02/04/2010

Risotto de Muxama com ervilhas

Adoro muxama de atum, é daquelas coisas ou se adora ou se detesta. Em casa tinhamos um belo bocado de muxama da melhor qualidade, comemos uma parte ao natural, a outra em tostas e para acabar com o resto decidi fazer um risotto. Posso dizer que foi a melhor ideia que tive, pois o risotto ficou fantástico e cá em casa disseram logo que vou ter de voltar a repetir.
A muxama é feita com a parte mais nobre do atum, através de um processo de preservação em sal seguido de secagem, segundo uma técnica utilizada pelos árabes no sul de Portugal e Espanha há mais de mil anos atrás. Para saberem mais informações sobre a muxama visitem este site, onde está muito bem explicado.
Ingredientes:
- 3 dentes de alho
- 2 chalotas
- 150 gr. de muxama de atum de boa qualidade
- 400 gr. de arbóreo ou outro próprio para fazer risotto
- 30 ml de azeite
- 100 ml de vinho branco seco
- 50 gr. de queijo parmesão
- Pimenta preta moída na hora
- Noz-moscada moída na hora
- 1 colher de sopa de coentros picados finamente
- 200 gr. de ervilhas congeladas
- 25 gr. de manteiga
- Aproximadamente 1 Litro de água quente
Modo de Preparação:
1º Passo: Coloque o azeite numa panela e leve ao lume até aquecer ligeiramente. Adicione os alhos picados finamente e refogue em lume baixo durante 2 minutos. Acrescente as chalotas picadas finamente e refogue por 5 minutos.
2º Passo: Adicione a muxama cortadas finamente e refogue por mais 3 minutos. Junte o risotto e mexa muito bem durante alguns minutos, até o mesmo se tornar vidrado e leve. Adicione o vinho e misture para o incorporar no arroz em lume baixo.
3º Passo: Vá adicionando a água quente aos poucos e mexa levemente. Deixe em lume médio durante aproximadamente 15 minutos, ou até o arroz estar al dente. Adicione as ervilhas e deixe cozer durante mais 3 minutos.
4º Pass0: Junte a manteiga cortada aos cubos, noz-moscada e pimenta preta e mexa levemente para incorporar. Adicione os coentros e o queijo parmesão ralado tape e deixe cozinhar por mais 3 minutos. Retire do lume e sirva imediatamente em pratos aquecidos no forno.

6 comentários:

  1. Arroz de atum!!! Adoro!!

    O teu, assim arrumadinho, ficou com um aspecto malandrinho, delicioso!

    Boa páscoa Cacahuete.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. nao conehcia essa conserva.
    tenhoq ue procurara para provar pois deve ser uam delicia
    assim como o rissoto
    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Estou a ver que ninguém aprecio este risotto de muxama. Secalhar por muita gente desconhecer este ingrediente. Que é uma maravilha.

    Rute e Moranguita obrigada pelos comentários.

    Moranguita, não é uma conserva. É atum seco.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Mais uma delícia irresistível!
    Que aspecto tão bom. :)

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia esta muxama, mas a par de outro tipo de conservas secas, acredito que deve ter um sabor bem acentuado, o que deve resultar muito bem no risoto. Quando for ás compras vou ver se encontro, fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.