13/11/2009

Gratinado de Batatas e Alho Francês

O alho-porro (português europeu) ou alho-poró (português brasileiro) (Allium porrum ou, segundo J. Gay Allium ampeloprasum var. porrum) é um vegetal que pertence à mesma família (Alliaceae) das cebolas e dos alhos.
Em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-francês produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas a mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas. Para que o bulbo fique de cor branca é necessário proceder à "amontoa", cerca de 30 dias antes da colheita. Tal operação consiste em soterrar quase por completo a planta.
Existe um conjunto de variedades particularmente adaptadas ao frio e que se mantêm prontas para consumo durante o inverno. É mais resistente à geada que a cebola. A planta adapta-se facilmente a qualquer tipo de solo, ainda que prefira solos pouco ácidos ou sensivelmente neutros. É aconselhável também que o solo seja bem drenado. Em geral subdividem-se as variedades cultivares de alho-francês em alho-francês de inverno e de verão. Enquanto que o alho-francês de verão é plantado com vista a uma colheita rápida, o alho-francês de inverno é geralmente colhido até à primavera seguinte ao ano em que é plantado. As variedades de verão são geralmente de menor porte e têm um sabor menos intenso que as variedades de inverno.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 450 gr. de batatas novas pequenas
- 1 alho francês grande
- 25 gr. de manteiga
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa bem cheia de farinha sem fermento
- 300 ml de leite magro
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Noz-moscada q.b.
- 2 colheres de sopa de sementes de abóbora
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte as batatas às rodelas e leve-as ao lume em água a ferver durante 10 minutos, ou até estarem tenras. Adicione o alho francês às rodelas de batata 2 minutos antes de desligar o fogão. Escorra a água e coloque as batatas e alho francês num recepiente refractário.
2º Passo: Derreta a manteiga e adicione os alhos picados. Após 1 minuto adicione a farinha e misture bem. Gradualmente vá adicionando o leite e mexa bem até obter um molho consistente e cremoso. Tempere com sal pimenta e noz-moscada.
3º Passo: Deite o molho sobre as batatas e alho francês. Polvilhe com as sementes de abóbora. Leve ao durante 5-8 minutos, até gratinar. Sirva de imediato.
Receita adaptada da Morrisons Magazine Maio/Junho de 2008.

9 comentários:

  1. Uma maneira diferente de comer batata.

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje comprei 4 alhos franceses. É algo que gosto muito e de batatas nem se fala :) Belo aspecto!!!

    ResponderEliminar
  3. Parece-me óptima sugestão linda!
    Beijinhos doces**

    ResponderEliminar
  4. Tem alho francês já me conquistou :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Uma óptima maneira de servir batatas!! Gosto muito da ideia!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  6. Batata e alho poró pra mim são uma combinação perfeita. E está com uma cara ótima. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Uma delícia! De comer e chorar por mais!

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todos pelos vossos comentários.

    Bjs

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.