06/10/2009

Tarte de Limão

Eu adoro citrinos, especialmente o limão. Adoro o cheiro do limão, das flores do limão, dos limoeiros. O limão é sem dúvida o meu fruto preferido, o que não é muito usual.
Alguns dos beneficios do consumo do limão são a detenção de hemorragias em cortes ou escoriações, aumenta o pH do sangue, controla o desenvolvimento de infecções internas e externas, incluindo as do sistema digestivo, fígado, pulmões, bexiga e rins e acelera a metabolização no processo de elimininação de toxinas através dos orgãos excretores (1).
Ingredientes para a massa: - 175 gr. de farinha - Sal q.b. - 100 gr. de manteiga bem fria - 25 gr. de açúcar em pó - 1 ovo Ingredientes para o recheio: - 3 ovos - 125 gr. de açúcar branco - Sumo e casca ralada de 2 limões - 100 ml de natas (mínimo 55% gordura) - Açúcar em pó para polvilhar - Forma com fundo amovível de 23 cm. Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Faça a massa. Coloque a farinha, sal, manteiga, açúcar e a gema do ovo no copo da Bimby. Programe 30 seg., Vel. Inversa 6. Retire a massa e trabalhe-a na bancada até ficar na forma rectangular com 2 cm de altura. Cubra com papel celofane e reserve no frigorífico no minimo durante 45 minutos.
2º Passo: Ligue o forno a 190ºC. Barre a forma amovível de 23 cm com manteiga.
3º Passo: Retire a massa do frigorífico e coloque na bancada entre 2 folhas de papel celofane com uma área maior que a forma que vai utilizar. Com a ajuda dum rolo para a massa estique a massa até esta atingir os 3 mm de espessura com uma área suficiente para cobrir o fundo e os lados da forma. Deverá esticá-la para ficar na forma circular de modo a facilitar a colocação desta na forma.
4º Passo: Retire a folha de papel celofane da parte de cima. E coloque a massa de pernas para baixo na forma. A outra folha de papel celofane deverá ficar virada para si e a massa em contacto com a forma. Comprima a massa na forma e corte a massa nos bordos com a ajuda dos polegares para ficar perfeita. Retire a folha de papel celofane e coloque a massa no frigorifico durante 10 minutos.
5º Passo: Retire a massa do frigorífico, coloque uma folha de papel vegetal por cima da massa e em cima da folha de papel vegetal coloque feijões ou outro peso. Leve ao forno durante 15-20 minutos. Remova os feijões ou outro peso e a folha de papel vegetal pincele a massa com a clara ligeiramente em espuma e leve durante mias 2 minutos ao forno.
6º Passo: Diminua a temperatura do forno para 120º C.
7º Passo: Fazer o recheio. Introduza a borboleta no copo. Coloque os ovos e o açúcar e programe 8 min., Vel. 3. Adicione o sumo de limão e a casca ralada e programe 5 min., Vel. 3. Adicione as natas e programe 5 min., Vel. 3.
8º Passo: Coloque o recheio na massa e leve ao forno durante 25-35 minutos ou até estar firme no centro. Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha. Depois de fria polvilhe com açúcar em pó.
Receita adaptada da Rachel Allen. Notas: A massa pode ser preparada no dia antes e colocada no frigorífico. (1) Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=2422#

5 comentários:

  1. Olá cacahuete,

    só ontem é que percebi que tinhas um blog! Anexei-te à minha lista mas depois não tive tempo de vir cuscuvilhar o teu cantinho.

    Também adoro limão. Fica bem em tudo. Então na limonada da bimby ainda mais!!

    A tua tarte ficou maravilhosa. Já comia uma fatia! Beijinhos e até breve.

    ResponderEliminar
  2. Rute e Romy bigada pelos comentarios.

    Facam esta receita porque vale a pena. Fica super saborosa e com pouco acucar. E ideal para tardes passadas com os amigos a conversar e a beber chazinho. Sendo uma boa alternativa aos muffins e bolachas.

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de tarte!! Adoro tudo com limão! bjinho

    ResponderEliminar
  4. Oi Argas!

    Ja somos duas. Eu amo limao...So de pensar fico logo com agua na boca, lol...

    Jocas

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.