21/10/2009

Pão Integral com Mel

O pão integral é uma excelente opção para quem adora comer pão como eu. Para além de ser rico em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento intestinal, também ajudam a combater o colesterol.
Quem não tem máquina de fazer pão, aconselho a tirar uma tarde ou um manhã para fazer este pão, uma vez que leva algum tempo a levedar. A quantidade de ingredientes descrita dá para um pão bem grande ou dois pães pequenos.
Ingredientes: - 450 ml de água morna - 2 colheres de sopa de mel - 40 gr. de fermento de padeiro ou 3 colheres de sopa de fermento para pão - 600 gr. de farinha T65 - 300 gr. de farinha integral - 2 colheres de sopa de sal - 100 gr. de manteiga cortada aos cubos Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Coloque a água, mel e o fermento no copo da Bimby e programe 5 min., Temp. 37ºC, Vel. Colher.
2º Passo: Adicione o sal e a manteiga. Programe 1 min., Temp.37ºC, Vel. 1.
3º Passo: Adicione as farinhas e programe 4 min., Vel. Espiga. Se a farinha não couber toda uma vez. Meta só metade misture durante 2 minutos e depois adicione a outra metade e programe mais 2 minutos, Vel. Espiga.
4º Passo: Coloque a massa numa taça untada com óleo ou manteiga durante 2-3 horas num local morno e cubra com papel celofane. A massa estará boa quando tiver o dobro do tamanho.
5º Passo: Transfira a massa para uma bancada com farinha e amasse durante 1 minuto. Deixe a massa descansar durante 5 minutos na bancada. Findo este tempo poderá dividir a massa em 2 pães, fazer um pão grande ou fazer pãezinhos pequenos que não deverão ter mais de 4 cm de altura. Faça recorte na massa se desejar.
6º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC.
7º Passo: Disponha o pão que moldou num tabuleiro polvilhado com farinha e cubra com uma toalha. Deixe levedar por 45 minutos, mais ou menos, num sítio morno. Ou então coloque no forno a 50ºC, durante 30 minutos, neste caso não pré-aqueça o forno.
8º Passo: Remova a toalha e leve a cozer durante 30-40 minutos se tiver dividido em 2 pães, ou durante 1h20-1h30 se tiver optado pelo pão grande, ou durante 10-15 minutos para os pãezinhos.
Modo de Preparação Tradicional: 1º Passo: Numa taça misture a água morna, o mel e o fermento, e deixe repousar durante 5 minutos.
2º Passo: Coloque as farinhas, o sal e a manteiga numa taça e misture bem com as mãos até os ingredientes estarem ligados. Adicione a mistura do 1º passo, e misture tudo muito bem até os ingredientes estarem ligado. A massa não deverá ficar muito líquida nem muito seca. Adicione mais água morna se estiver muito seca e farinha se estiver muito líquida.
3º Passo: Amasse a massa numa superfície enfarinhada durante 10 minutos.
4º Passo: Coloque a massa numa taça untada com óleo ou manteiga durante 2-3 horas num local morno e cubra com papel celofane. A massa estará boa quando tiver o dobro do tamanho. 5º Passo: Transfira a massa para uma bancada com farinha e amasse durante 1 minuto. Deixe a massa descansar durante 5 minutos na bancada. Findo este tempo poderá dividir a massa em 2 pães, fazer um pão grande ou fazer pãezinhos pequenos que não deverão ter mais de 4 cm de altura. Faça recorte na massa se desejar. 6º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC. 7º Passo: Disponha o pão que moldou num tabuleiro polvilhado com farinha e cubra com uma toalha. Deixe levedar por 45 minutos, mais ou menos, num sítio morno. Ou então coloque no forno a 50ºC, durante 30 minutos, neste caso não pré-aqueça o forno. 8º Passo: Remova a toalha e leve a cozer durante 30-40 minutos se tiver dividido em 2 pães, ou durante 1h20-1h30 se tiver optado pelo pão grande, ou durante 10-15 minutos para os pãezinhos.
Fonte: Receita adaptada da Rachel Allen.

17 comentários:

  1. E não há nada melhor do que cheirinho a pão caseiro a perfumar a cozinha! :)

    ResponderEliminar
  2. Oi, Ccacauhete!
    Vim agradecer a sua visita ao meu blog e conhecer o seu! Gostei muito!
    Seja sempre bem-vinda!
    :o)

    ResponderEliminar
  3. Esse pão tem um ar delicioso e saudável :D bjinho

    ResponderEliminar
  4. Gasparzinha,

    Eu também adoro o cheiro do pãozinho a fazer-se que fica na cozinha.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Oi Noêmia!

    Obrigada pela visita e apareça mais vezes.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de pão integral, é o que sempre como! Belo aspecto :)

    ResponderEliminar
  7. Ameixa,

    Fazes muito bem, pois um pão saudavel.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Este pãozinho é à minha medida! Uma bela receita! :)

    ResponderEliminar
  9. Que pão lindo... ficou delicioso!!!

    ResponderEliminar
  10. Mary e Romy,

    Bigada pelos comentarios.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro pao integral, e já faz um tenpao que nao tiro minha maquina do armario.Sua receita me animou a usa-la de novo.
    Obrigada pela gentileza de suas palavras . fizeram com que meu dia comecara mais animado ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Sylvia,

    Obrigada por ter vindo conhecer o meu cantinho e pelo seu comentario. Ate fiquei comovida pelo que escreveu.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Oláaa linda :)
    Obrigada pela visita que nos fizeste, tb estamos aqui e gostamos do que vimos por isso tb nos vamos fazer teus seguidores, voltaremos mais vezes :D
    Qd ao pão... Nós adoramosssssssss :D
    Está bem fofinho o teu!
    Beijinhos doces *.*

    ResponderEliminar
  14. Ola Marlene e Joao!

    Afinal nao fui sou eu que alegrei o dia alguem...Voces tambem me alegraram o dia com o vosso coment.

    Serao sempre bem-vindos!

    Jocas

    ResponderEliminar
  15. Mas que pão lindo!Eu adoro pães rústicos como esse e gosto de fazê-los à mão. Esse seu além de ser saudável ficou com uma aparência fantástica!
    beijinho!

    ResponderEliminar
  16. Esta receita já está anotada. Já fiz pão de muitas coisas mas ainda não fiz de mel. Obrigada!
    Bj

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.