depois de fazer pela primeira vez. Quem já fez e é apreciador de chocolate como eu, sabe do que estou a falar...
Ingredientes para 4 vulcões:
- 100 gr. de chocolate preto
- 3 ovos médios
- 50 gr. de açúcar granulado branco
- 5o gr. de manteiga à temperatura ambiente
- 15 gr. de farinha com fermento
- 6 quadrados de chocolate preto
- Manteiga para barrar as formas
- Cacau em pó ou canela para polvilhar as formas
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 250ºC. Coloque no copo bem seco as 100 gr. de chocolate e programe 8 seg., Vel. 9.
2º Passo: Com a ajuda da espatula empurre o chocolate para o fundo do copo. Adicione a manteiga, ovos e o açúcar e programe 3 min., Temp. 50ºC, Vel. 2.
3º Passo: Junte a farinha aos outros ingredientes e programe 10 seg., Vel. 3.
4º Passo: Unte com manteiga e polvilhe com cacau em pó ou canela 4 ramequins ou formas. Disponha massa até um terço da capacidade das formas que utilizar. Coloque 1 quadrado e meio de chocolate por cima da massa. Por cima coloque mais massa, tendo o cuidado de deixar pelo menos 1 dedo de forma à vista. De forma a evitar que a massa venha por fora quando estiver no forno.
5º Passo: Leve as formas ao forno durante 10 minutos a 180ºC. Sirva acompanhado com uma bola de gelado de baunilha e polvilhado com canela.
Notas: Poderá congelar as formas e quando quiser comer, apenas tem de colocar no forno bem quente, 200ºC durante 10-13 minutos. O tempo e a temperatura variam de forno para forno. Por isso se não souber estes valores ao certo, experimente fazer apenas com uma forma e veja qual o resultado.
Fonte: Receita retirado do Fórum Bimby, publicada pela Ana I..

02/06/2010

Delícias do mar com salsichas, lentilhas puy e salsa verde

Desta vez fiz um prato um pouco diferento do habitual, mas em que a mistura dos diferentes sabores resulta na perfeição. Todos os ingredientes estão em sintonia neste maravilhoso prato...Apesar deste prato não levar picante, tem sabores e cheiros que fazem lembrar a comida indiana.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 a 5 tiras de delícias do mar por pessoa
- Azeite
Ingredientes para preparar as lentilhas:
- 100 gr. lentilhas puy
- 500 ml de caldo de vegetais quente
- 2 folhas de louro
- 1 colher de sopa de tomilho fresco
- 1 cebola picada finamente
- 1 cenoura cortada aos bocadinhos pequenos
- 1 haste de aipo, finamente picado
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal q.b.
- Pimenta preta q.b.
Ingredientes para preparar a salsa verde:
- 1 mão cheia de salsa
- 1 mão cheia de basílico
- 1 colher de sopa de mostarda Dijon
- 3 dente de alho
- 80 ml de azeite
- Metade de uma cebola roxa
Ingredientes para preparar as salsichas:
- 400 gr. de salsichas frescas
- 2 colheres de sopa de paprika
- 1 colher de sopa de sementes de funcho
- 1 colher de sopa de azeite
Modo de Preparação das lentilhas:
1º Passo: Lave as lentilhas muito bem em água fria corrente. Coloque as lentilhas numa panela, juntamente com o caldo de vegetais quente, louro e tomilho e deixe cozinhar em lume brando durante 20-25 minutos.
2º Passo: Coloque uma frigideira ao lume e salteie a cebola, cenoura e aipo no azeite. Assim que as lentilhas estiverem cozidas, escorra-as e misture-as com os vegetais salteados. Tempere a gosto.
Modo de Preparação da Salsa Verde:
1º Passo: Lave a salsa e o basílico e coloque na picadora, juntamente com os alhos e mostarda. Adicione um pouco de azeite e pique tudo até estar ligado, juntando o restante azeite aos poucos. Coloque a salsa verde numa taça e incorpore a cebola roxa. Adicione 2 colheres de sopa da salsa verde às lentilhas.
Modo de Preparação das salsichas:
1º Passo: Retire a pele das salsichas. Misture a carne das salsichas com a paprika e as semente de funcho. Forme bolas com as mãos do tamanho de uma noz.
2º Passo: Aqueça o azeite numa frigideira e frite as salsichas em lume médio, até estarem bem passadas no meio.
Modo de Preparação das delicias do mar:
1º Passo: Aqueça uma frigideira de fundo grosso até estar bem quente. Pincele as delícias do mar com azeite. Frite-as durante 1-2 minutos de cada lado.
Montagem do Prato:
Coloque as lentilhas a meio do prato, adicione as salsichas e as delícas do mar e por cima coloque a salsa verde. Bom apetite...
Fonte: Receita ligeiramente adaptada do livro "Food Tour of Britain" dos Hairy Bikers.