29/01/2010

Bifinhos às 5 pimentas


Estas últimas semanas tenho tido imenso trabalho. Por isso tenho deixado algumas receitas agendadas, mas mesmo assim não tem sido nada fácil. E como o tempo e disponibilidade para cozinhar tem sido muito pouco, tenho feito muitas receitas rápidas e fáceis. Esta que vos trago é uma delas.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 800 gr. de bifinhos bem fininhos
- 1 colher de sopa mix de 5 pimentas
- 1 shot de vodka
- 1 pacote de natas de soja
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de sopa de azeite
Modo de Preparação:
 
1º Passo: Colocar o azeite a aquecer numa frigideira anti-aderente. Quando o azeite estiver quente introduzir o mix de pimentas e deixer fritar durante 2-3 minutos.
2º Passo: Introduzir os bifinhos e fritá-los durante 5 minutos ou até estarem fritos por fora, mas mal passados por dentro. Adicionar o shot de vodka e acender com a ajuda de um isqueiro de cozinha, mexa com a ajuda de uma colher de pau para que o álcool deixe algum sabor na carne. Quando o fogo se apagar, adicionar as natas. Mexa para incorporar e deixe os sabores se misturarem. Deixe ao lume por mais 5 minutos.


E pronto os bifinhos estão prontos a ser servidos.

27/01/2010

Rolo de espinafres com tomates secos ao sol

De todos os tipos de rolos de espinafres que já fiz, posso dizer que este é dos melhores. A combinação dos espinafres com os tomates secos ao sol é muito boa.
 
Ingredientes:
 
- 400 gr. de espinafres frescos
- 5 ovos
- 3 colheres de sopa de farinha com fermento
- 200 gr. de queijo creme com sabor a alho e ervas
- 100 gr. de queijo cheddar às fatias
- 10 a 12 fatias de tomate seco ao sol
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
Modo de Preparação na Bimby:
 
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 190ºC. Coloque papel de manteiga numa forma rectangular com 23 x 32 cm. Coloque as folhas de espinafre de molho em água a ferver durante 5 minutos. Escorra a água a qual poderá aproveitar para fazer o arroz.
 
2º Passo: Coloque os espinafres bem escorridos no copo da bimby, juntamente com as gemas dos ovos, 1 colher de sopa do queijo creme, um pouco de sal e pimenta e a farinha. Programe 20 seg., Vel 4.
 
3º Passo: Entretanto bata as claras em castelo. Retire a massa dos espinafres da bimby e envolva muito bem nas claras. Distribua uniformemente a massa pela forma e leve ao forno durante 12-15 minutos, ou até a massa estar bem firme.
 
4º Passo: Retire a forma do forno e deixe arrefecer um pouco. Por cima barre com o queijo creme, disponha o cheddar e as fatias de tomate seco ao sol, com a ajuda do papel manteiga enrole a torta e leve ao forno a 210ºC durante 5 minutos.
 
E voilà o rolo está pronto para a mesa.
Fonte: Receita adaptada da Good Food Magazine Maio 2007.

25/01/2010

Bolo de Abóbora com molho butterscotch


Este bolinho é uma maravilha, fiz para experimentar e correu super bem. Fica um bolo húmido e muito, muito fofinho, com aromas e sabores muito bons.
Ingredientes:
- 300 gr. abóbora partidas aos cubos
- 300 gr. de farinha com fermento
- 300 gr. de açúcar amarelo
- 3 colheres de sopa de canela em pó
- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
- 100 gr. de castanhas do brasil
- 1 colher de chá de sal
- 4 ovos
- 200 gr. de manteiga
- 1 colher de sopa de sumo de laranja - Raspas da casca de uma laranja
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Barre com manteiga e farinha uma forma rectangular de 30 x 20 cm.
2º Passo: Coloque a abóbora cortadas aos cubos no copo da bimby e programe 5 seg., Vel. 7. 3º Passo: Adicione a farinha, açúcar, canela, bicarbonato de sódio, castanhas do brasil e sal ao copo e programe 1 min., Vel5.
4º Passo: Junte no copo os ovos, manteiga, sumo e casca da laranja e programe 20 seg., Vel. 4.
5º Passo: Coloque a massa na forma e leve ao forno durante 30 minutos, ou até fazer o teste do palito e nas bordas da forma sair limpo.
 
Por cima coloquei o molho butterscotch que ficou divinal.
Fonte: Receita adaptada da Good Food magazine Outubro de 2007.

22/01/2010

Butterscotch

Butterscotch é um tipo de molho cujos ingredientes principais são açúcar castanho e manteiga. Outros ingredientes, como xarope de milho, natas, baunilha e sal, normalmente também fazem parte da receita. Os ingredientes para fazer butterscotch são semelhantes aos para fazer toffee, a única diferença entre este tipo de molhos esta no ponto de açúcar. O Butterscocth é bastante utilizado em gelados, cobertura de bolos, pudins, etc... É um molho super saboroso.
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de manteiga sem sal ou margarina.
- 1 chávena de açúcar castanho
- 3/4 de uma chávena de natas com elevada % de gordura (sem serem ultrapasteurizadas)
- 1 colher de sopa de extracto de baunilha
- 1 colher de sopa de sal marinho
Modo de Preparação Tradicional:
 
1ºPasso: Antes de começar certifique-se que dispõe de todos os ingredientes perto do fogão nas medidas certas.
2º Passo: Numa panela de metal com fundo espesso mínimo 2 cm, derreta a manteiga em lume baixo a médio. Momentos antes de a manteiga estar completamente derretida junte o açúcar castanho de uma só vez e mexa com uma colher de pau, até o açúcar estar uniformemente com um aspecto húmido.
3º Passo: Continue a mexer com a colher de pau até que o açúcar fique com o aspecto de lava. Mexa bem com a colher à volta da panela, observe atentamente até que o aspecto do açúcar mude, leva entre 3 a 5 minutos.
4º Passo: Antes de adicionar as natas, certifique-se que o açúcar tem um aspecto liquido e não arenoso.
5º Passo: Quando o açúcar apresentar o aspecto liquido adicione as natas de uma só vez e substitua a colher de pau, por uma vareta de arames. Baixe o lume, e mexa com a vara de arames até as natas esta misturadas com açúcar. Quando estiverem misturadas aumento o lume para médio e continue a mexer com a vara de arames de minuto a minuto, durante 10 minutos no total.
6º Passo: Desligue o fogão e deixe o butterscotch arrefecer durante 1 ou 2 minutos, antes de transferir para um recipiente à prova de calor. Deixe arrefecer até atingir a temperatura ambiente.
7º Passo: Depois de o butterscotch arrefecer prove e adicione o extracto de baunilha e sal. Volte a provar e se for necessário adicione mais sal ou baunilha, até estar ao seu gosto.
Notas: A chávena que usei tem a medida de 235 ml.
Fonte: Receita retirada daqui. Texto traduzido do wikipedia.

20/01/2010

Molhos de feijão verde anão e bacon fumado

Esta receita é super light, rápida e super saborosa.
Ingredientes:
- 300 gr. de feijão verde anão
- 4 fatias de bacon fumado
- 4 dentes de alho
- 4 colheres de sopa de pesto vermelho
- sal q.b.
- 4 fios de cebolinho
- 600 gr. de água
Modo de Preparação na Bimby:
 
1º Passo: Coloque os alhos no copo da bimby e programe 5 seg., Vel.5.
2ºPasso: Coloque as fatias de bacon numa tabua. Por cima de cada uma coloque 1 dente de alho picado e 1 colher de sopa de pesto vermelho. Divida o molho de feijão anão em 4, e coloque por cima de cada fatia de bacon 1 molhinho de feijão verde anão.
3º Passo: Enrole os molhinhos e ate com um fio de cebolinho. Coloque os molhinhos dentro da varoma. Verta a água para dentro do copo e programe 25 min., Varoma, Vel. 1.

Fonte: Receita adaptada do Livro "A todo vapor" versão espanhola.

18/01/2010

Variação de Bolachas com Pepitas de Chocolate

Para variar cá vos trago mais uma receita de bolachas...Com uma sabor a chocolate fantástico.
Ingredientes:
- 175 gr. de farinha sem fermento
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de fermento
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 75 gr. de margarina
- 50 gr. de açúcar castanho
- 3 colheres de sopa de xarope de ácer
- 100 gr. de pepitas de chocolate com 80% de cacau
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Pré-aquecer o forno a 190ºC durante 5 a 10 minutos antes de colocar as bolachas. Espalhe um pouco de manteiga no tabuleiro.
2º Passo: Coloque no copo a farinha, sal, fermento e bicarbonato de sódio e programe 20 seg., Vel 5.
3º Passo: Adicione o açúcar, margarina e xarope de ácer e programe 20 seg., Vel. 5. Retire a massa do copo e adicione as pepitas de chocolate com as mãos ou auxilio de uma colher misture as pepitas com a massa. Molde a massa em bolinhas pequenas e disponha-as no tabuleiro, deixando espaço entre elas.
4º Passo: Leve a massa das bolachas ao forno durante 12-15 minutos, ou até estarem douradas e bem passadas. Deixe as bolachas arrefecerem ligeiramente e transfira-as para uma grelha. Quando estiverem frias transfira-as para um recepiente hermeticamente fechado.
Fonte: Receita adaptada do livro Cakes and Cookies, Flame Tree Publishing.

15/01/2010

Alho frânces com Crumpets Tostados ao modo de Gales


Este prato é característico da zona de Gales no Reino Unido. É chamado de confort food por ser um prato muito saboroso e bastante confortante, ideal para as noites frias de Inverno.
Ingredientes:
- 25 gr. de manteiga
- 25 gr. de farinha sem fermento
- 125 ml de leite magro
- 125 ml de cerveja branca
- 100 gr. de queijo Cheddar
- 1 colher de sopa de mostarda inglesa
- 2 alhos franceses
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Reserve 1 colher de sopa da manteiga e derreta a restante numa panelinha. Adicione a farinha e cozinhe durante 1-2 minutos em lume médio. Gradualmente adicione o leite, e mexa com uma vara de arames, até obtêr um molho suave e consistente. Adicione a cerveja, queijo e mostarda e mexa muito bem. Retire do lume e deixe arrefecer.
2º Passo: Corte a parte branca dos alhos franceses em rodelas e saltei-as na restante manteiga até ficarem translúcidas, mais ou menso 5 minutos.
3º Passo: Grelhe ou coloque na torradeira os crumpets. Disponha os crumpets num pirex, por cima coloque o alho frânces e por último o molho, leve ao forno a gratinar durante 15-20 minutos.
Notas: Aproveita a rama verde do alho-frânces para as sopas e caldos. Se fizer este prato para crianças substitua a cerveja por leite.
Fonte: Receita adaptada da Somerfield Magazine, Outubro de 2009.

13/01/2010

Crumpets

Finalmente regressei de férias, não e que estivesse farta das férias, mas já sentia falta de algumas coisas. Passei umas semanas espectaculares na companhia de pessoas que me dizem muito e que são muito importantes na minha vida. Agora voltando a receita...
Um crumpet é uma espécie de pão doce que se come especialmente no Reino Unido, feito à base de farinha e levedura. Foram uma invenção anglo-saxonica. Sendo parecidos às panquecas mas com sabor e textura diferente. Tem uma textura esponjosa, com poros super saborosa.
Ingredientes:
-260 ml de agua morna
- 1 colher de cha de fermento de padeiro
- 1 colher de cha de açúcar granulado branco
- 260 ml de leite morno
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 2 colheres de chá de sal
- 420 gr. de farinha T65
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 60 ml de água morna
Modo de Preparação na Bimby: 
1º Passo: Colocar no copo os 260 ml de água morna, fermento e açúcar. Programe 10 seg., Vel. 5. Depois programe 5 min., Vel. Colher, Temp. 37ºC.
2º Passo: Adicione aos ingredientes do copo, 0 leite, a manteiga e o sal. Programe 2 min., Vel. 2, Temp. 37ºC.
3º Passo: Adicione a farinha e programe 2 min., Vel. Espiga. Deixe a massa descansar dentro do copo durante um período mínimo de 30 minutos.
4º Passo: Dissolver o bicarbonato de sódio nos 60 ml de água morna e juntar à massa. Deixe a massa descansar por mais uns 30 a 60 minutos.
5º Passo: Colocar uma frigideira sem ser anti-aderente em lume médio. Pulverizar com azeite as formas circulares com 7.5 cm de diâmetro e colocar na frigideira também pulverizada com azeite. Com a ajuda da concha da sopa colocar a massa dentro dos aros circulares até um máximo de 1 cm de altura e reduza o lume para mínimo. Cozinhe durante cerca de 10 minutos um lado e apenas 2 a 3 minutos o outro lado.
Leve os crumpets à tostadeira ou grelhador durante alguns minutos e sirva com manteiga ou queijo. São mesmo um delícia....
Receita adaptada daqui.