25/10/2009

Canneloni de Beringelas e Molho de Pimentos Vermelhos

Ultimamente tenho optado por fazer pelo menos uma refeição vegetariana por semana. Para além de serem mais saudáveis, também se pode tornar este tipo de refeição saborosas e com aspecto apetitoso. Este exemplo que aqui trago utiliza as fatias de beringela como se fossem cannelonis, o que dá um certo glamour a este prato.
O nome da beringela é itálico é Solanum melongena sp., pertencendo à mesma família que a batata, pimento e tomate. Trata-se de uma planta arbustiva, anual, oriunda da Índia, onde era cultivada como planta ornamental. Chegou à europa no séc. XIII trazida pelas mãos dos árabes. E ao contrário do que muita gente pensa não é um vegetal, mas sim um fruto.
No mercado português as variedades mais comuns são a híbrida, grande e roxa, a híbrida super F-100, no tom vermelho escuro brilhante e a embu, de cor roxa avermelhada, todas com pedúnculo verde.
A beringela é rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea e prevenindo a arterosclerose.
É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. Alguns defendem que o consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.
Ingredientes para 4 pessoas:
- 1 pimento vermelho
- 30 ml (aproximadamente 2 colheres de sopa) do azeite de tomates secos ao sol
- 2 dentes de alho
- 1 beringela grande
- 1 cebola
- 2 courgettes
- 6 fatias de tomate seco ao sol em azeite
- 1125 gr. de mozzarella
- 400 gr. de tomate picado conservado em polpa de tomate
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
2º Passo: Arranje o pimento, retirando as sementes e partes brancas do interior assim como o pedúnculo. Coloque-o num tabuleiro e espalhe algumas gotas do azeite do frasco de tomate seco ao sol e 1 dente de alho cortado aos bocadinhos. Leve ao forno durante 15 minutos ou até estar assado.
3º Passo: Corte a beringela em fatias muito finas longitudinalmente. Deverá opter no mínimo 8 fatias. Pincele as fatias com um pouco do azeite do frasco dos tomates secos ao sol e cozinhe numa chapa quente até ficarem marcadas e moles.
4º Passo: Corte a cebola e as courgettes em cubos pequenos e esmage o outro dente de alho. Coloque um pouco do azeite do frasco de tomates secos ao sol numa frigideira e cozinhe a cebola, courgettes e alho até estarem translúcidos e macios. Corte o tomate em bocadinhos pequenos e adicione à frigideira juntamente com a mozzarella. Retire do lume assim que o queijo tiver derretido ligeiramente.
5 º Passo: Coloque com uma colher o molho nas beringelas e enrole-as em forma de rolo. Disponha os rolos de beringela num pirex.
6º Passo: Corte o pimentos às fatias e disponha-o à volta dos rolos de beringela assim como o tomate picado conservado em polpa de tomate. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno durante 15-20 minutos.
Bom apetite.
Notas: Se quiser poderá adicionar uma folhas de manjericão ao molho para lhe dar um toque extra. Se não tiver tomate seco ao sol em azeite, poderá usar azeite normal e substituir os tomates secos por tomates assados. Receita adaptada da Somerfield Magazine Outubro 2009. Fontes: http://br.geocities.com/ayurvedabr/page9.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Beringela

12 comentários:

  1. Uma maravilha, fiz algo muito semelhante há uns dias atrás! bjinho

    ResponderEliminar
  2. Hoje também publiquei uma bela beringela recheada vegetariana :) Obrigada aos árabes, porque eu sou completamente fã de beringela e adorei estes rolinhos!!!

    ResponderEliminar
  3. E fazes muito bem eheh

    Tb adoro comida vegetariana e esses teus canellonis ficaram bem apetitosos :-)

    Bjokas e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Tiago, Argas, Ameixa e Romy,

    É verdade temos de agradecer aos árabes por terem introduzido este fruto maravilhoso na Europa. E que hoje entra em tantos menús e receitas por essa europa fora.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Não sou vegetariano, mas confesso que tendencio a gostar desse tipo de comida e a sua ficou ótima!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Uma receitinha bastante original, bjs.

    ResponderEliminar
  7. Esta receita tem tudo para me fazer feliz!Obrigada pela partilha.
    Bj

    ResponderEliminar
  8. Naninha, Nani e Fatias douradas,

    Vocês são uma queridas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. NOSSA PARECE SER MARAVILHOSA ESSA RECEITA!

    ResponderEliminar
  10. E mesmo uma maravilha, mas nada como fazer e experimentar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Que receita maravilhosa amoooo berinjelas. Vou fazer. Uma excelente começo de semana. Bjs

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.