11/10/2009

Pãezinhos de Soda com Queijo

Este tipo de pãozinho/scone é bastante versátil e poderá colocar o que quiser por dentro ou por fora. Estes pãezinhos podem ser cortados na forma que quiser e são uma óptima receita para fazer em conjunto com crianças, deixando-as por a mão na massa.
 
Ingredientes: 
 - 450 gr. de farinha sem fermento 
- 1 colher de sopa de sal 
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio 
- 1 colher de sopa de ervas frecas à sua escolha (ex. tomilho, rosmaninho, salsa, coentros, etc...) 
- 400 ml de buttermilk ou sour milk (adicione 3 colheres de iogurte natural ou sumo de meio limão aos 400 ml de leite e deixe repousar durante 30 minutos no mínimo) 
- 75 gr. de queijo Gruyère
- 3 dentes de alho 

Modo de Preparação na Bimby:

1º Passo: Pré-aqueça o forno a 250ºC. 
2º Passo: Coloque todos os ingredientes secos, as ervas e alhos picadas no copo da bimby e programe 15 seg., Vel. 4. Adicione o buttermilk e programe 2 min. Vel. Espiga. A massa deverá ficar suave, nem muito seca nem muito liquida. Se for necessário adicione mais farinha.
3º Passo: Coloque a massa numa superfície enfarinhada. Com um rolo de massa estique-a até ter 2 cm de espessura, Corte em forma de círculos ou quadrados. E disponha num tabuleiro com polvilhado com farinha. Coloque o queijo por cima e por dentro de cada pãozinho.
4º Passo: Coloque o tabuleiro no forno e coza os pãezinhos durante 10-20 minutos (depende do tamanho) ou até estarem dourados. Baixe o forno para os 200º C e deixo-os ficar por mais 10 minutos.
Modo de Preparação Tradicional:
 
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 250ºC. 

2º Passo: Coloque todos os ingredientes secos e as ervas picadas numa taça e misture muito bem. Faça um buraco no meio. Deite o buttermilk de uma só vez para o buraco. Usando as mãos ou os dedos faça movimentos círculares do centro para o exterior. Como se estivesse a fazer uma peça de olaria. A massa deverá ficar suave, nem muito seca nem muito liquida. Se for necessário adicione mais farinha.
3º Passo: Coloque a massa numa superfície enfarinhada. Com um rolo de massa estique-a até ter 2 cm de espessura, Corte em forma de círculos ou quadrados. E disponha num tabuleiro com polvilhado com farinha. Coloque o queijo por cima e por dentrp de cada pãozinho.  

4º Passo: Coloque o tabuleiro no forno e coza os pãezinhos durante 10-20 minutos (depende do tamanho) ou até estarem dourados. Baixe o forno para os 200º C e deixo-os ficar por mais 10 minutos.
Sugestão: Poderá prescindir das ervas e do queijo e substituir por chocolate. Neste caso, adicione 1 ovo ao buttermilk e 1 colher de sopa de açúcar em pó. 

Fonte: Adaptada de uma receita do Chefe James Martin.

5 comentários:

  1. Que aspecto excelente tem este pãozinho! bjinho

    ResponderEliminar
  2. Olá! Venho agradecer a visita e o comentário que deixaste no meu blog :)
    Adoro pão e tenho a sorte de ter um canteiro com ervas aromáticas. Prefiro mil vezes queijo do que chocolate. Esta versão salgada é perfeita :)
    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  3. Ola Argas e ameixa seca!

    Obrigada pelos comentarios.

    Jocas

    ResponderEliminar
  4. Já lanchava uma fatia desse pão maravilhoso.

    Então, não te sentiste tentada a participar no dia da cor? Ou não sabias da existência?

    Vamos ter mais 2 dias de desafio até ao final do ano: O dia creme a 15 Nov e o dia azul a 13 Dez.

    Gostavamos muito de contar com a tua participação. Mas não precisas de prometer nada. Se no dia tiveres uma receita creme, publicas e avisas o blog: http://deliciasetalentos.blogspot.com/

    Beijinho e obrigada pelo comentário :)

    ResponderEliminar
  5. Oi Rute!

    Já tinha visto nos blog´s fazerem referência ao dia da cor. Mas não sabia como é que isso funcionava. Obrigada pelo teu esclarecimento. Em principio devo de participar.

    Adorei a tua sugestão da plantinha para o dia preto, fantástica!

    Jocas

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.