24/05/2010

Vieiras com Chouriço

Ultimamente, os dias têm sido de muito trabalho e confusão, o que não me tem permitido actualizar o meu blog. Com muita pena minha, pois adoro vir aqui e colocar as minhas experiências na cozinha e ler os vossos lindos comentários. Mas nem tudo na vida são rosas e por vezes temos de navegar por tempestades até aparecer a bonanza.
Passemos então à receita...
Ingredientes:
- 5 cm de Paio caseiro
- 400 gr. de miolos de vieiras
- Sumo de 1 limão pequeno
- Raspas de meio limão
- 4 colheres de sopa de coentros picados finamente
- Uma pitada de sal
- Pimenta preta ralada na hora q.b.
Modo de Preparação:
1º Passo: Temperar as vieiras com sal e pimenta preta pelo menos 30 minutos antes de as cozinhar.
2º Passo: Corte rodelas fininhas de paio. Coloque uma frigideira de fundo grosso ao lume e quando estiver bem quente adicione as rodelas de paio. Frite-as durante 2-4 minutos. Retire o paio da frigideira e reserve.
3º Passo: Adicione as vierias à frigideira quente com a gordura libertada pelo paio. E frite cada lado durante 2-3 minutos. Ou até estarem passadas ao seu gosto.
4º Passo: Junte o paio às vieras, adicione o sumo e raspas do limão. Deixe ferver por 1 minuto. Sirva imediatamente e polvilhe com salsa.


Trata-se de uma excelente entrada, ou pode até ser prato principal se fôr muito bem acompanhado.
Fonte: Receita ligeiramente adaptada do livro "Nigella Express".

21/05/2010

Gratinado de Batatas e Cherovia

Este é um excelente acompanhamento para carnes, super diferente com sabores acentuados e bastante agradáveis. A cherovia é bastante parecida com a cenoura, apesar de ser da côr bege/branca, com um sabor mais acentuado que a cenoura, em Portugal é apenas cultivada na zona da Serra da Estrela, pois a geada é necessária para acentuar o sabor da raíz. Quem nunca provou cherovia aconselho a provar pelo menos uma vez na vida, para saber se gosta ou não, eu já provei muitas vezes e gosto bastante. Esta raíz é boa para sopas, guisados, estufados e cozida.
Ingredientes:
- 600 gr. de batatas
- 500 gr. de cherovia
- 3 dentes de alho
- 200 ml de natas de soja
- 200 ml de leite magro
- Sal de ervas q.b.
- Pimenta preta moída na hora q.b.
- 15 gr. de parmesão
- Noz-moscada ralada na hora
- Manteiga para barrar
Modo de Preparação:
 
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 190 ºC. Barre com um pouco de manteiga um recipiente refractario.
2º Passo: Corte as batatas e a cherovia às rodelas bem fininhas. Seque-as ligeiramente com um pano de cozinha. Coloque uma camada de batatas, por cima uma camada de cherovia e o alho todo, tempere com sal e pimenta, por cima disponha uma camada de cherovia, e termine com as batatas.
3º Passo: Misture as natas com o leite. Espalhe por cima das batatas, polvilhe com o queijo e por cima coloque um pouco de noz-moscada.
4º Passo: Leve ao forno durante 1 hora e 15-30 minutos. Ou até o topo estar bem dourado e as batatas estiverem bme passadas.
Fonte: Somerfield Magazine, Natal 2009.

19/05/2010

Tarte de tomates cereja e pesto de espinafres

Infelizmente apaguei sem querer as melhores fotos, não é que fossem boas, mas eram bem melhores do que esta. Apesar da foto não fazer jûs a esta receita, posso dizer que é uma maravilha e que será repetida mais vezes cá em casa, noutras versões.
Ingredientes para a massa:
- 50 gr. de manteiga
- 10 gr. de azeite
- 100 gr. de água
- 270 gr. de farinha sem fermento
- 1 pitada de sal
Segui a receita do livro base da bimby, apenas diminui a quantidade de azeite, pois acho que a com as 20 gr. a massa fica demasiado gordurosa, para o meu paladar.
Ingredientes para o pesto de espinafres:
- 2 mãos bem cheias de folhas de espinafres
- 3 dentes de alho
- 50 gr. de pinhões torrados ligeiramente numa frigideira anti-aderente
- 50 gr. de parmesão
- 70 ml de azeite (mais ou menos, vai depender da consistência que quer)
Ingredientes para o recheio:
- 400 gr. de tomates cereja
- 4 colheres de sopa de pesto de espinafres
- 4 colheres de sopa de iogurte natural
- Oregãos selvagens para polvilhar
Modo de Preparação da Massa:
1º Passo: Coloque no copo a manteiga e o azeite e programe 2 min., Temp. 100 ºC, Vel. 2. Adicione a água, farinha e o sal e programe 20 seg., Vel. 6.
2º Passo: Deixe a massa descansar 2 horas.
Modo de Preparação do Pesto:
1º Passo: Colocar algumas folhas no pilão com um pouco de azeite e macere. Quando as folhas começarem a perder volume, adicione mais folhas e azeite e continua a macerar. Repita o processo até terminar as folhas.
2º Passo: Adicione uns quantos pinhões, parmesão e alhos, e misture tudo muito bem com o pilão. Junte mais uns quantos pinhões, parmesão e alhos e macere muito bem até estar tudo muito bem ligados.
3º Passo: Transfira o pesto para um frasco previamente esterilizado. Adicione um pouco mais de azeite até cobrir 0,5 cm acima do pesto. Poderá armazenar o pesto até 15 dias no frigorífico.
Modo de Preparação da Tarte:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Estenda a massa com a ajuda de um rolo e dei-lhe a forma que desejar. Por cima coloque o pesto e o iogurte e misture os dois sobre a massa com a ajuda das costas de uma colher de sopa.
2º Passo: Por cima distribua os tomates cereja cortados em metades e polvilhe com oregãos selvagens. Leve ao forno durante 20 minutos a 190 ºC.
Notas: Poderá utilizar outro tipo de massa para a base. O pesto feito manualmente fica muito melhor e mais saboroso que os de compra.
Fonte: Criação by Cacahuete

14/05/2010

Bolo de chocolate e corn flakes

No dia em que fiz esta receita, foi daqueles dias que me apetecia comer algo doce, rápido de fazer, sem grande esforço e diferente. Pois na pesquisa que fiz, vi que existiam várias adaptações desta receita que já se encontra espalhada por toda a blogsfera. É claro que eu também tinha de fazer as minhas alterações.
Ingredientes:
- 100 gr. de chocolate negro (55% de cacau)
- 200 gr. de corn flakes
- 100 gr. de manteiga à temperatura ambiente
- 75 gr. de açúcar amarelo
- 3 ovos médios
- 2 colheres de fermento para bolos
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 190 ºC. Colocar o chocolate no copo da Bimby e programe 5 seg., Vel. 5. Deverá obtêr pedaços pequenos de chocolate. Retire do copo e reserve.
2º Passo: Coloque os corn flakes no copo e programe 15 seg., Vel. 7. Os corn flakes devem ficar em pó. Adicione a manteiga, açúcar, ovos e fermento e programe 15 seg., Vel. 7. Deverá obtêr uma massa bem consistente e compacta. Retire a massa do copo e incorpore os pedaços de chocolate. Distribua a massa pela forma e leve ao forno durante 20-25 minutos.
Eu não decorei com nada, mas a autora sugere açúcar glass para decorar. Esta receita é boa para aproveitar corn flakes que estão desesperadamente a pedirem para ser utilizados.
Notas: Use uma forma bem pequena, eu utilizei uma forma rectângular de 1 L e o bolo ficou com 4 cm de altura. Acho que umas amêndoas picadas grosseiramente iriam ficar super bem na receita da massa.
Fonte: Receita adaptada do blog La Cocina de las Pacas.

12/05/2010

Fusilli com miolos de vieira e camarão

Acho que quem passa por cá já sabe que adoro massas, por isso é bastante frequente ver por aqui um prato de massa. Este prato foi invenção de última hora e revelou-se bastante saboroso e sem dúvida a repetir. Aprecio muito o miolo da vieira o qual se presta a imensos pratos e este é um deles.
Ingredientes para 2 pessoas:
- 250 gr. de fusilli
- 8 miolos de vieira
- 100 gr. de miolo de camarão 20/30
- 4 dentes de alho
- 20 ml de azeite
- 200 gr. de creme frâiche
- 40 ml de vinho branco
- 20 gr. de parmesão
- Sal grosso q.b.
- Pimenta preta moída na hora
- Cebolinho para polvilhar
Modo de Preparação:
1º Passo: Se as vieiras forem congeladas, deverá descongelá-las completamente e secar com ajuda de papel de cozinha. Só depois deverá temperar as vieiras e os miolos de camarão com sal e pimenta preta, no mínimo 15 minutos antes de cozinhar.
2º Passo: Coloque uma frigideira anti-aderente em lume médio, quando estiver bem quente coloque o azeite e deixe aquecê-lo. Coloque os alhos picados finamente na frigideira e deixe ganharem côr durante breves minutos. Adicione os miolos de vieira e camarão e cozinhe cerca de 2 minutos de cada lado.
3º Passo: Junte o vinho e deixe ferver durante 2-3 minutos. Adicione o creme frâiche e deixe cozinhar em lume médio baixo durante 5 minutos. Quando o molho tiver reduzido, adicione o parmesão, prove e rectifique os temperos se achar necessário. Se apreciar o sabor do limão poderá adicionar umas gotas de limão.
4º Passo: Coza a massa de acordo com as instruções do fabricante ou até estar al dente. Coloque o molho por cima da massa e polvilhe com cebolinho e parmesão (opcional), sirva de imediato.
Fonte: Criação by Cacahuete.

10/05/2010

Toad in the Hole

Esta é uma das várias versões que existem para esta receita. É considerada em Inglaterra como confort food e é muito apreciada por miúdos e graúdos.
Ingredientes:
- 8 salsichas frescas
- 125 gr. de farinha sem fermento
- 2 ovos XL
- 1 colher de sopa de mostarda com sementes
- 150 ml leite magro
- 150 ml de ale (tipo de cerveja inglesa, poderá usar qualquer cerveja branca light)
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Coloque as salsichas num recipiente que possa ir ao forno com cerca de 28 cm x 23 cm. Leve as salsichas ao forno durante 10-15 minutos ou até estarem douradas, não se esqueça de virar as salsichas a meio do tempo. Se as salsichas deitarem gordura livre-se da mesma deixando apenas uma colher de sopa ou menos de gordura no recipiente.
2º Passo: Coloque a farinha numa taça, faça um buraco no meio da farinha e coloque aí os ovos e a mostarda. Incorpore a farinha na mistura. Adicione o leite e a cerveja aos poucos e misture muito bem, se achar necessário utilize uma vara de arames para ajudar este processo. Deverá obtêr uma mistura líquida e suave. Deixe a massa repousar durante 15 minutos.
3º Passo: Deite a massa à volta das salsichas e leve ao forno durante 25-35 minutos a 200ºC, ou até estar bem dourado.
Notas: Se fizer esta receita para crianças, omita a cerveja e substitua por leite. Enquanto a massa estiver ao forno não abra o forno de modo a não abater a massa.
Fonte: Somerfield magazine Outubro de 2009.

07/05/2010

Risotto de Feijão Verde Anão

Risotto é das minhas refeições preferidas, não fosse eu fã da cozinha italiana. Se não encontrar o feijão verde anão poderá fazer com o feijão verde normal, apesar de o sabor e consistência ser bem diferente.
Ingredientes:
- 1 chalota grande
- 4 dentes de alho
- 10 ml de azeite extra virgem
- 500 gr. de risotto ou arbóreo
- 300 gr. de feijão verde anão (cortados em bocados com 2 cm de tamanho)
- Água da cozedura do feijão verde (mínimo 1L)
- 200 gr. de camembert
- 50 gr. de manteiga
- 25 gr. de parmesão
- 1 rodela de paio caseiro com 1 cm de espessura
- 150 ml de vinho branco seco
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída na hora
- Manjericão para decorar
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Coloque uma panela ao lume com água a ferver e sal. Introduza o feijão verde anão na água a ferver durante 5-7 minutos. Escorra o feijão verde e reserve a água de cozedura (no mínimo 1 L) de modo a manter-se quente enquanto prepara o resto.
2º Passo: Pique a chalota e alhos finamente. Coloque uma panela de fundo grosso ao lume com o azeite em lume médio. Quando o azeite estiver bem quente adicione os alhos e deixe cozinhar durante breves segundos (só até começar a ganhar côr), junte a chalota e deixe refogar durante 2-3 minutos. Adicione o paio cortado em pedaços pequenos e cozinhe durante 1-2 minutos.
3º Passo: Adicione o risotto e mexa com a ajuda de uma colher de pau, de modo a fritar o arroz. Quando este ficar com tons baços, adicione o vinho branco e continue a mexer durante 2-3 minutos. Quando a maior parte do vinho tiver evaporado junte uma pequena parte da água da cozedura do feijão verde e vá mexendo para incorporar. Deite mais um pouco da água e mexa. Continue assim durante poucos minutos até ter a maior parte da água adiconada. Deixe o risotto cozinhar durante 18 minutos.
4º Passo: Quando o arroz estiver al dente, adicione a manteiga, parmesão, pimenta e sal. Incorpore muito bem e prove para ver se precisa de acertar os temperos. Junte o feijão verde e incorpore. Adicione o brie cortado em cubos de 1 cm e tape durante 2 minutos a panela, após este tempo mexa muito bem.
5º Passo: Sirva de imediato decorado com manjericão ou polvilhado com coentros.

Notas: Como não tinha arbóreo suficiente usei uma parte de arroz jasmin.
Fonte: Inspiração própria.

05/05/2010

Mousse de Morangos e Côco

Bem e como agora é a época deles, cá saí mais uma receita com este fruto maravilhoso, encarnado, gordinho e cheio de sabor. Esta mousse é bem simples e rápida de preparar.
Ingredientes:
- 350 gr. de morangos cortados em 6 partes
- 300 ml de leite de côco
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 100 gr. de mini marshmallows
- 284 ml de natas gordas
- Morangos para decorar
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Coloque o açúcar e o leite de côco numa panela e leve a cozer em lume médio até ferver. Quanto tiver fervido diminua o lume para o mínimo e adicione os morangos cortados em 6 partes. Deixe ao lume durante 5-8 minutos.
2º Passo: Retire a panela do lume e esmague os morangos com a ajuda de um garfo até obter uma mistura com alguma polpa. Adicione os marshmallows e mexa muito bem até estes terem derrido. Se tal não acontecer leve a mistura durante 2-3 minutos ao lume. Deixe a mistura arrefecer.
3º Passo: Enquanto a mistura arrefece bata as natas até ficarem bem firmes, tipo chantilly. Quando a mistura tiver arrefecido vá juntando a mistura aos poucos às natas e bata entre cada adição. Distribua a mistura por uma taça grande ou 6-8 pequenas e leve ao frigorífico a assentar durante 2 horas no mínimo. Decore com mais morangos.
Fonte: Inspirei-me numa receita da Good Food Magazine Agosto 2009.

03/05/2010

Abóbora recheada com Bacalhau

Esta receita é uma verdadeira delícia, assim que bati os olhos nesta receita no blog da Gasparzinha, No soup for you, sabia que tinha de fazê-la. Já vi por outros blogs a reprodução desta receita, e como quem copia uma receita acrescenta-lhe a sua magia. Eu também acrescentei a minha.
Ingredientes:
- 3 dentes de alho
- 1 abóbora manteiga (a que utilizei tinha 1 Kg)
- Metade de uma cebola grande
- 60 gr. de pimento vermelho
- 50 gr. de alho frânces
- 120 gr. de tomates pequenos com pele e sementes
- 1 colher de sopa de coentros frescos picados
- 20 gr. de azeite
- 40 gr. de creme frâiche
- 80 ml de leite de côco
- Sal grosso q.b.
- 1 colher de sobremesa de caril
- 190 gr. de bacalhau demolhado e desfiado
- 140 gr. de polpa da abóbora
- Sementes de abóbora para polvilhar
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Lave muito bem a abóbora, se fôr comer a casca aconselho a passar com uma escova para limpar todas as impurezas e vestígios de terra. Corte a abóbora longitudinalmente.
2º Passo: Insira as metades de abóbora voltadas para baixo no recipiente varoma. Coloque 800 gr. de água no copo da Bimby, programe 30 min., Temp. Varoma, Vel. 3. Quando a temperatura Varoma fôr atingida (leva cerca de 5 minutos, mais ou menos) retire a tampa e coloque o recipiente varoma.
3º Passo: Findo o tempo retire a varoma, tire a tampa do recipiente Varoma e deixe a abóbora arrefecer cerca de 10-15 minutos. Com a ajuda de uma colher retire a polpa da abóbora deixando cerca de 0,5 cm de casca.
4º Passo: Coloque no copo lavado a cebola, os alhos, o alho frânces, os tomates, o pimento e os coentros. Programe 3 seg., Vel. 5. Com a ajuda da colher empurre para baixo os alimentos. Adicione o azeite e programe 5 min., Temp. 100 ºC, Vel. 1..
5º Passo: Adicione o creme frâiche, leite de côco, bacalhau, polpa de abóbora, caril e sal. Programe 12 min., Temp. Varoma, Vel. Colher Inversa. Quando o tempo terminar prove e rectifique os tempero se fôr necessário.
6º Passo: Recheie as carcaças da abóbora com o preparado, polvilhe com as sementes de abóbora e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até a abóbora estar bem dourada.
Notas: A polpa de abóbora que sobrar poderá utilizar em sopas ou para fazer bolos e brownies.