16/08/2010

Lulas Gratinadas

Este prato é bom para quem não se importar de ligar o forno nesta altura do ano, mas se não estiverem a pensar nisso sempre podem guarda-lá para fazer mais tarde. É uma boa alternativa ao peixe e carne.
Ingredientes: - 1 Kg de lulas - 4 colheres de sopa de azeite - 3 dentes de alho - 1 cebola grande - 100 ml de vinho branco seco - 4 colheres de sopa de polpa de tomate - 1 cálice de vinho do Porto ou da Madeira - 1 colher de sopa de salsa picada finamente - 500 ml de molho bechámel (eu fiz na Bimby, mas poderá fazer qualquer receita tradicional) - Sal grosso q.b. - Pimenta preta moída na hora q.b. - 1 colher de sopa de molho inglês - 500 gr. de arroz ou púre de batata já preparado (facultativo) - Pão e/ou queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Lave as lulas muito bem, limpe-as e corte-as às rodelas com cerca de 0.8 cm de largura. Tempere as argolas com sal e pimenta.
2º Passo: Coloque o azeite numa panela e leve ao lume. Quandoo azeite estiver quente adicione o alho picado grosseiramente. Quando o alho começar a ganhar côr adicione a cebola cortada as rodelas e deixe alourar.
3º Passo: Adicione a salsa deixe refogar por mais um pouco mexendo com uma colher de pau, de forma a alourar por igual.
4º Passo: Adicione as lulas, vinho branco, vinho do Porto e polpa de tomate mexa muito bem para incorporar tudo, tape a panela e deixe suar durante 3-4 minutos. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
5º Passo: Veja se as lulas estão passadas, se não estiverem deixe por mais uns breves minutos.
6º Passo: Coloque no fundo de um pirex o puré de batata ou arroz já preparado. Por cima coloque as lulas e no topo coloque o molho bechámel. Polvilhe com pão ralado e/ou queijo parmesão e leve ao forno durante 30-35 minutos a 200ºC, ou até estar dourado.
Bom apetite!
Notas: Poderá adicionar camarão para enriquecer este prato, para tal basta colocar o camarão na mesma altura em que coloca as lulas. Fonte: Receita adaptada de uma receita super antiga da Teleculinária de 1984. Imprimir

14 comentários:

  1. Pois eu não me atrevo a acender o forno.
    Vou anotar esta receita para fazer quando tiver mais fresquinho.Adorei!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. sim...só posso mesmo anotar para fazer mais no Outono. Sou daquelas que me recuso a ligar o forno com estas temperaturas.Mas vou tomar nota pois adoro Lulas
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia! É a primeira vez que visito seu blog, já me apaixonei, quanta comida boa, a partir de hoje estarei te acompanhando, bjooo...

    Quando tiver um tempinho faça uma visitinha: www.paulacavequia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Sim ta mesmo muito calor, mas é uma boa sugestão :)

    ResponderEliminar
  5. Querida, agora você me deixou babando!!! Amo lulas, e assim recheadas e gratinadas nunca provei, devem ficar deliciosas!
    Beijinhos,
    Fabi

    ResponderEliminar
  6. Até hoje nunca tinha viso lulas desta forma! Confesso que fco bastante curiosa com esta receita....adoro lulas, mas como-as sempre estufadas ou grelhadas. As variações andam sempre ligadas a estas duas formas de cozinhar! Boa!

    ResponderEliminar
  7. Ficou fantástica, eu também gosto mt da teleculinária, bjs.

    ResponderEliminar
  8. Por aqui liga-se sempre o forno e esta tua sugestão é bem maravilhosa. Não fosse eu uma perdida por lulas.
    Feliz semana ♥

    ResponderEliminar
  9. Olha eu, mesmo que não queira tenho que o ligar, os meus homens não aguentam saladas e afins dois dias seguidos...hehhe
    Excelente esta refeição.
    bjsss

    ResponderEliminar
  10. Eu faço algo parecido, mas coloco-lhe camarão e delícias do mar... É uma delicia :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  11. Felizmente por aqui já está menos quente, embora o calor continue. Mas já não custa tanto ligar o forno :) Adoro lulas!

    ResponderEliminar
  12. Parecem uma delícia. adoro lulas!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  13. eru vou anotar pois porque agora ja começam a vir tambem dias mais frescos e estaS LULAS VEEM MESMO BEM
    BEIJINHOS

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.