02/10/2009

Bolachinhas de Aveia

Sem bolachas em casa e com o apetite de tricar algo pouco doce, lembrei-me de fazer umas bolachinhas de aveia. Simples, pouco calóricas e muito saúdaveis. Uma vez que a aveia é bastante nutritiva, contendo cálcio, proteínas, ferro e fibras. A sua fibra solúvel actualmente está muito em voga, uma vez que regula o funcionamente intestinal, ajudando na diminuição do colesterol total e LDL-colesterol e contribui para a manutenção dos níveis adequados dos mesmos.
Ingredientes: - 275 gr. de flocos de Aveia - 100 gr. de farinha sem fermento - 150 gr. de açúcar amarelo - 1 colher de chá de bicarbonato de sódio - 1 colher de sopa de sal - 200 gr. de manteiga Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Colocar os flocos de aveia na bimby e programar 10 seg. Vel. 5.
2º Passo: Adiconar os restantes ingredientes e programar 30 seg. Vel. 7.
3º Passo: Moldar a massa que obteve em forma de bola. Colocar farinha numa bancada e com um rolo espalmar a bola até uma altura de 5 mm. Curtar na forma de quadrados, círculos ou com cortadores para biscoitos.
4º Passo: Colocar as bolachinhas num tabuleiro (não necesita de barrar o tabuleiro) e levar ao forno durante 15-20 minutos, até estarem douradinhas.
5º Passo: Retire do forno com bastante cuidado! Pois vai parecer que as bolachas se vão desmanchar, mas depois de frias ficam bem firmes. E transfira as bolachas para uma grelha até arrefecerem.
Modo de Preparação Tradicional:
1º Passo: Colocar os flocos de aveia na 1, 2, 3 ou processador e triture-os ate ficarem quase em po.
2º Passo: Numa taca junte os flocos de aveia triturados e os restantes ingredientes e mexa bem com as maos para envolver tudo muito bem.
3º Passo: Moldar a massa que obteve em forma de bola. Colocar farinha numa bancada e com um rolo espalmar a bola até uma altura de 5 mm. Curtar na forma de quadrados, círculos ou com cortadores para biscoitos.
4ºPasso: Colocar as bolachinhas num tabuleiro (não necesita de barrar o tabuleiro) e levar ao forno durante 15-20 minutos, até estarem douradinhas.
5ºPasso: Retire do forno com bastante cuidado! Pois vai parecer que as bolachas se vão desmanchar, mas depois de frias ficam bem firmes. E transfira as bolachas uma grelha até arrefecerem.
Notas: Poderá guardar estas bolachas no congelador sem as ter colocado no forno. Quando quiser consumi-las só necessita de retirar do congelador deixá-las estar atingir a temperatura ambiente e levá-las ao forno. Estas bolachas aguentam até 6 dias se estiverem guardadas num frasco de vidro.
Receita adaptada do Livro da Rachel Allen's.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.