31/03/2010

Ninhos de Páscoa

Já que estamos na Páscoa nada melhor do que trazer uma sugestão para adoçar a boca, sem ser folar, e que por certo faz as delícias dos mais novos.
Hoje irei de férias, portanto, irá ser muito dificil visitar os vossos cantinhos, mas assim que voltar vou verificar tudo. Estou também muito feliz, não só por ir de férias, mas por o meu blog ter sido o destacado desta semana no site da Kitchenet, nem sei bem o porquê, mas soube bem.
Quero também desejar uma feliz Páscoa a todos os que por cá passam, na companhia das pessoas que gostam e com muitos docinhos e boa comidinha na mesa.
Ingredientes:
- 200 gr. de chocolate (55% de cacau; aconselho a usarem chocolate de leite para as crianças)
- 250 gr. de bolachas maria partidas com as mãos grosseiramente (poderá substituir por cereais, tipo estrelitas, cornflakes, etc..., ou outro tipo de bolachas)
- 2 colheres de sopa de golden syrup (ou xarope de ácer ou mel de boa qualidade)
- 30 gr. de manteiga sem sal
- 75 ml de leite
- 120 gr. de ovinhos de chocolate
Modo de Preparação:
1º Passo: Parta o chocolate em quadrados, adicione a manteiga, golden syrup e leite, coloque tudo numa taça em banho-maria. Mexa muito bem até o chocolate ter derretido e obter um creme liso e brilhante. Se preferir para ser mais rápido coloque no microondas durante alguns minutos, mexendo com uma vara de arames em cada minuto, convêm controlar para que o chocolate não fique queimado.
2º Passo: Adicione a misture de chocolate às bolachas e envolva-as muito bem na mistura. Num tapete de silicone ou numa folha de papel vegetal forme os ninhos com a ajuda de 2 colheres de sopa, fazendo um buraco no meio. Deixe os ninhos solidificarem. Coloque os ninhos em formas de papel e distribua os ovinhos de chocolate.
Rende 12 formas bem cheias.
Super simples, rápido e super decorativos para esta quadra.

Notas: Se fizer com bolachas, os ninhos não irão ficar estaladiços, mas se utilizar cereais irão ficar super estaladiços. Se quiser usar bolachas de chocolate ou chocapic, aconselho a utilizarem chocolate branco como cobertura.

29/03/2010

Trufas de Cenoura e Côco

Já começou o novo passatempo culinário do blog Delícias e Talentos gerido pela Mary, e nada melhor do que começar pela letrinha C, de carinho, coração, calor, casa, cama entre outras palavras, bem estas todas juntas já davam um história, lol. Para saberem mais informações sobre o passatempo e como podem participar nada melhor do que dar lá uma espreitadela. Já tinha esta receita feita quando soube do passatempo, como em breve irei de férias, já não tive tempo para pensar em mais nada, por isso decidi publicar esta receita, que é óptima para festas de crianças, super rápida de fazer e nem sequer sabe muito a cenoura, ou seja, dá para pôr a criançada a comer cenoura sem saberem. Para a próxima vez que executar esta receita, irei banhar as trufas em chocolate, para ficarem mais apetitosas e bonitas.
Ingredientes:
- 150 gr. de cenouras
- 150 gr. de açúcar branco
- 130 gr. de côco ralado
- Pepitas de chocolate para enfeitar
Modo de Preparação na Bimby:
 
1º Passo: Colocar a cenoura no copo cortada aos bocados e programe 20 min., Vel. Inversa, Temp. 100ºC. Deixe a cenoura arrefecer um pouco antes de continuar.
2º Passo: Adicione o côco e açúcar ao copo juntamente com a cenoura e programe 15 seg., Vel. 5. Molde bolinhas com as mãos e polvilhe com o chocolate ou com côco. Leve ao frigorífico para endurecerem um pouco.
Fonte: Receita retirada do blog La Cocina de las Pacas.

26/03/2010

Croque Monsieur

Um dia destes fizemos uma jantarada com amigos, decidimos encomendar frangos assados num cafézinho tuga perto da nossa casa e fomos comer à casa de um dos nossos amigos. A encomenda incluia os frangos, uma bebida, arroz, batatas fritas e pão. Pois, o frango desapareceu todo e acreditem ou não cada um comeu quase um frango, sim um frango, não estou a falar de pintos, o arroz idem. Só sobraram algumas batatas e praticamente todo o pão. Decidimos dividir o pão entre todos, o que deu uma baguete bem grande a cada um. Ora eu, desde que comecei a fazer pão em casa, nunca, mas nunca mais comprei pão. Então tive de pôr a cabeçinha a trabalhar a pensar qual seria o destino a dar à baguete, ainda pensei em transfomar em pão ralado, mas depois pensei, nham, vou mas é fazer um croque monsieur, que apesar de se poder fazer com pão normal, com baguete é que é. E assim foi...
Ingredientes:
- 25 gr. de manteiga + manteiga para barrar as baguetes
- 25 gr. de farinha sem fermento
- 250 ml de leite magro
- 1 colher de sopa de mostarda bem cheia
- 75 gr. de queijo parmesão (ou outro à sua escolha)
- 2 gemas de ovo
- 1 baguete cortada ao meio e cada metade cortada ao meio
- 10 fatias de fiambre
Modo de Preparação:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Numa panela pequena derreta a manteiga, adicione a farinha e misture durante 1 minuto. Com a ajuda de uma vara de arames misture o leite, adicionando-0 gradualmente, até se apresentar consistente. Retire do lume.
2º Passo: Adicione a mostarda e o queijo parmesao. Misture bem para ajudar o queijo a derreter. Adicione as duas gemas de ovo e misture muito bem.
3º Passo: Leve a baguete ao forno com a parte dura voltada para cima durante 5 minutos, ou até se apresentar ligeiramente tostada. Retire a baguete do forno. Barre com manteiga e coloque as fatias de fiambre, por cima espalhe a mistura de queijo derretido e leve ao forno durante 3-4 minutos, ou até estar bem dourado.
Notas: Eu usei o grill do forno, mas poderá fazer num forno normal, os tempos e temperatura é que podem variar. Quanto mais fina fôr a baguete melhor. Este prato é óptimo para ser feito com crianças, por ser rápido, fácil e bem bom.
Fonte: Adaptado deste site.

24/03/2010

Brownies de Chocolate

Estes brownies são a pura decadência de chocolate, tem um sabor super acentuado, e são apenas para chocodependentes. Se bem que quem aprecia o chocolate também os consiga comer acompanhado por uma bola de gelado ou até com um cházinho bem quentinho. A textura destes brownies não é dura nem mole, anda ali pelo meio. Posso dizer que são pequenas tentações.
Ingredientes:
- 125 gr. de chocolate preto (minímo 55% de cacau)
- 250 gr. de manteiga
- 325 gr. de açúcar amarelo
- 4 ovos médios batidos
- 100 gr. de farinha sem fermento
- 50 gr. de cacau em pó sem açúcar
- 50 gr. de pecans
Modo de Preparação:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Barre com manteiga e espalhe um pouco de farinha numa forma com 28 cm x 18 cm x 3 cm.
2º Passo: Coloque o chocolate partido aos bocadinhos e a manteiga em cubinhos numa taça e leve ao microondas durante cerca de 3 minutos, mexendo com uma vara de arames a cada 30 segundos. Outra opção será colocar a mistura em banho-maria até que o chocolate se tenha fundido.
3º Passo: Numa taça coloque o açúcar e adicione o chocolate misturando muito bem com a ajuda de uma batedeira. Adicione gradualmente os ovos, misturando muito bem entre cada ovo batido.
4º Passo: Com a ajuda de uma espátula incorpore a farinha e o cacau (previamente peneirados) ao chocolate. Este processo deve ser feito lentamente e deverá adicionar poucas quantidades de farinha e cacau de cada vez. Por último envolva as pecans.
5º Passo: Leve ao forno durante 40 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer completamente e corte em forma de quadrados.
Fonte: Adaptada de um pacote de farinha da McDougalls.

22/03/2010

Galinha empanada no forno

Tenho tentado cortar na carne e comer mais vegetais e legumes, mas de vez em quando sabe bem comer uma carninha. Já fiz esta receita várias vezes, e acho-a adorável, porque em vez das pernas de frango serem fritas vão ao forno o que as torna muito mais saúdaveis e por incrível que pareça o sabor é igual ao que fossem fritas. Esta receita retirei do blog Agdah, que infelizmente está parado à pouco mais de 1 ano, com muita pena minha, pois é um site fantástico com receitas buenissimas. Quem nunca lá foi que vá dar uma espreitadela pois vale bem a pena. A receita encontra-se nesta página, apenas fiz uma pequenissímas alterações.
Ingredientes:
 
- 10 pernas de frango
- 200 ml de creme fraiche
- 1 chávena com pão ralado na hora (capacidade de 235 ml)
- 30 gr. de queijo parmesão ralado na hora
- 1 colher de sopa de tomilho seco
- 1 pitada de sal de ervas
- 1 colher de sopa de alho em pó
- 1 colher de sopa de paprika
- 1 pitada de pimenta preta moida na hora
- Azeite em spray
Modo de preparação tradicional:
1º Passo: Coloque as pernas de frango num saco de congelação ou num tupperware e adicione o sal e o creme fraiche. Misture muito bem para as pernas ficarem envolvidas no creme fraiche. Leve ao frigorifico durante 4 horas no mínimo, mas o ideal é deixar de um dia para o outro.
 
2º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC-220ºC. Pulverize com azeite o recipiente refráctario que levará ao forno. Numa taça grande misture o pão ralado, queijo e as especiarias.
3º Passo: Retire as pernas de frango da marinada, pane as pernas na mistura preparada e coloque-as no recipiente refráctario. Leve ao forno durante 30-40 minutos. Não se esqueça de virar as pernas a meio do tempo.
 
Notas: No liquído em que as pernas estiveram a marinar, aproveitei e usei para fazer arroz, o qual ficou bem cremoso e saboroso.

19/03/2010

Clássico de Pão Integral

Nada como o cheiro do pão fresco espalhado pela casa. E nada como amassar o próprio pão. Para mim é uma sensação super agradável e de certa forma até encaro como terâpeutico. Este pão é uma delícia.
Ingredientes:
- 250 gr. de farinha integral
- 400 gr. de farinha T65
- 10 gr. de sal grosso
- 10 gr. de açúcar
- 15 gr. de manteiga ou óleo vegetal
- 7 gr. de fermento seco ou 20 gr. de fermento fresco
- 400 ml de água morna (1 parte de água a ferver com 2 partes de água fria)
- 6 colheres de sopa de mistura de sementes (pipas, sementes de papoila, etc...)
- 1 colher de sopa de sementes de papoila para decorar
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Numa taça misture a farinha, sal, açúcar, fermento e a mistura de sementes. Adicione a manteiga ou óleo e com as mãos introduza-a nos ingredientes secos.
2º Passo: Adicione a água morna e misture até formar uma massa consistente. Amasse durante 10 minutos numa superfície enfarinhada, até a massa se apresentar suave e elástica.
3º Passo: Coloque a massa num local morno durante aproximadamente 2 horas, ou até a massa ter duplicado o volume, cobrindo com um pano ou celofane.
4º Passo: Depois da massa ter levedado, amasse durante 5 minutos, dê-lhe a forma que deseja e deixe a levedar por mais 30 minutos. Entretanto, pré-aqueça o forno a 195ºC. Pincele o pão com água e salpique com as sementes de papoila.
5º Passo: Leve a massa ao forno durante 45 minutos. Após este tempo virar o pão ao contrário e deixá-lo cozer por mais 5 minutos. Deverá colocar água num tabuleiro por baixo do pão assim que o introduzir no forno, por forma a criar alguma humidade dentro do forno, de maneira a obtêr pão crocante.
6ºPasso: Retire o pão do forno e deixe arrefecer numa grelha.
Notas: Também poderá utilizar fermento rapidamente activo. Neste caso deverá reduzir a quantidade de água da receita.
Fonte: Receita adaptada de um pacote de farinha da marca Allison.

17/03/2010

Sopa de Grão com chouriço caseiro

Esta é uma sopa bem substancial, cheia de sabores e aromas fortes, que reaquecidos se tornam mais intensos e saborosos. É uma sopa que por si só é uma excelente refeição. Recomendo vivamente a experimentarem esta sopa nos dias em que ainda se sente frio. Tornou-se uma das sopas mais feitas cá em casa, pelo seu sabor rústico e super confortante. Acho que é daquelas sopas que todos desejamos para aqueles dias de tempestade, em que precisamos de algo para nos fortalecer e encher a alma com sabores de outros tempos.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de azeite
- 125 gr. de chouriço vermelho caseiro cortado às rodelas
- 1 cebola picada grosseiramente
- 2 talos de aipo cortados finamente
- 2 dentes de alho picados grosseiramente
- 400 gr. de grãos enlatados ou pré-cozidos
- 8 tomates frescos pelados (400 gr. de tomate enlatado) cortados aos bocadinhos
- 1 litro de caldo de galinha
- Sal q.b.
- Pimenta preta q.b.
- 250 gr. de espinafres frescos picados grosseiramente
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Coloque o azeite na bimby e programe 5 min., Vel. 1, Temp. 90ºC. Adicione o chouriço e programe 5 min., Vel.1. Junte ao copo a cebola, aipo e alho. Programe 10 min., Vel. 2, Temp. 90ºC.
2º Passo: Adicione o grão, o líquido da lata dos grãos (ou se usar grãos pré-cozinhados um pouco do líquido do cozimento), os tomates picados e o caldo de galinha. Tempere com sal e pimenta e programe 20 min., Temp. 90ºC, Vel. 2. Tenha cuidado para não ultrapassar a capacidade máxima do copo.
3º Passo: Prove para ver se precisa de ajustar os temperos. Adicione os espinafres e programe 2 min., Temp. 90ºC, Vel.2. Sirva imediatamente em taças que preservem a temperatura, tipo o barro.

Fonte: Receita retirada do livro "Food for living" da Rachel Allen.

15/03/2010

Doce de bolachas

Sempre que ia a Espanha tinha de trazer uns potezinhos com este maravilhoso doce. Mas desde que descobri a receita tenho feito na bimby. E posso dizer que fica mesmo muito parecido aos originais. Para além de ser bem rápido.
Ingredientes:
- 1 pacote de bolachas maria normais
- 500 ml de leite magro
- 500 ml de natas (ou 500 ml de leite)
- 1 pacote de cuajada
- 3 colheres de sopa de caramelo líquido
- 50 gr. de açúcar
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Colocar as bolachas no copo e programe 20 seg., Vel. 7. Com a ajuda da espátula baixe as migalhas das bolachas. Adicione os restantes ingredientes e programe 9 min., Temp. 90ºC, Vel. 4. Despeje em copinhos de vidro e deixe arrefecer. Coloque no frigorifico durante 4 horas no mínimo.
Notas: Se não tiver caramelo líquido em casa não desista. Basta colocar 3 colheres de sopa de açúcar com uma de sopa de água ao lume e deixar o açúcar atingir o ponto de caramelo. Este doce também é excelente para rechear bolos ou para decorar.
Fonte: Receita adaptada do livro "Cuesta menos com Thermomix Vol.II".

12/03/2010

Quiche de tomates cereja e bacon

Desta vez não tive tempo para preparar a massa da quiche o que me fez recorrer à massa de compra congelada. Que não é tão saúdavel, mas em tempo de correria, temos de recorrer aquilo que temos. A cebola ficou um pouco chamuscada nas pontas, mas o sabor ficou super bom.
Ingredientes:
- 1 base de massa quebrada
- 1 ovo
- 150 gr. de iogurte natural
- 1 cebola
- 1 colher de sopa de azeite
- 4 colheres de sopa de leite se soja (pode usar normal)
- 1 colher de sopa de tomilho fresco (ou seco) mais um pouco para polvilhar
- 150 gr. de tomates cereja
- 4 fatias de bacon fumado magro
- Sal de ervas q.b.
- Pimenta q.b.
Modo de Preparação:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200 ºC (com ventilação), ou 220ºC (forno a gás). Coloque a massa quebrada numa forma de 20 cm de diâmetro. Por cima coloque uma folha de papel vegetal e distribua feijões ou algum peso por cima. Leve ao forno durante 5 minutos. Após este tempo retire os pesos e a folha de papel vegetal e leve ao forno por mais 5 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer enquanto prepara o recheio. Diminua a temperatura do forno para 160ºC.
2º Passo: Leve o azeite a aquecer numa frigideira anti-aderente. Junte a cebola e o bacon cortado aos cubos. Aloure até apresentarem um aspecto estaladiço.
3º Passo: Misture o leite, iogurte, ovo e tomilho muito bem, e tempere com sal e pimenta. Distribua a cebola, bacon e tomates cortados às metades na forma. Adicione a mistura do leite e polvilhe com o restante tomilho. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos.
Fonte: Receita inspirada na Revista Good Food, Novembro de 2002.

10/03/2010

Almôndegas variadas com molho de cogumelos

Esta receita é óptima. Para além se ser bem saudável e rápida. Das próximas vezes que a fizer acho que vou fazer só um tipo de almôndegas, o qual vai ser um misto das três. As nossas preferidas foram as de queijo, seguidas das de espinafres e por último as de cogumelos. Que na minha opinião não são tão boas, por o molho atenuar o seu sabor.
Devido à extenção da receita pode parecer que é complicada e demorada, mas na verdade é super simples e bem rápida.
Ingredientes para a massa básica das almôndegas:
- 1 cebola cortada ao meio (cerca de 80 gr.)
- 10 gr. de salsa fresca (apenas as folhas)
- 25 gr. de manteiga
- 200 gr. de leite
- 250 gr. de pão seco cortado aos cubos
- 2 ovos
- 1 colher de sobremesa de sal grosso
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 pitada de pimenta preta
Ingredientes para as almôndegas variadas:
- 50 gr. de cogumelos frescos laminados
- 80 gr. de queijo emmental ou cheddar (eu usei parmesão e ficou super bom)
- 50 gr. de espinafres frescos
- 600 gr. de água
Ingredientes para o molho de cogumelos:
- 1 colher de sopa sem farinha sem fermento
- 1 cubo de caldo de vegetais
- 40 gr. de manteiga
- 250 gr. de cogumelos frescos laminados
- 200 gr. de natas de soja ou normais
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
Modo de Preparação para a massa básica:
1º Passo: Coloque a cebola e a salsa no copo e programe 7 seg., Vel. 5. Com a ajuda da espátula puxe os ingredientes para o fundo do copo.
2º Passo: Junte a manteiga e programe 3 min., Varoma, Vel. 1. Adicione o resto dos ingredientes para a massa básica e programe 30 seg., Vel. 4-5, usando a espátula para misturar muito bem os ingredientes.
3º Passo: Divida a massa em 3 partes iguais (cerca de 200 gr. cada parte) e continue como descrito em baixo.
Modo de preparação para as almôndegas de cogumelos:
1º Passo: Coloque uma das 3 partes no copo e adicione os cogumelos. Programe 3 seg., Vel. 4. Se fôr necessário misture melhor com a espátula. Reserve.
Modo de preparação para as almôndegas de queijo:
1º Passo: Introduza o queijo no copo e triture durante 3 seg., Vel.6. Coloque uma das 3 partes da massa no copo juntamente com o queijo e programe 3 seg., Vel. 4. Reserve
Modo de preparação para as almôndegas de espinafres:
1º Passo: Lave muito bem as folhas de espinafres e escorra a água. Coloque o espinafre no copo e programe 5 seg., Vel.6. Junte uma das 3 partes da massa no copo e programe 3 seg., Vel.4. Se não estiver bem misturada a massa, misture durante mais uns segundos.
Depois de todas as massas prontas:
1º Passo: Humedeça as mãos com água fria e forme almôndegas com todos os tipos de massas com cerca de 5 cm de diâmetro.
2º Passo: Coloque as almôndegas dentro da Varoma, previamente untada com óleo ou azeite. Poderá usar spray para pulverizar.
3º Passo: Coloque a água no copo. Coloque a Varoma na sua posição e programe 25 min., Varoma, Vel. 1. Reserve a água que fica no copo findo o tempo de cozedura.
Modo de Preparação para o molho de cogumelos:
1º Passo: Adicione à água que ficou no copo a farinha, caldo de vegetais e manteiga e programe 4 min., Temp. 100 ºC, Vel. 4.
2º Passo: Adicione os cogumelos e as natas e programe 3 min., Temp. 90ºC., Vel.2.
São óptimas acompanhadas com arroz, ou até para servirem de acompanhamento a carnes e peixe.
Fonte: Receita retirada do livro "A todo o vapor", versão espanhola.

08/03/2010

Cheesecake de Baileys

Este luxuoso e rico cheesecake é perfeito para comemorar alguma ocasião especial, ou para um jantar de amigos. Sirva fatias pequenas regadas com baileys para um sabor de pura decadência.
Eu pessoalmente não sou grande fã de baileys, mas para quem adora este tipo de bebida, esta sobremesa é do melhor. Para a próxima vez, irei testar com licor de chocolate, que na minha opinião deve ficar bem melhor.
Ingredientes:
- 150 gr. de bolachas digestivas de chocolate
- 50 gr. de manteiga
- 15 ml de café de boa qualidade
- 2 gemas de ovo
- 50 gr. de açúcar branco granulado
- 15 ml de amido de milho (farinha maizena)
- 400 gr. de queijo Philadelphia light
- 150 ml de natas para bater
- 60 ml de Baileys
- 150 ml de natas azedas (sour cream)
- 50 gr. de chocolate de leite (partidos aos bocadinhos)
- Papel vegetal
Modo de Preparação:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 190 ºC. Barre ligeiramente com manteiga uma forma redonda de fundo amovível com 20 cm e coloque papel vegetal no fundo da forma. Esmague as bolachas, derreta a manteiga e misture tudo muito bem. Pressione a mistura no fundo da forma uniformemente.
2º Passo: Bata as gemas, açúcar e maizena numa taça. Adicione o queijo creme e bata muito bem. Junte o baileys e café e bata até obter um creme suave. Coloque a mistura na forma. Leve ao forno durante 45-50 minutos, ou até os bordos estarem cozidos. Retire do forno. Enquanto ainda estiver morno, disponha as natas azedas por cima. Deixe arrefecer e leve ao frigorifico durante 6 horas no mínimo.
3º Passo: Coloque o chocolate a derreter em banho-maria. Misture até estar derretido. Espalhe sobre o cheesecake e sirva.
Notas: Aconselho a provar a mistura antes de levar ao forno, uma vez que leva pouco açúcar pode não estar ao seu gosto e ter de ajustar. As bolachas podem ser esmagadas dentro de um saco plástico com a ajuda de um rolo da massa.
Fonte: Adaptada da Somerfield Magazine Março de 2009.

05/03/2010

Pasta com fiambre, brocólos e alho-francês em creme fraîche

Nada como aproveitar os vegetais desta altura do ano, para preparar um prato de pasta especial e muito barato.
Ingredientes:
- 400 gr. de pasta
- 300 gr. de alho-francês (apenas a parte branca cortada em fatias bem fininhas)
- 300 gr. de brócolos púrpula
- 50 gr. de ervilhas frescas ou congeladas
- 150 gr. de fiambre cortado em tirinhas fininhas
- 300 ml de creme fraîche light
- 100 ml de leite magro
- 1 colher de sopa de mostarda
- 25 gr. queijo parmesão
- 1 ovo ligeiramente batido
- Pimenta preta moída na hora
- Sal q.b.
Modo de Preparação:
1º Passo: Leve uma panela grande com água e sal ao lume até ferver e cozinhe a pasta de acordo com as instruções do pacote.
2º Passo: Entretanto, cozinhe o alho-francês, brócolos e ervilhas numa panela com água temperada com sal durante 5 minutos. Escorra os vegetais e se quiser pode aproveitar esta água para cozer a pasta. Junte o fiambre e a pasta aos vegetais cozidos e misture tudo muito bem.
3º Passo: Numa frigideira anti-aderente misture o creme fraichê, leite e mostarda. Aqueça bem, mas não deixe ferver. Misture o queijo com o ovo com a ajuda de uma vara de arames e junte á mistura do creme fraichê. Cozinhe em lume baixo até obter um creme macio e ligeiramente consistente. Retire do lume e junte à pasta.
4º Passo: Divida a pasta por 4 taças e polvilhe com a pimenta preta.
Fonte: Adaptada da Morrisons Magazine Março/Abril 2009.

03/03/2010

Esparguete multicolor com tomates cereja e requeijão

Um prato cheio de sabores e aromas do Mediterrâneo...
Ingredientes:
- 3 dentes de alho
- 8 cogumelos champignon
- 24 tomates cereja
- 3 colheres de sopa de azeite
- 50 gr. de queijo creme de alho e ervas
- 300 gr. de requeijão
- Sal q.b.
- Pimenta preta q.b.
- 1 colher de sopa de coentros frescos picados finamente
Modo de Preparação:
1º Passo: Frite ligeiramente os alhos picados no azeite. Adicione os cogumelos e saltei até a água libertada pelos cogumelos evapore. Junte os cogumelos cortados ao meio e salteie durante 5 minutos. Tempere com sal e pimenta preta.
2º Passo: Cozinhe o esparguete de acordo com as instrições do fabricante.
3º Passo: Misture o queijo creme e o requeijão aos tomates e misture muito bem durante 5 minutos em lume brando.
4º Passo: Coloque o esparguete nos pratos, por cima ponha o molho e polvilhe com os coentros picados.
Fonte: Receita inspirada na Olive Magazine Julho 2009.

01/03/2010

Peitos de frango com tomates cereja e queijo de cabra

Estes peitinhos de frango são uma verdadeira delícia, desde que fiz este prato em casa pela primeira vez, tive sempre de fazer mais vezes, para satisfazer as necessidades do comilão cá de casa.
Ingredientes:
- 4 peitos de frango sem pele nem osso
- 150 gr. de queijo de cabra salgado e firme (tipo palhais)
- 2 colheres de sopa de tomilho fresco ou seco
- 500 gr. de tomatos cereja
- 30 ml de azeite
- 50 ml de vinho branco
- 1 pitada de sal de ervas
- Pimenta preta moída na hora
Modo de Preparação: 1º Passo: Pré-aqueça o forno a 190 ºC. Faça um buraco no meio dos peitos de frango com a ajuda de uma faca e recheie com o queijo de cabra e um pouco do tomilho. Coloque os peitos de frango num recipiente refráctario.
2º Passo: Corte os tomates cereja ao meio e disponha-os à volta do frango, regue com o azeite, vinho e tempere com o tomilho, sal e pimenta preta.
3º Passo: Leve ao forno durante 30-45 minutos, ou até o frango se apresentar dourado e macio. A meio do tempo vire os peitos de frango.
Notas: Não tempere com muito sal, se utilizar este tipo de queijo.
Fonte: Good Food Magazine, Junho de 2005.