31/10/2009

Bolachas de Café

Hoje é o dia das Bruxas, conhecido na língua inglesa como Halloween. Trata-se de um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.
Existem várias teorias em relação à origem do Halloween, uma delas eé que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa. Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé. Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica.
E como hoje é Halloween trago esta sugestão óptima para quem gosta muito de café. Tem um aroma a café suave e sabor maravilhoso, a decoração e as fotos não são das melhores, pois fiz estas bolachas um pouco à pressa e a decoração ficou péssima, enfim...usei cortadores na forma de abóbora, casa assombrada, morcego, lápide, gato e fantasma.
Ingredientes:
- 175 gr. de Farinha com fermento
- 75 gr. de Açúcar granulado
- 75 gr. de manteiga (à temperatura ambiente)
- 3 colheres de sopa de cáfé solúvel
- 1 colher de sopa de água quente
- 1 ovo
- Açúcar em pó q.b.
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Pré-aqueçer o forno a 180ºC.
2º Passo: Coloque a farinha, açúcar e manteiga e programe 10 seg. Vel5., até que a mistura fique com a textura parecida ao pão ralado. Numa taça dissolva o café com a água, adicione o ovo e misture bem. Junte o café aos ingredientes sólidos na bimby e programe 1 min., Vel. Espiga, até que a massa esteja bem misturada, se não estiver coloque mais 1 minuto.
3º Passo: Coloque a massa no congelador durante 10 minutos. Espalhe açúcar em pó na bancada e estenda a massa até ter uma espessura de 5 mm, use um cortador para dar a forma que quiser.
4º Passo: Disponha as bolachas num tabuleiro e leve-as ao forno durante 15-20 minutos, até estarem douradas nos extremos e firmes no centro. Retire as bolachas do forno e remova-as do tabuleiro enquanto estão ainda quente e coloque numa grelha até arrefecerem.
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Pré-aqueçer o forno a 180ºC.
2º Passo: Misture a farinha, açúcar e manteiga e bata com uma batedeira, até que a mistura fique com a textura parecida ao pão ralado. Numa taça dissolva o café com a água, adicione o ovo e misture bem. Junte o café aos ingredientes sólidos e misture bem com a batedeira até que a massa esteja bem misturada.  

3º Passo: Coloque a massa no congelador durante 10 minutos. Espalhe açúcar em pó na bancada e estenda a massa até ter uma espessura de 5 mm, use um cortador para dar a forma que quiser.  

4º Passo: Disponha as bolachas num tabuleiro e leve-as ao forno durante 15-20 minutos, até estarem douradas nos extremos e firmes no centro. Retire as bolachas do forno e remova-as do tabuleiro enquanto estão ainda quente e coloque numa grelha até arrefecerem.

Fontes: Receita adaptada da Rachel Allen.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas

29/10/2009

Courgettes com Atum


Às vezes tenho aqueles dias em que não tenho tempo para cozinhar ou simplesmente estou tão cansada que não tenho forças para estar muito tempo na cozinha, apesar de muitas vezes cozinhar ser uma terapia. Nessas alturas nada como fazer algo rápido e fácil de fazer. Como é o caso desta receita.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 2 courgettes grandes ou 3 médias
- Água quente
- 2 latas pequenas de atum (cerca de 170 gr. cada uma)
- 3 ovos
- 200 ml de natas de soja
- Pimenta preta moída na hora q.b.
- Ervas da provença q.b.
- Caril em pó q.b.
- Sal q.b.
Modo de Preparação:
1º Passo: Pré- aqueça o forno a 200 ºC. Aqueça cerca de 1 L de água num jarro eléctrico. Reserve a água numa taça e adicione um pouco de sal. Escorra o óleo das latas de atum e pique o atum com um garfo.
2º Passo: Lave as courgettes e corte-as às tiras fininhas com a ajuda do descascador de batatas ou de uma faca. Coloque as tiras das courgettes na taça com água a ferver durante 5 minutos.
3º Passo: Escorra a água das courgettes. Disponha as fatias de courgette num pirex e por cima coloque o atum, vá alternando camadas de courgette com atum, terminando com fatias de courgette.
4º Passo: Bata os ovos com as natas de soja, pimenta moída, ervas da provença e caril em pó. Espalhe a mistura por cima das courgettes. Leve ao forno durante 25-30 minutos.

Receita adaptada do site da Vaqueiro, poderá ver aqui a original.
Notas: Optei por não fazer a base para a quiche, pois acho-a desnecessária, e o recheio só por si é mais que bom.

27/10/2009

Pele de batatas crocante com bacon e queijo creme

Adoro comer entradas e petiscar, especialmente quando vou à casa de alguém ou alguém vem à minha casa. Colocar a conversa em dia e deliciar-me com petiscos e iguarias e não pensar nas horas que estão a passar, nem no que vou fazer asseguir. Tenho a filosofia que se as entradas forem boas a malta já nem se preocupa muito com o prato principal.
Esta é uma das minhas entradas preferidas, pela sua simplicidade e textura de sabores que se derretem na boca e nos faz querer repetir a dose.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 4 batatas grandes das velhas
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de paprika
- 150 gr. de bacon fumado
- 250 gr. de queijo philadelphia ou outro tipo de queijo creme
- 50 gr. de camembert
- 2 dentes de alho
- Cebolinho picado q.b.
- 4 colheres de sopa de natas de soja
Modo de Preparação Tradicional:  

1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
2º Passo: Com um garfo pique as batatas. Leve-as ao forno num tabuleiro durante 1 hora ou até estarem cozidas.
3º Passo: Remova-as do forno e deixe arrefecé-las durante 10 minutos. Corte-as em quatro partes iguais longitudinalmente. Remova o interior das cascas das batatas (poderá utilizar para sopas ou para fazer puré).
4º Passo: Misture o azeite com a paprika e use para pincelar cada casca das batatas de um lado e do outro. Leve as cascas das batatas novamente ao forno durante 20-25 minutos até estarem estaladiças e bem douradas.
5º Passo: Entretanto, corte o bacon aos quadradinhos e frite-o numa frigideira anti-aderente durante 5-6 minutos, até ficar crocante.
6º Passo: Na batedeira misture os queijos , os dentes de alho, as natas de soja e uma colher de sobremesa de cebolinho e bata até tudo estar bem ligado.
7º Passo: Use uma colher de sopa para colocar a mistura de queijos sobre cada casca de batata, por cima coloque o bacon e o cebolinho picado.
Delicie-se com esta maravilhosa entrada. Receita adaptada da Morrison Magazine Março/Abril 2009.
  
Notas: Poderá substituir o queijo philadelphia por requeijão.

25/10/2009

Canneloni de Beringelas e Molho de Pimentos Vermelhos

Ultimamente tenho optado por fazer pelo menos uma refeição vegetariana por semana. Para além de serem mais saudáveis, também se pode tornar este tipo de refeição saborosas e com aspecto apetitoso. Este exemplo que aqui trago utiliza as fatias de beringela como se fossem cannelonis, o que dá um certo glamour a este prato.
O nome da beringela é itálico é Solanum melongena sp., pertencendo à mesma família que a batata, pimento e tomate. Trata-se de uma planta arbustiva, anual, oriunda da Índia, onde era cultivada como planta ornamental. Chegou à europa no séc. XIII trazida pelas mãos dos árabes. E ao contrário do que muita gente pensa não é um vegetal, mas sim um fruto.
No mercado português as variedades mais comuns são a híbrida, grande e roxa, a híbrida super F-100, no tom vermelho escuro brilhante e a embu, de cor roxa avermelhada, todas com pedúnculo verde.
A beringela é rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea e prevenindo a arterosclerose.
É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. Alguns defendem que o consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 pimento vermelho
- 30 ml (aproximadamente 2 colheres de sopa) do azeite de tomates secos ao sol
- 2 dentes de alho
- 1 beringela grande
- 1 cebola
- 2 courgettes
- 6 fatias de tomate seco ao sol em azeite
- 1125 gr. de mozzarella
- 400 gr. de tomate picado conservado em polpa de tomate
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
2º Passo: Arranje o pimento, retirando as sementes e partes brancas do interior assim como o pedúnculo. Coloque-o num tabuleiro e espalhe algumas gotas do azeite do frasco de tomate seco ao sol e 1 dente de alho cortado aos bocadinhos. Leve ao forno durante 15 minutos ou até estar assado.
3º Passo: Corte a beringela em fatias muito finas longitudinalmente. Deverá opter no mínimo 8 fatias. Pincele as fatias com um pouco do azeite do frasco dos tomates secos ao sol e cozinhe numa chapa quente até ficarem marcadas e moles.
4º Passo: Corte a cebola e as courgettes em cubos pequenos e esmage o outro dente de alho. Coloque um pouco do azeite do frasco de tomates secos ao sol numa frigideira e cozinhe a cebola, courgettes e alho até estarem translúcidos e macios. Corte o tomate em bocadinhos pequenos e adicione à frigideira juntamente com a mozzarella. Retire do lume assim que o queijo tiver derretido ligeiramente.
5 º Passo: Coloque com uma colher o molho nas beringelas e enrole-as em forma de rolo. Disponha os rolos de beringela num pirex.
6º Passo: Corte o pimentos às fatias e disponha-o à volta dos rolos de beringela assim como o tomate picado conservado em polpa de tomate. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno durante 15-20 minutos.
Bom apetite.
Notas: Se quiser poderá adicionar uma folhas de manjericão ao molho para lhe dar um toque extra. Se não tiver tomate seco ao sol em azeite, poderá usar azeite normal e substituir os tomates secos por tomates assados. Receita adaptada da Somerfield Magazine Outubro 2009. Fontes: http://br.geocities.com/ayurvedabr/page9.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Beringela

23/10/2009

Risotto de espargos com Camembert

Este prato é um dos meu predilectos com espargos. Super saboroso, fácil de fazer e com óptimo aspecto. A única coisa contra é mesmo o colesterol dos queijos.
Ingredientes:

- 1 cebola
- 1 cabeça de alho
 - 500 gr. de risoto ou arbóreo
- 500 gr. de mozzarella
- 500 gr. de espargos frescos
- 1 Litro da água da cozedura dos espargos
- 250 gr. de camembert
- 50 gr. de manteiga com ou sem sal
- 150 ml de vinho branco seco
- salsa fresca q.b.
- 15 ml de Azeite
- Sal e pimenta q.b.
- Folha de papel vegetal ou tapete de silicone
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Descasque a cebola e os alhos e pique. Coloque o azeite ao lume e refoque a cebola e só depois o alho.
2º Passo: Quando a cebola e o alho estiverem dourados, adicione o arroz. Mexa muito bem durante 2-3 minutos. Adicione o vinho e mexa durante alguns minutos.
3º Passo: Coloque os espargos ao lume durante 8 minutos. Findo este tempo, escorra a água e reserve-a. E passe os espargos por água fria.
4º Passo: Coloque 1 L da água da cozedura dos espargos no arroz e deixe cozinhar durante 18-20 minutos. Entretanto corte os espargos com um tamanho entre os 1-2 cm. Se quiser guarde algumas para decoração.
5º Passo: Quando o arroz estiver al dente adicione a manteiga, pimenta, espargos cortados e a salsa picada e mexa bem. Adicione o camembert cortado aos cubos. Tape a panela por 3 minutos e mexa bem.
6ºPasso: Para preparar o cestinho de mozzarella. Coloque um pouco de queijo no papel vegetal e molde em forma de círculo, espalme bem e leve ao forno a 180ºC durante mais ou menos 8 minutos.
7º Passo: Cuidadosamente retire o queijo do papel vegetal e dê forma à cesta recorrendo a uma taça pequena ou um prato de sopa.
8º Passo: Coloque o risoto dentro da cesta e decore com algumas pontas de espargos.
Delicie-se com esta maravilha!
Fonte: Receita adaptada do Chefe Fábio Battistella.

21/10/2009

Pão Integral com Mel

O pão integral é uma excelente opção para quem adora comer pão como eu. Para além de ser rico em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento intestinal, também ajudam a combater o colesterol.
Quem não tem máquina de fazer pão, aconselho a tirar uma tarde ou um manhã para fazer este pão, uma vez que leva algum tempo a levedar. A quantidade de ingredientes descrita dá para um pão bem grande ou dois pães pequenos.
Ingredientes: - 450 ml de água morna - 2 colheres de sopa de mel - 40 gr. de fermento de padeiro ou 3 colheres de sopa de fermento para pão - 600 gr. de farinha T65 - 300 gr. de farinha integral - 2 colheres de sopa de sal - 100 gr. de manteiga cortada aos cubos Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Coloque a água, mel e o fermento no copo da Bimby e programe 5 min., Temp. 37ºC, Vel. Colher.
2º Passo: Adicione o sal e a manteiga. Programe 1 min., Temp.37ºC, Vel. 1.
3º Passo: Adicione as farinhas e programe 4 min., Vel. Espiga. Se a farinha não couber toda uma vez. Meta só metade misture durante 2 minutos e depois adicione a outra metade e programe mais 2 minutos, Vel. Espiga.
4º Passo: Coloque a massa numa taça untada com óleo ou manteiga durante 2-3 horas num local morno e cubra com papel celofane. A massa estará boa quando tiver o dobro do tamanho.
5º Passo: Transfira a massa para uma bancada com farinha e amasse durante 1 minuto. Deixe a massa descansar durante 5 minutos na bancada. Findo este tempo poderá dividir a massa em 2 pães, fazer um pão grande ou fazer pãezinhos pequenos que não deverão ter mais de 4 cm de altura. Faça recorte na massa se desejar.
6º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC.
7º Passo: Disponha o pão que moldou num tabuleiro polvilhado com farinha e cubra com uma toalha. Deixe levedar por 45 minutos, mais ou menos, num sítio morno. Ou então coloque no forno a 50ºC, durante 30 minutos, neste caso não pré-aqueça o forno.
8º Passo: Remova a toalha e leve a cozer durante 30-40 minutos se tiver dividido em 2 pães, ou durante 1h20-1h30 se tiver optado pelo pão grande, ou durante 10-15 minutos para os pãezinhos.
Modo de Preparação Tradicional: 1º Passo: Numa taça misture a água morna, o mel e o fermento, e deixe repousar durante 5 minutos.
2º Passo: Coloque as farinhas, o sal e a manteiga numa taça e misture bem com as mãos até os ingredientes estarem ligados. Adicione a mistura do 1º passo, e misture tudo muito bem até os ingredientes estarem ligado. A massa não deverá ficar muito líquida nem muito seca. Adicione mais água morna se estiver muito seca e farinha se estiver muito líquida.
3º Passo: Amasse a massa numa superfície enfarinhada durante 10 minutos.
4º Passo: Coloque a massa numa taça untada com óleo ou manteiga durante 2-3 horas num local morno e cubra com papel celofane. A massa estará boa quando tiver o dobro do tamanho. 5º Passo: Transfira a massa para uma bancada com farinha e amasse durante 1 minuto. Deixe a massa descansar durante 5 minutos na bancada. Findo este tempo poderá dividir a massa em 2 pães, fazer um pão grande ou fazer pãezinhos pequenos que não deverão ter mais de 4 cm de altura. Faça recorte na massa se desejar. 6º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC. 7º Passo: Disponha o pão que moldou num tabuleiro polvilhado com farinha e cubra com uma toalha. Deixe levedar por 45 minutos, mais ou menos, num sítio morno. Ou então coloque no forno a 50ºC, durante 30 minutos, neste caso não pré-aqueça o forno. 8º Passo: Remova a toalha e leve a cozer durante 30-40 minutos se tiver dividido em 2 pães, ou durante 1h20-1h30 se tiver optado pelo pão grande, ou durante 10-15 minutos para os pãezinhos.
Fonte: Receita adaptada da Rachel Allen.

19/10/2009

Bolachas Polka

Existem vários tipos de bolachas: as crocantes, as bem passadas, as amanteigadas, as de chocolate, as com aspecto divertido, as que retratam alguma época do ano entre tantas outras. Mas estas são das minhas preferidas, desde que descobri esta receita já a tenho feito várias vezes. Ficam mal passadas por dentro, uma delícia acompanhadas com um bom chocolate quente.
Ingredientes: - 225 gr. de manteiga amolecida - 375 gr. e açúcar castanho ou açúcar light mascavado - 2 colheres de sopa de extracto de baunilha - 1 colher de sopa rasa de fermento - 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio - 2 ovos batidos - 350 gr. de farinha sem fermento - 1 colher de sobremesa de sal Modo de Preparação na Bimby: 1º Passo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. 2º Passo: Junte a manteiga com o açúcar e programe 1,30 min., Vel. 3. Adicione o extracto de baunilha e os ovos batidos e programe 1 min., Vel. 3. 3º Passo: Adicione a farinha, sal, bicarbonato de sódio e fermento ao copo. Programe 1 min., Vel. Espiga. 4º Passo: Molde a massa em forma de bolas. Se quiseres bolachas grandes molde a massa na forma de bolas de golfe, se quiseres bolachas pequenas molde a massa em forma de nozes. Disponha as bolas que fez num tabuleiro anti-aderente. Não necessita de barrar o tabuleiro com manteiga. 5º Passo: Coloque as bolas no forno. As bolachas pequenas levam cerca de 10 minutos, as bolachas grandes 20 minutos. As bolachas estão prontas quando os bordos estiverem dourados e o centro pálido. Neste ponto as bolachas ficam mal passadas. Se quiser bolachas bem passadas e crocantes elas devem ser retiradas quando estiverem todas douradas. 6º Passo: Transfira as bolachas para uma grelha e deixe arrefecé-las. Modo de Preparação Tradicional: 1º Passo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. 2º Passo: Numa taça grande misture a manteiga com o açúcar, e bata até a mistura estar bem ligada e macia. Adicione o extracto de baunilha, e os ovos enquanto está a bater. 3º Passo: Misture a farinha, sal, bicarbonato de sódio e fermento numa taça à parte. Adicione os ingredientes sólidos aos líquidos e envolva bem. 4º Passo: Molde a massa em forma de bolas. Se quiseres bolachas grandes molde a massa na forma de bolas de golfe, se quiseres bolachas pequenas molde a massa em forma de nozes. Disponha as bolas que fez num tabuleiro anti-aderente. Não necessita de barrar o tabuleiro com manteiga. 5º Passo: Coloque as bolas no forno. As bolachas pequenas levam cerca de 10 minutos, as bolachas grandes 20 minutos. As bolachas estão prontas quando os bordos estiverem dourados e o centro pálido. Neste ponto as bolachas ficam mal passadas. Se quiser bolachas bem passadas e crocantes elas devem ser retiradas quando estiverem todas douradas. 6º Passo: Transfira as bolachas para uma grelha e deixe arrefecé-las.
Notas: Poderá enriquecer as bolachas adicionando pepitas de chocolate, smarties, frutos secos ou M & M´s. Deverá de adicionar depois de retirar da bimby, incorporando com uma colher de pau. No modo tradicional é adicionar depois do 3º Passo. Se não colocar as bolachas na grelha e deixá-las no tabuleiro elas vão colar e será difícil retirá-las. Fonte: Receita adaptada daqui.

17/10/2009

Bacalhau fresco enrolado em bacon

O bacalhau é um peixe que dá para fazer de mil maneiras e feitios. É um dos meus peixes preferidos. Para além de ser super saboroso e de fácil digestão tem muito poucas calorias.
Neste caso a receita é com bacalhau fresco. Que não tem o mesmo sabor que o seco, no entanto, também o acho muito saboroso.
Ingredientes para 4 pessoas: - 140 gr. de folhas de espinafres - 4 x 200 gr. filetes de bacalhau fresco - 4 colheres de sopa de pasta de tomate seco ao sol - 8 fatias de presunto fumado - Pimenta preta q.b. Modo de preparação tradicional:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque os espinafres numa frigideira com 2 colheres de sopa de água e saltei durante 2-3 minutos. Até os espinafres estarem macios.
2º Passo: Escorra bem a água dos espinafres. Para isso utilize uma rede de malha de nylon, não use de metal, precionando o excesso de líquido dos espinafres.
3º Passo: Coloque uma colher de sopa de pasta de tomate seco ao sol em cada filete de bacalhau. Distribua os espinafres por cada filete em cima da pasta. Cuidadosamente enrole cada filete e coloque à volta de casa filete 2 fatias de presunto fumado.
4ºPasso: Coloque num tabuleiro que possa ir ao forno. Tempere com pimenta. Leve ao forno durante 30 minutos.
Bom apetite.
Notas: Se não tiver pasta de tomate seco ao sol, poderá utilizar pesto vermelho. Fica igualmente bom.
Fonte: Receita adaptada da Morrison magazine Março/Abril 2009.

15/10/2009

Empada Gigante de Carne de Porco e Cogumelos

Este prato é excelente para ser feito com antecedência. Pois a carne irá ficar com os aromas e sabores em infusão o que vai dar origem a uma empada muito mais saborosa e rica em sabores.
A etimologia da palavra empada é uma simplificação para a palavra empanada (também usada no idioma espanhol), com origem no latim panis, que significa pão (1).
Ingredientes para o recheio:
- 2 cebolas
- 650 gr. de carne de porco cortada em cubos de 1-2 cm sem gordura
- 250 ml de caldo de aves ou de carne
- 35 ml de Azeite
- 300 gr. de cogumelos limpos e cortados às fatias
- 250 ml de natas de soja
- 1 colher de sopa de salsa fresca picada
- 1 ovo batido
- 1 a 2 colheres de sopa de farinha
- 1 colher de sopa de cominhos
- 1 colher de sopa de sementes de coentros
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
Ingredientes para a massa da empada:
- 150 gr. de farinha sem fermento
- 70 gr. de manteiga
- 35 gr. de água
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de açúcar
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Fazer a massa. Coloque todos os ingredientes pela ordem acima descrita e prima 15 seg. Vel. 5.
2º Passo: Pré-aqueça o forno a 160ºC. Coloque 25 ml de azeite e as cebolas no copo e programe 5 seg. , Vel. 5. Em seguida prima 5 min., Temp. 90º C, Vel. 1. Adicione as especiarias e a carne de porco já cortada ao copo e prima 5 min., Temp. 100ºC, Vel. 2.
3º Passo: Adicone o caldo de aves ou de carne ao copo e programe 25-30 min., Temp. 100ºC, Vel. 1.
4º Passo: Entretanto prepare os cogumelos. Coloque 15 ml de azeite numa frigideira e quando estiver quente adicione os cogumelos às fatias. Saltei-os até estarem bem passados. Adicione os cogumelos à carne de porco decorridos 15 minutos da cozedura da carne.
5º Passo: Quando o porco estiver cozinhado. Retire a carne de porco e os cogumelos e reserve num local quente. Adicione as natas de soja ao sumo que ficou no copo e programe 5min., Temp. 100ºC, Vel. 1. Se o molho estiver muito líquido adicione a farinha. Adicione a salsa picada, a carne de porco e os cogumelos e programe 1 min., Temp. 90ºC, Vel. 1.
6º Passo: Coloque o preparado num pirex. Corte a massa do mesmo tamanho do pirex e disponha por cima do preparado. Faça um furo no meio para permitir que o vapor possa sair. Pincele a massa com o ovo batido.
7º Passo: Cozinhe durante 10 minutos a 230ºC. Passado este tempo diminua a temperatura para 190ºC e deixe a cozinhar por mais 20 minutos, ou até a massa estar bem dourada.
Notas: Se não quiser colocar massa por cima do recheio poderá colocar púre de batata. Poderá colocar no congelador quando estiver tudo pronto e depois colocar directamente no forno, ou no frigorifico por 1 dia.
´ Receita adaptada da Delicious Magazine.

13/10/2009

Espargos salteados em flor de filo

A massa filo é fantástica, dá para dar asas à imaginação pela sua forma, cor, sabor, etc... É uma pena ser um massa um pouco difícil de trabalhar, o que me leva a comprá-la frequentemente.
Os espargos são constituídos maioritariamente por água. A sua constituição apresenta um nível de gorduras e açucares muito baixo, ao contrário do seu elevado teor proteico. Contêm um alto teór em fibras. São uma excelente fonte de vitamina A, C e E. Também presentes, estão outras vitaminas do grupo B, como a B1, B2, B3 E B6 (1). Tem um sabor delicado, poucas calorias e é particularmente rico em ácido fólico, além de ter propriedades diuréticas (2).
Ingredientes:
- 1 Cebola
- 6 folhas de Massa Filo
- 2 Cenouras
- 3 ramos de cebolo
- 2oo gr. de cogumelos
- 40 ml de Azeite
- 1 Colher de sopa de farinha
- 250 ml de leite magro
- 30 ml de Vinho Branco Seco
- 250 gr. de Espargos Frescos
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Ervas da Provence q.b.
- 8 Ramequins
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 220ºC.
2º Passo: Pincele cada folha de massa filo com azeite ou manteiga de azeite. Corte em 8 quadrados a massa filo e sobreponha 6 folhas umas nas outras, desencontrado as pontas por forma a parecer uma estrela com 12 pontas.
3º Passo: Coloque cada quadrado num ramequim e por cima coloque a forma de um queque. Precione ligeiramente para ficar com as pontas da massa de fora. Leve a cozer durante 5 minutos ou até as pontas da massa estarem bem douradas.
4º Passo: Coloque os espargos durante 5 minutos em água a ferver. Findo este tempo, escorra a água (que poderá utilizar para fazer arroz) e corte os espargos aos bocadinhos com 2cm de comprimento. Aproveite algumas das pontas para enfeitar.
5º Passo: Coloque a cenoura, cebola, 15 ml de azeite e o cebolo no copo da Bimby e programe 8 seg., Vel.5. Programe 5 min., Temp. 100ºC, Vel. 2.
 
6º Passo: Limpe os cogumelos com um pano húmido e corte-os às fatias. Adicione os cogumelos, os espargos, o sal, pimenta e ervas de provence ao copo da Bimby e programe 4 min. Temp. 90ºC, Vel. Colher.
7º Passo: Junte a farinha, vinho e o leite ao copo e programe 5 min., Temp. 90ºC, Vel. Colher.
8º Passo: Distribua o preparado pelas caixinhas de massa filo e decore com as pontas dos espargos.
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 220ºC.  

2º Passo: Pincele cada folha de massa filo com azeite ou manteiga de azeite. Corte em 8 quadrados a massa filo e sobreponha 6 folhas umas nas outras, desencontrado as pontas por forma a parecer uma estrela com 12 pontas.

3º Passo: Coloque cada quadrado num ramequim e por cima coloque a forma de um queque. Precione ligeiramente para ficar com as pontas da massa de fora. Leve a cozer durante 5 minutos ou até as pontas da massa estarem bem douradas.  

4º Passo: Coloque os espargos durante 5 minutos em água a ferver. Findo este tempo, escorra a água (que poderá utilizar para fazer arroz) e corte os espargos aos bocadinhos com 2cm de comprimento. Aproveite algumas das pontas para enfeitar.
5º Passo: Corte as cenouras, cebola e cebolo aos bocadinhos. Limpe os cogumelos com um pano húmido e corte-os às fatias.
6º Passo: Coloque o azeite numa frigideira. Quando estiver quente adicione as cenouras, cebolo e cebola e refogue até os alimentos estarem moles. Adicione os cogumelos e os espargos e cozinhe por mais 8-10 minutos. Tempere com sal, pimenta e ervas, mexa durante 1 minutos.
7º Passo: Junte a farinha, vinho e leite, mexa até engrossar um pouco.
8º Passo: Distribua o preparado pelas caixinhas de massa filo e decore com as pontas dos espargos.
Receita adaptada da Vaqueiro daqui.

11/10/2009

Pãezinhos de Soda com Queijo

Este tipo de pãozinho/scone é bastante versátil e poderá colocar o que quiser por dentro ou por fora. Estes pãezinhos podem ser cortados na forma que quiser e são uma óptima receita para fazer em conjunto com crianças, deixando-as por a mão na massa.
 
Ingredientes: 
 - 450 gr. de farinha sem fermento 
- 1 colher de sopa de sal 
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio 
- 1 colher de sopa de ervas frecas à sua escolha (ex. tomilho, rosmaninho, salsa, coentros, etc...) 
- 400 ml de buttermilk ou sour milk (adicione 3 colheres de iogurte natural ou sumo de meio limão aos 400 ml de leite e deixe repousar durante 30 minutos no mínimo) 
- 75 gr. de queijo Gruyère
- 3 dentes de alho 

Modo de Preparação na Bimby:

1º Passo: Pré-aqueça o forno a 250ºC. 
2º Passo: Coloque todos os ingredientes secos, as ervas e alhos picadas no copo da bimby e programe 15 seg., Vel. 4. Adicione o buttermilk e programe 2 min. Vel. Espiga. A massa deverá ficar suave, nem muito seca nem muito liquida. Se for necessário adicione mais farinha.
3º Passo: Coloque a massa numa superfície enfarinhada. Com um rolo de massa estique-a até ter 2 cm de espessura, Corte em forma de círculos ou quadrados. E disponha num tabuleiro com polvilhado com farinha. Coloque o queijo por cima e por dentro de cada pãozinho.
4º Passo: Coloque o tabuleiro no forno e coza os pãezinhos durante 10-20 minutos (depende do tamanho) ou até estarem dourados. Baixe o forno para os 200º C e deixo-os ficar por mais 10 minutos.
Modo de Preparação Tradicional:
 
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 250ºC. 

2º Passo: Coloque todos os ingredientes secos e as ervas picadas numa taça e misture muito bem. Faça um buraco no meio. Deite o buttermilk de uma só vez para o buraco. Usando as mãos ou os dedos faça movimentos círculares do centro para o exterior. Como se estivesse a fazer uma peça de olaria. A massa deverá ficar suave, nem muito seca nem muito liquida. Se for necessário adicione mais farinha.
3º Passo: Coloque a massa numa superfície enfarinhada. Com um rolo de massa estique-a até ter 2 cm de espessura, Corte em forma de círculos ou quadrados. E disponha num tabuleiro com polvilhado com farinha. Coloque o queijo por cima e por dentrp de cada pãozinho.  

4º Passo: Coloque o tabuleiro no forno e coza os pãezinhos durante 10-20 minutos (depende do tamanho) ou até estarem dourados. Baixe o forno para os 200º C e deixo-os ficar por mais 10 minutos.
Sugestão: Poderá prescindir das ervas e do queijo e substituir por chocolate. Neste caso, adicione 1 ovo ao buttermilk e 1 colher de sopa de açúcar em pó. 

Fonte: Adaptada de uma receita do Chefe James Martin.

09/10/2009

Queques de morango e chocolate branco

Dá-me sempre imenso prazer fazer queques. Para além de se comerem super bem com cházinho ou sozinhos. Quando nos apetece dar uma trincadela em algo doce são uma excelente opção. 
 
O chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco, caroteno e vitamina B2 do que o puro, mas também é o mais calórico (1). Acho-o super saboroso e a asseguir ao chocolate preto é o meu preferido. Ainda me lembro quando era mais pequena e comprar os chocolates Milka brancos redondinhos com um menino e um golfinho na embalagem, era fã desses chocolates.
Ingredientes:
 - 300 gr. de farinha sem fermento
- 15 ml (1 colher de sopa) de fermento
- 100 gr. Açúcar em Pó
- 100 gr. de manteiga sem sal
- 2 Ovos médios
- 200 ml de Leite Magro
- 150 gr. de morangos
- 100 gr. de Chocolate Branco
- Formas de papel para queques  

Modo de Preparação na Bimby:
 
1º Passo: Pré- aqueça o forno a 200ºC. Coloque a farinha, fermento e açúcar no copo bem seco. Programe 15 seg. Vel 6. Reserve.
2º Passo: Derreta a manteiga no copo. Coloque os ovos, leite e a manteiga e programe 1 min., Vel. 4. Adicione a farinha, fermento e o açúcar e programe 1 min., Vel. 3.
3º Passo: Adicione metade dos morangos e metade do chocolate cortados aos bocadinhos ao preparado e programe 2 min., Vel. 2.
4º Passo: Coloque a mistura nas formas para queques e coloque por cima o resto dos morangos e chocolate.
5º Passo: Leve ao forno durante 15-20 minutos ou até estarem bem dourados.
Modo de Preparação Tradicional:
 
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC. Peneira a farinha, açúcar e fermento para uma taça.
2º Passo: Derreta a manteiga no microondas e misture numa taça separada a manteiga com os ovos e o leite. Adicione esta mistura à farinha, açúcar e fermento. Misture bem até estar tudo ligado.
3º Passo: Adicione metade dos morangos e metade do chocolate cortados aos bocadinhos ao preparado.
4º Passo: Coloque a mistura nas formas para queques e coloque por cima o resto dos morangos e chocolate.  

5º Passo: Leve ao forno durante 15-20 minutos ou até estarem bem dourados.
Notas: Estes queques deverão ser consumidos no máximo em 2 dias.  

Fontes: (1) http://chocolatina.iespana.es/prop.php Receita adaptada da Somerfield Magazine, Outubro 2009.

07/10/2009

Batido de Morango e Banana

Nada como um suplemento vitamínico natural ao final de um dia bastante desgastante. Entre correrias, muita concentração e cansar a vista em frente ao computador, sabe sem bem um sumo ou um batido para refrescar a vida, e pensar que amanhã à mais...
Ingredientes: - 3 bananas descascadas - 250 gr. de morangos - 2 colheres de sopa de mel - 1 colher de chá de canela - 500 ml de leite magro - 8 cubos de gelo (facultativo) Modo de Preparação na Bimby:
Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 15 seg. Vel 7.
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Corte as bananas e os morangos em pequenas partes.
2º Passo: Coloque todos os ingredientes na liquificadora ou use a varinha mágica e triture durante 20-30 segundos.
Disfrute do seu batido...

06/10/2009

Tarte de Limão

Eu adoro citrinos, especialmente o limão. Adoro o cheiro do limão, das flores do limão, dos limoeiros. O limão é sem dúvida o meu fruto preferido, o que não é muito usual.
Alguns dos beneficios do consumo do limão são a detenção de hemorragias em cortes ou escoriações, aumenta o pH do sangue, controla o desenvolvimento de infecções internas e externas, incluindo as do sistema digestivo, fígado, pulmões, bexiga e rins e acelera a metabolização no processo de elimininação de toxinas através dos orgãos excretores (1).
Ingredientes para a massa: - 175 gr. de farinha - Sal q.b. - 100 gr. de manteiga bem fria - 25 gr. de açúcar em pó - 1 ovo Ingredientes para o recheio: - 3 ovos - 125 gr. de açúcar branco - Sumo e casca ralada de 2 limões - 100 ml de natas (mínimo 55% gordura) - Açúcar em pó para polvilhar - Forma com fundo amovível de 23 cm. Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Faça a massa. Coloque a farinha, sal, manteiga, açúcar e a gema do ovo no copo da Bimby. Programe 30 seg., Vel. Inversa 6. Retire a massa e trabalhe-a na bancada até ficar na forma rectangular com 2 cm de altura. Cubra com papel celofane e reserve no frigorífico no minimo durante 45 minutos.
2º Passo: Ligue o forno a 190ºC. Barre a forma amovível de 23 cm com manteiga.
3º Passo: Retire a massa do frigorífico e coloque na bancada entre 2 folhas de papel celofane com uma área maior que a forma que vai utilizar. Com a ajuda dum rolo para a massa estique a massa até esta atingir os 3 mm de espessura com uma área suficiente para cobrir o fundo e os lados da forma. Deverá esticá-la para ficar na forma circular de modo a facilitar a colocação desta na forma.
4º Passo: Retire a folha de papel celofane da parte de cima. E coloque a massa de pernas para baixo na forma. A outra folha de papel celofane deverá ficar virada para si e a massa em contacto com a forma. Comprima a massa na forma e corte a massa nos bordos com a ajuda dos polegares para ficar perfeita. Retire a folha de papel celofane e coloque a massa no frigorifico durante 10 minutos.
5º Passo: Retire a massa do frigorífico, coloque uma folha de papel vegetal por cima da massa e em cima da folha de papel vegetal coloque feijões ou outro peso. Leve ao forno durante 15-20 minutos. Remova os feijões ou outro peso e a folha de papel vegetal pincele a massa com a clara ligeiramente em espuma e leve durante mias 2 minutos ao forno.
6º Passo: Diminua a temperatura do forno para 120º C.
7º Passo: Fazer o recheio. Introduza a borboleta no copo. Coloque os ovos e o açúcar e programe 8 min., Vel. 3. Adicione o sumo de limão e a casca ralada e programe 5 min., Vel. 3. Adicione as natas e programe 5 min., Vel. 3.
8º Passo: Coloque o recheio na massa e leve ao forno durante 25-35 minutos ou até estar firme no centro. Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha. Depois de fria polvilhe com açúcar em pó.
Receita adaptada da Rachel Allen. Notas: A massa pode ser preparada no dia antes e colocada no frigorífico. (1) Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=2422#

04/10/2009

Zucchini estufada com Feta

Adoro Zucchini (Courgette), são versáties, saborosas e muito nutritivas, para além de terem muito poucas calorias.
Ingredientes:
- 1 Cebola - 3 dentes de alho
- 100 gr. de cogumelos Champignon
- 4 Zucchini grandes
- 15 ml de Azeite
- 200 gr. de Arroz Longo ou Basmati
- 2 colheres de sopa de ervas secas
- 1 cubo de caldo de vegetais
- 100 gr. de Feta
- 500 ml de água
- 1 lata de polpa de tomate ou 400 gr. de tomates sem pele e sementes cortados aos bocadinhos
- Papel de alumínio
Modo de Preparação na Bimby: 1º Passo: Ligue o forno a 200 º C. Limpe com uma escova macia os cogumelos ou passe um paninho húmido para limpá-los e fatie-os. Corte as Zucchini longitudinalmente e retire a polpa com o auxílio de uma colher. 2º Passo: Coloque as zucchinis no forno enquanto prepara o resto. 3º Passo: Coloque o azeite, alhos, cebolas e a polpa das zucchinis e programde 5 seg. Vel.5. Adicone os cogumelos e programe 5 min. Colher Inversa Temp. 90 º C. Adicione o arroz e as ervas. Programe 1 min., Colher Inversa 90º C. Dissolva o cubo de vegetais em 500 ml de água. Adicione a água ao arroz. Programe 10 min., Colher Inversa, Temp. 100 º C (este tempo também vai depender do tipo de arroz que usa).
4º Passo: Retirar as zuccchinis do forno. Partir o queijo aos bocados e juntar ao preparado. 5ºPasso: Colocar a polpa de tomate num recipiente refractário. Rechear as zucchinis com o arroz e dispôr por cima da polpa de tomate. Colocar a folha de aluminio por cima das zucchinis e levar ao forno durante 20 minutos, retire a folha de alumínio e coloque por mais 10 minutos no forno.
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Ligue o forno a 200 º C. Pele e corte a cebola finamente. Limpe com uma escova macia os cogumelos ou passe um paninho húmido para limpá-los e fatie-os. Corte as Zucchini longitudinalmente e retire a polpa com o auxílio de uma colher. Corte a polpa que retirou aos bocadinhos.
2º Passo: Coloque as zucchinis no forno enquanto prepara o resto.
3º Passo: Aqueça o azeite numa frigideira. Adicione a cebola , os alhos, os cogumelos e a polpa da zucchini picada. Adicione o arroz e as ervas. Misture bem e deixe os alimentos cozinhar durante 1 minuto. Dissolva o cubo de vegetais em 500 ml de água. Adicione a água ao arroz. Deixe ao lume durante 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente até o arroz estar cozido.
4º Passo: Retirar as zuccchinis do forno. Partir o queijo aos bocados e juntar ao preparado.
5ºPasso: Colocar a polpa de tomate num recipiente refractário. Rechear as zucchinis com o arroz e dispôr por cima da polpa de tomate. Colocar a folha de aluminio por cima das zucchinis e levar ao forno durante 20 minutos, retire a folha de alumínio e coloque por mais 10 minutos no forno.

02/10/2009

Torta de Espinafres e Atum

Simplesmente adoro esta receita. Desde que uma grande amiga minha a introduziu nos nossos jantares de Tertulias, nao descansei enquanto nao soube qual era a receita. Obrigada F. por esta dadiva, aqui esta uma ligeira adaptacao da receita. Com os espinafres e possivel fazer os mais variados pratos, para alem de conferirem a tonalidade verde aos pratos os espinafres reduzem o risco da obesidade, diabetes, cancro, patologias cardiovasculares, prisao de ventre e deficiencias vitaminicas ou mineraias (*). E um alimento muito rico em Potassio. O Popeye afinal tinha razao!
 
 
Ingredientes para a torta:
 
- 200 gr. de espinafres frescos ou 300 gr. dos congelados
- 4 ovos
- 200 ml de leite
- 2 colheres de sopa de farinha
- 1 lata de atum em azeite
- 3 dentes de alho
- Sal q.b.
- Pimenta preta q.b.
- Queijo Mozzarella ralado q.b.
 
Ingredientes para o Bechamel:
 
- 100 ml de leite
- 15 gr. de manteiga
- 10 gr. de farinha
- Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
 
Modo de Preparacao na Bimby:
 
1º Passo: Colocar os espinafres em agua quente durante 5-10 minutos. Unte e forre com papel vegetal um tabuleiro com 20 cm x 30 cm.
 
2º Passo: Separar as gemas das claras. Reserve as gemas. Coloque a borboleta no copo e insira as claras, programe 4 min., Vel. 3. Reserve-as numa taca.
 
3º Passo: Abrir a lata de atum e despejar o azeite do atum no copo da Bimby. Adicionar os alhos e programar 3 seg. Vel. 5.
 
4º Passo: Escorrer a agua dos espinafres e coloca-los dentro do copo da Bimby juntamente com os alhos e azeite , programe 5 min. Vel. 3 Temp. 90 C.
 
5º Passo: Colocar a farinha e o leite e programar 2 min., Vel. 5, Temp. 90 C.

 
6º Passo: Deixe o copo arrefecer ate atingir a temperatura abaixo dos 37 C. Depois adicione as gemas e programe 1 min., Vel. 4.
 
7º Passo: Com muito cuidado envolva as claras reservadas no preparado. Estenda a massa sobre o tabuleiro e leve as forno durante 15-20 minutos, ate estar dourado.
 
8º Passo: Entretanto prepare o béchamel (nao necessita de lavar o copo). Coloque todos os ingredientes e programe 3 min. Vel. 4, Temp. 90 C.
 
9º Passo: Retire do forno deixe arrefecer. Apos ter arrefecido coloque por cima da massa os ingredientes na seguinte ordem: atum, béchamel e queijo. E enrole como se fosse uma torta.
 
10º Passo: Leve de novo ao forno ate alourar e o queijo ter derretido.

Modo de PreparacaoTradicional:
 
1º Passo: Colocar os espinafres em agua quente durante 5-10 minutos. Unte e forre com papel vegetal um tabuleiro com 20 cm x 30 cm.
 
2º Passo: Separar as gemas das claras. Reserve as gemas. Bata as claras em castelo.
 
3º Passo: Abrir a lata de atum e despejar o azeite do atum numa frigideira, junte os alhos e os espinafres picados. Saltei bem os espinafres.
 
4º Passo: Junta a farinha e misture bem com os espinafres. Coloque o leite e mexa ate engrossar. Deixe o preparado arrefecer.
 
5º Passo: Junte as gemas uma a uma ao preparado e envolva o preparado com muito cuidado nas claras em castelo. Estenda a massa sobre o tabuleiro e leve as forno durante 15-20 minutos, ate estar dourado.
 
6º Passo: Prepare o béchamel. Dissolva a farinha no leite junte a manteiga e leve ao lume ate engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e reserve.
 
7º Passo: Retire do forno deixe arrefecer. Apos ter arrefecido coloque por cima da massa os ingredientes na seguinte ordem: atum, béchamel e queijo. E enrole como se fosse uma torta.
 
8º Passo: Leve de novo ao forno ate alourar e o queijo ter derretido.
 
 
Notas: Pode aproveitar a agua onde aqueceu os espinafres para fazer um arroz para acompanhar a torta. Ou para regar as plantas depois de fria.
 
*Fonte: http://saude.sapo.pt/artigos/dossiers/nutricao/ver.html?id=807594

Bolachinhas de Aveia

Sem bolachas em casa e com o apetite de tricar algo pouco doce, lembrei-me de fazer umas bolachinhas de aveia. Simples, pouco calóricas e muito saúdaveis. Uma vez que a aveia é bastante nutritiva, contendo cálcio, proteínas, ferro e fibras. A sua fibra solúvel actualmente está muito em voga, uma vez que regula o funcionamente intestinal, ajudando na diminuição do colesterol total e LDL-colesterol e contribui para a manutenção dos níveis adequados dos mesmos.
Ingredientes: - 275 gr. de flocos de Aveia - 100 gr. de farinha sem fermento - 150 gr. de açúcar amarelo - 1 colher de chá de bicarbonato de sódio - 1 colher de sopa de sal - 200 gr. de manteiga Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Colocar os flocos de aveia na bimby e programar 10 seg. Vel. 5.
2º Passo: Adiconar os restantes ingredientes e programar 30 seg. Vel. 7.
3º Passo: Moldar a massa que obteve em forma de bola. Colocar farinha numa bancada e com um rolo espalmar a bola até uma altura de 5 mm. Curtar na forma de quadrados, círculos ou com cortadores para biscoitos.
4º Passo: Colocar as bolachinhas num tabuleiro (não necesita de barrar o tabuleiro) e levar ao forno durante 15-20 minutos, até estarem douradinhas.
5º Passo: Retire do forno com bastante cuidado! Pois vai parecer que as bolachas se vão desmanchar, mas depois de frias ficam bem firmes. E transfira as bolachas para uma grelha até arrefecerem.
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Colocar os flocos de aveia na 1, 2, 3 ou processador e triture-os ate ficarem quase em po.
2º Passo: Numa taca junte os flocos de aveia triturados e os restantes ingredientes e mexa bem com as maos para envolver tudo muito bem.
3º Passo: Moldar a massa que obteve em forma de bola. Colocar farinha numa bancada e com um rolo espalmar a bola até uma altura de 5 mm. Curtar na forma de quadrados, círculos ou com cortadores para biscoitos.
4ºPasso: Colocar as bolachinhas num tabuleiro (não necesita de barrar o tabuleiro) e levar ao forno durante 15-20 minutos, até estarem douradinhas.
5ºPasso: Retire do forno com bastante cuidado! Pois vai parecer que as bolachas se vão desmanchar, mas depois de frias ficam bem firmes. E transfira as bolachas uma grelha até arrefecerem.
Notas: Poderá guardar estas bolachas no congelador sem as ter colocado no forno. Quando quiser consumi-las só necessita de retirar do congelador deixá-las estar atingir a temperatura ambiente e levá-las ao forno. Estas bolachas aguentam até 6 dias se estiverem guardadas num frasco de vidro.
Receita adaptada do Livro da Rachel Allen's.

01/10/2009

Bolinhos de Salmao

Estes bolinhos são óptimos, simples de fazer e cheios de Omega 3. Gordura esta saudavel e muito benefica, especialmente para o sistema cardio-vascular. A cor vermelha do salmao deve-se ao pigmento chamado de astanxantina, o qual e assimilado pelo salmao atraves da ingestao de camaroes do mar.
Ingredientes: - 2 Postas de salmão - 350 g de batatas - 30 gr. de salsa - Sumo e raspas de 1 limão - Pimenta Preta - 20 gr. de farinha - 20 ml de azeite - Sal Modo de Preparação na Bimby: 1º Passo: Temperar o salmão com sal, pimenta, sumo da metade do limão e as raspas do limão. Deixar a marinar durante 30 minutos no minímo. 2º Passo: Colocar 1 litro de água dentro do recipiente e as batatas descascadas e cortadas ao bocados. Programar 25 minutos, Varoma, Vel. 1. Assim que a Bimby atingir a temperatura Varoma colocar o recipiente Varoma com as postas de salmão. 3º Passo: Retirar a Varoma, deixar as postas arrefecerem e desfiá-las. 4º Passo: Escorrer a água do copo da Bimby, adicionar a salsa, sumo da outra metade do limão e a pimenta preta as batatas. Programar 20 seg. Vel. 5. 5º Passo: Adicionar o salmão desfiado e programar 20 seg. Vel. 6. 6º Passo: Moldar a pasta em forma de hamburguer´s fininhos (dá entre 4 a 5 hamburguer´s). 7º Passo: Colocar os hamburguer´s no frigorífico durante 20 minutos para endurecerem, ou se prefirir no congelador por 10 minutos. 8º Passo: Passar os hamburguer´s pela farinha e levá-los a fritar em azeite durante 5 minutos de cada lado, até estarem dourados. Outra opção mais saúdavel é levá-los ao forno a 190º C durante 20 minutos, virando-os a meio do tempo. Modo de Preparação tradicional: 1º Passo: Temperar o salmão com sal, pimenta, sumo da metade do limão e as raspas do limão. Deixar a marinar durante 30 minutos no minímo. Colocar o salmao durante 20 minutos no forno a 180º C. Findo este tempo, lasque-o e reserve. 2º Passo: Colocar as batatas descascadas e cortadas aos bocados ao lume em agua quente temperada com sal durante aproximadamente 20 minutos. 3º Passo: Escorrer a agua e desfazer as batatas em pure. Adicionar a salsa picada, sumo da outra metade do limão e a pimenta preta. Misture tudo muito bem. 4º Passo: Adicione o salmao desfiado ao pure e mexa muito bem. 5º Passo: Moldar a pasta em forma de hamburguer´s fininhos (dá entre 4 a 5 hamburguer´s). 6º Passo: Colocar os hamburguer´s no frigorífico durante 20 minutos para endurecerem, ou se prefirir no congelador por 10 minutos. 7º Passo: Passar os hamburguer´s pela farinha e levá-los a fritar em azeite durante 5 minutos de cada lado, até estarem dourados. Outra opção mais saúdavel é levá-los ao forno a 190º C durante 20 minutos, virando-os a meio do tempo.