29/09/2009

Bolo Pudim de Chocolate

Este bolo fica com a consistência mal cozida por dentro, lembrando um pudim. Super, super, saboroso, mas nada amigo das dietas...

 
Ingredientes:
 
- 2 latas de leite condensado
- 4 gemas
- 3 Colheres de sopa de manteiga sem sal
- 100 gr. de chocolate preto minimo 55% de cacau.
 
Modo de Preparação na Bimby:
 
1ºPasso: Ligue o forno a 200 ºC e coloque um tabuleiro com água lá dentro, onde posso colocar a forma do bolo em banho-maria.
 
2ºPasso: Colocar o chocolate dentro do copo da Bimby e pressionar 4 vezes no butão Turbo, depois pique durante 10 segundo na Vel. 9. Reserve o chocolate picado numa taça. Não é necessário lavar o copo após esta operação.
 
3ºPasso: Coloque as latas de leite condensado e as 4 gemas no copo da bimby e programe 2 min. Vel. 5 37º C. Em seguida adicione as 3 colheres de sopa de manteiga e o chocolate e programe 2 min. Vel.5 37ºC.
 
4ºPasso: Barre a forma que irá levar ao forno com manteiga e farinha e coloque a massa do bolo. 5ºPasso: Leve o bolo a cozer dentro do tabuleiro com água durante 1 hora a 190ºC.
 
Modo de preparação tradicional:
 
1ºPasso: Ligue o forno a 200 ºC e coloque um tabuleiro com água lá dentro, onde posso colocar a forma do bolo em banho-maria.
 
2ºPasso: Junte o chocolate com a manteiga e leve ao lume até derreter. Se quiser poderá utilizar o microondas, para tal deverá mexer a cada 30 seg. com uma vara de arames.
 
3ºPasso: Misture numa taça as latas de leite condensado com as gemas.
 
4ºPasso: Junte o chocolate derretido ao preparado anterior.
 
5ºPasso:Barre a forma que irá levar ao forno com manteiga e farinha e coloque a massa do bolo.
 
6ºPasso: Leve o bolo a cozer dentro do tabuleiro com água durante 1 hora a 190ºC. Espero que se delicie com este bolo. É ideal para quem gosta de chocolate e de bolos mal passados.
 
 

Lasanha Vegetariana em tons de castanho

Esta lasanha surgiu da fusão de vários ingredientes que tinha em casa que precisavam de ser utilizados, juntamente com alguma imaginação, cor e Livro base da Bimby.
Ingredientes para 4/6 pessoas Tempo de preparação: 1h30-2h00 Ingredientes: - 10 folhas de placas de lasanha (gosto sempre de ter uma a mais só no caso de alguma se partir) (não utilizei massa fresca) - 2 Beringelas médias (escolha maduras mas firmes) - 2 Cenouras médias - 300 gr. de Cogumelos Portobello (pode usar outros, desde que sejam frescos) - 1 cebola grande - 3 dentes de alhos - 3 tomates maduros grandes sem pele e sem sementes - 2 colheres de sopa de azeite - 40 ml de Vinho Branco - Sal grosso q.b. - 3 Colheres de Sopa de Pesto Vermelho - 1 caldo de legumes ou de carne (opcional: só para dar um travo a carne) - Oregãos q.b. - Mozarela ralada ou outro tipo de queijo que dê para gratinar. Béchamel: - 700 ml de leite - 70 gr. de farinha - 40 gr. manteiga - Sal, pimenta, noz moscada, etc... Modo de preparação:
1º Passo: Comece por cortar as beringelas em pedaços pequenos (quartos de uma fatia grossa) e coloque sal por cima durante 20/30 minutos. Decorrido este tempo passe os pedaços de beringela por água corrente e seque-os com papel absorvente.
2º Passo: Coloque as placas de lasanha em água quente com um pouco de azeite dentro de um recipiente refractário, enquanto prepara o resto da receita. Elas irão ficar super molinhas.
3º Passo: Corte as cenouras em meias luas. Lave e retire as sementes ao tomate. Escove os cogumelos para retirar a “sujidade” e passe-os ligeiramente por água, sem os molhar muito. Corte os cogumelos às fatias.
4º Passo: Coloque no copo as cebolas e os alhos e pique 5 seg., vel. 5, em seguida adicione o azeite e os tomate 8 seg., vel.7. Em seguida, programe 7 min., temp. 100º, vel. 2.
5º Passo: Decorrido esse tempo adicione as cenouras, beringelas e por cima os cogumelos. Em seguida coloque pelo copo, o vinho, o sal, o pesto vermelho e os oregãos. Programe 15 min., Temp. Varoma, Vel. Colher Inversa.
6º Passo: Passar o preparado para o cesto, escorrer o molho para um recipiente e reservar.
7º Passo: Montar a lasanha. Coloque um pouco de azeite num recipiente refractario e coloque as folhas de lasanha por cima, em cima destas coloque o preparado e por cima outra camada de folhas de lasanha, repita esta operação até terminar o preparado. Deixe arrefecer a última camada do preparado antes de colocar as ultimas folhas de lasanha, de forma a não enrolarem.
8º Passo: Sem lavar o copo deite o molho que reservou lá para dentro e perfaça a diferença com leite até dar o valor de 700 gr, adicione os restantes ingredientes para a preparação do bechámel e programe 8 min., Temp. 90ºC, Vel. 4.
9º Passo: Colocar as últimas folhas de lasanha no recepiente, por cima colocar o béchamel, e em cima deste o mozarela. Leve ao forno durante 25 minutos a 180ºC, ou até o queijo estar dourado.
Bom apetite! Notas: Se as beringelas tiverem muitas sementes e estarem com um pouco de coloração no interior é sinal que o seu sabor amargo está mais intenso, logo estas deverão estar mais tempo com sal. Coloquei mozarela fresca pois não tinha mais nenhum tipo de queijo em casa, por isso é que por cima ficou com este tom. Desculpem a qualidade das fotos, mas não sou grande fotografa.

28/09/2009

Quiche de Spring Onion e Gorgonzola

Depois de tanto ver, ler, e reler tantos dos blog´s que existem nesta comunidade e deliciar-me com as iguarias e receitas magníficas que vi. Decidi criar um blog para colocar todas as minhas receitas e de certa forma ficar com o meu livro de receitas digital e dar o meu contributo para esta comunidade. Fico a aguardar comentários, sugestões e ideias. Aqui vai a minha primeira receita (que neste caso apenas coloco a versão Bimby):
Versão Bimby Ingredientes para a massa quebrada (receita do livro base): 300 gr de farinha 130 gr. de manteiga 70 gr. de água 1 colher de café de sal 1 colher de café de açúcar Ingredientes para o recheio: 1 molho de cebolo (em inglês Spring Onion) 20 g de Azeite 150 gr de Gorgonzola (ou outro tipo de queijo azul) 2 ovos grandes 200 ml de leite Papel vegetal 1ºPasso: Pré-aquecer o forno a 180ºC. 2ºPasso: Fazer a massa quebrada. Colocar no copo todos os ingredientes pela ordem descrita e programe 15 seg. Vel. 5. 3ºPasso: Barrar a forma que se vai utilizar com manteiga e colocar papel vegetal, por cima do papel vegetal colocar a massa e por cima desta mais uma folha de papel vegetal onde se colocam feijões ou outro para fazer peso. Levar ao forno durante 7 minutos. 4ºPasso: Entretanto prepare o recheio. Coloque as 20 gr de azeite no copo e o cebolo. Picar durante 5 seg. Vel. 4. Passado esse tempo colocar durante 5 minutos, temp. 60ºC, Vel. 2. Em seguida acrescentar o leite os ovos e a gorgonzola e programe 2 minutos, Vel. 2. 5ºPasso: Passados os 7 minutos retirar os pesos que utilizou e a folha de papel vegetal da forma. E voltar a colocar mais 7 minutos dentro do forno. 6ºPasso: Colocar o recheio na forma e levar ao forno durante 30 minutos a 180ºC. Bon apetit.