14/04/2010

Vieiras fritas em molho de trufas brancas

Cada vez que vou de férias e regresso a casa, torna-se difícil e complicado voltar à rotina do dia-a-dia. Uma das complicações passa por vir aqui e postar, não é que não goste, muito pelo contrário, adoro postar e aqui compartilhar com todos vocês as experiências pelas quais passo no quotidiano da minha vida culinária. Sendo até um incentivo e lufada de ar fresco na minha vida neste país de coração gélido que por vezes parece que nem existem sentimentos nem emoções. Ninguém se liberta e a liberdade de expressão apesar de livre, parece presa às tradições e bons costumes, sendo difícil às palavras passarem de cabeça à garganta, ficando apenas restritas para cada um no seu pensamento.
Desde que tenho este blog, tornei-me uma pessoa muito mais livre de certo modo e com maior entusiasmo e excitação em relação a provar coisas novas, nomeadamente ingredientes ou combinações de ingredientes que nunca me passariam pela cabeça ou simplesmente torceria o nariz. Já conheci pessoas fantásticas e espero vir a conhecer muito mais. Uma das pessoas que conheci virtualmente foi a Sandra G. do blog Chocolate e Caju, a qual espero vir a conhecer pessoalmente um dia destes. E que muito gentilmente me enviou óleo de linhaça, enchido de soja e especiarias Cherry. Muito obrigada Sandra. E se ainda não espreitaram o site desta menina, estão a perder coisas muito boas, especialmente os pratos maravilhosos que a Sandra faz com peixe e os docinhos, claro.
Bem isto hoje é que tem sido escrever, por isso passemos à receita que é bastante fácil de fazer e óptima para comer como entrada de um jantarzinho a dois bem intímo e romântico.
Ingredientes para 2 pessoas:
- 4 colheres de sopa de vinho branco seco
- 2 colheres de sopa de vinagre branco
- 1 chalota pequena picada muito finamente
- 2 colheres de sopa de natas com pouca gordura
- 100 gr. de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- Sumo de meio limão
- Sal q.b.
- Pimenta preta moída na hora
- 2 colheres de sopa de azeite de trufas brancas (vai depender da concentração do azeite)
- 8 miolos de vieiras
- Azeite extra-virgem para pulverizar
Modo de Preparação:
1º Passo: Retire a manteiga do frigorífico e deixe-a atingir a temperatura ambiente. Para fazer o molho branco coloque o vinho branco, vinagre e chalota, numa panela pequena de fundo grosso, leve ao lume até ferver e ficar reduzido a uma colher de sopa de líquido. Adicione as natas e leve a ferver durante 10 minutos aproximadamente e o molho se torne um pouco espesso.
2º Passo: Retire a panela do lume e deixe arrefecer durante alguns minutos. Quando conseguir agarrar com as mãos à volta da panela sem se queimar, comece a adicionar aos poucos, pedacinhos de manteiga com a ajuda de uma vara de arames em lume baixo. Se a panela aquecer muito, retire do lume e deixe arrefecer um pouco, caso contrário o molho poderá coagular. Quando tiver adicionado toda a manteiga retire a panela do lume, adicione o sumo de limão e tempere com um pouco de sal.
3º Passo: Mantenha a panela quente em banho maria (com apenas água quente sem estar ao lume, enquanto prepara o resto). Antes de servir se o molho estiver muito espesso, adicione umas gotas de água quente e misture com a ajuda da vara de arames.
4º Passo: Tempere as vieiras com sal e pimenta preta. Pré-aqueça uma frigideira média. Pulverize com azeite a frigideira e deixe-a ficar bem quente em lume médio. Coloque as vieiras e deixe-as fritar durante 1-2 minutos cada lado ou até estarem douradas.
5º Passo: Adicione o azeite de trufas brancas ao molho branco. Disponha as vieiras no prato salpique com o molho branco e sirva de imediato.
Fonte: Receita ligeiramente adaptada da Rachel Allen.

17 comentários:

  1. Que miminhos gulosos :):)

    E essas vieiras ficaram mesmo apetitosas :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu não gosto de Vieiras, mas estas estão mesmo apetitosas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que refeição chique! De vez em quando também sabe bem mimar-mo-nos desta forma!
    Eu nunca provei nem vieiras, nem molho de trufas... Mas o aspecto é muito convincente! Acho que ia gostar...
    Parabéns pelos presentes!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Que chique. Nunca comi vieiras, tenho curiosidade em experimentar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Que lujo e bastante chique para além de ser uma delicia x

    ResponderEliminar
  6. que prato mais aptitoso!
    ando á bastante tempo para comprar vieiras mas tenho medo de nao gostar!!
    mas pelo aspecto das tuas parecem uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Un plato la mar de bien presentado,apetitoso y sobre todo muy,muy rico.Te ha quedado de lujo.
    Besetes wapa.

    ResponderEliminar
  8. Concordo ctg, tb me acontece, desde k tenho o blogue já abri a mente a provar coisas k nunca pensei antes...
    O teu prato está excelente...
    bjinhus

    ResponderEliminar
  9. Está com um aspecto divinal, essas vieiras estão a puxar por mim, gosto bastante de vieiras é pena serem tão difícies de encontrar, o Continente tem agora umas congeladas, para este tipo de prato são boas, mas para comer ao natural prefiro as frescas. Jocas

    ResponderEliminar
  10. ola,espero que tenhas passado bem as tuas ferias e que tenhas tido o divertimento e decanso que mereces.
    Aqui de visitinha ao teu cantinho e fiquei a babar com a tua receitinha. Nunca comi vieiras, mas pelo aspecto das tuas fotos, hummm... fiquei com vontade de experimentar..
    Um resto de uma boa semana para ti
    beijinhos
    Nanda

    ResponderEliminar
  11. Olá, meu nome é Sonia, estou iniciando um blog de receitas, já que adoro cozinhar e gostaria de compartilhá-las com você.

    Quando puder me faça uma visitinha!

    http://minhacozinhamagica.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderEliminar
  12. Nunca comi vieiras, no entanto ficou um prato lindo e apetitoso, bjs.

    ResponderEliminar
  13. Voltar à rotina é tramado! Eu que o diga. Acho que é por isso que já não me aventuro em férias grandes. Prefiro ir tendo os meus momentos por aqui mesmo, idas à praia durante a semana, fins-de-semana de 3 a 4 dias, etc...

    Porque a última vez que fui de férias custou-me horrores encarrilhar outra vez. Chamam-lhe o trauma pós-férias.

    Mas não nos deixes hein! Não é só a Sandra G que gosta de ti (ih ih ih). Mas que é uma miúda que gosta de mimar as amigas, isso é verdade.

    Beijokas.

    ResponderEliminar
  14. Nunca comi vieiras, devem ficar óptimas :)

    ResponderEliminar
  15. Queridas,

    Obrigada por todos os comentários. Realmente voltar à rotina não é nada fácil.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.