04/10/2009

Zucchini estufada com Feta

Adoro Zucchini (Courgette), são versáties, saborosas e muito nutritivas, para além de terem muito poucas calorias.
Ingredientes:
- 1 Cebola - 3 dentes de alho
- 100 gr. de cogumelos Champignon
- 4 Zucchini grandes
- 15 ml de Azeite
- 200 gr. de Arroz Longo ou Basmati
- 2 colheres de sopa de ervas secas
- 1 cubo de caldo de vegetais
- 100 gr. de Feta
- 500 ml de água
- 1 lata de polpa de tomate ou 400 gr. de tomates sem pele e sementes cortados aos bocadinhos
- Papel de alumínio
Modo de Preparação na Bimby: 1º Passo: Ligue o forno a 200 º C. Limpe com uma escova macia os cogumelos ou passe um paninho húmido para limpá-los e fatie-os. Corte as Zucchini longitudinalmente e retire a polpa com o auxílio de uma colher. 2º Passo: Coloque as zucchinis no forno enquanto prepara o resto. 3º Passo: Coloque o azeite, alhos, cebolas e a polpa das zucchinis e programde 5 seg. Vel.5. Adicone os cogumelos e programe 5 min. Colher Inversa Temp. 90 º C. Adicione o arroz e as ervas. Programe 1 min., Colher Inversa 90º C. Dissolva o cubo de vegetais em 500 ml de água. Adicione a água ao arroz. Programe 10 min., Colher Inversa, Temp. 100 º C (este tempo também vai depender do tipo de arroz que usa).
4º Passo: Retirar as zuccchinis do forno. Partir o queijo aos bocados e juntar ao preparado. 5ºPasso: Colocar a polpa de tomate num recipiente refractário. Rechear as zucchinis com o arroz e dispôr por cima da polpa de tomate. Colocar a folha de aluminio por cima das zucchinis e levar ao forno durante 20 minutos, retire a folha de alumínio e coloque por mais 10 minutos no forno.
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Ligue o forno a 200 º C. Pele e corte a cebola finamente. Limpe com uma escova macia os cogumelos ou passe um paninho húmido para limpá-los e fatie-os. Corte as Zucchini longitudinalmente e retire a polpa com o auxílio de uma colher. Corte a polpa que retirou aos bocadinhos.
2º Passo: Coloque as zucchinis no forno enquanto prepara o resto.
3º Passo: Aqueça o azeite numa frigideira. Adicione a cebola , os alhos, os cogumelos e a polpa da zucchini picada. Adicione o arroz e as ervas. Misture bem e deixe os alimentos cozinhar durante 1 minuto. Dissolva o cubo de vegetais em 500 ml de água. Adicione a água ao arroz. Deixe ao lume durante 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente até o arroz estar cozido.
4º Passo: Retirar as zuccchinis do forno. Partir o queijo aos bocados e juntar ao preparado.
5ºPasso: Colocar a polpa de tomate num recipiente refractário. Rechear as zucchinis com o arroz e dispôr por cima da polpa de tomate. Colocar a folha de aluminio por cima das zucchinis e levar ao forno durante 20 minutos, retire a folha de alumínio e coloque por mais 10 minutos no forno.

4 comentários:

  1. hummm... é algo que eu faria!Pelo apelo da cor, pela aparência e pelo sabor que a julgar pela soma dos ingredientes deve ter ficado muito muito bom.
    Ah mas eu iria querer provar com o arroz basmati e com o queijo feta, que aqui não tem!
    Fico então a suspirar....
    Beijo

    (Muito obrigado pela visita e comentário)

    ResponderEliminar
  2. Ola Cherry Blossom.

    E uma pena onde vive nao dispor destes alimentos. Mas pode experimentar com outro tipo de queijo branco e arroz. Tenho a certeza que ira ficar uma delicia na mesma.

    Jocas e bigada pela visita

    ResponderEliminar
  3. Mas que coisa deliciosa!
    Adoro curgete e este recheio parece-me perfeito!
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Oi Gasparzinha!

    Bem vinda a este pequeno espaco e muito obrigada pelo coment. Fico a espera da tua versao desta receita.

    Jocas

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.