19/10/2009

Bolachas Polka

Existem vários tipos de bolachas: as crocantes, as bem passadas, as amanteigadas, as de chocolate, as com aspecto divertido, as que retratam alguma época do ano entre tantas outras. Mas estas são das minhas preferidas, desde que descobri esta receita já a tenho feito várias vezes. Ficam mal passadas por dentro, uma delícia acompanhadas com um bom chocolate quente.
Ingredientes: - 225 gr. de manteiga amolecida - 375 gr. e açúcar castanho ou açúcar light mascavado - 2 colheres de sopa de extracto de baunilha - 1 colher de sopa rasa de fermento - 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio - 2 ovos batidos - 350 gr. de farinha sem fermento - 1 colher de sobremesa de sal Modo de Preparação na Bimby: 1º Passo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. 2º Passo: Junte a manteiga com o açúcar e programe 1,30 min., Vel. 3. Adicione o extracto de baunilha e os ovos batidos e programe 1 min., Vel. 3. 3º Passo: Adicione a farinha, sal, bicarbonato de sódio e fermento ao copo. Programe 1 min., Vel. Espiga. 4º Passo: Molde a massa em forma de bolas. Se quiseres bolachas grandes molde a massa na forma de bolas de golfe, se quiseres bolachas pequenas molde a massa em forma de nozes. Disponha as bolas que fez num tabuleiro anti-aderente. Não necessita de barrar o tabuleiro com manteiga. 5º Passo: Coloque as bolas no forno. As bolachas pequenas levam cerca de 10 minutos, as bolachas grandes 20 minutos. As bolachas estão prontas quando os bordos estiverem dourados e o centro pálido. Neste ponto as bolachas ficam mal passadas. Se quiser bolachas bem passadas e crocantes elas devem ser retiradas quando estiverem todas douradas. 6º Passo: Transfira as bolachas para uma grelha e deixe arrefecé-las. Modo de Preparação Tradicional: 1º Passo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. 2º Passo: Numa taça grande misture a manteiga com o açúcar, e bata até a mistura estar bem ligada e macia. Adicione o extracto de baunilha, e os ovos enquanto está a bater. 3º Passo: Misture a farinha, sal, bicarbonato de sódio e fermento numa taça à parte. Adicione os ingredientes sólidos aos líquidos e envolva bem. 4º Passo: Molde a massa em forma de bolas. Se quiseres bolachas grandes molde a massa na forma de bolas de golfe, se quiseres bolachas pequenas molde a massa em forma de nozes. Disponha as bolas que fez num tabuleiro anti-aderente. Não necessita de barrar o tabuleiro com manteiga. 5º Passo: Coloque as bolas no forno. As bolachas pequenas levam cerca de 10 minutos, as bolachas grandes 20 minutos. As bolachas estão prontas quando os bordos estiverem dourados e o centro pálido. Neste ponto as bolachas ficam mal passadas. Se quiser bolachas bem passadas e crocantes elas devem ser retiradas quando estiverem todas douradas. 6º Passo: Transfira as bolachas para uma grelha e deixe arrefecé-las.
Notas: Poderá enriquecer as bolachas adicionando pepitas de chocolate, smarties, frutos secos ou M & M´s. Deverá de adicionar depois de retirar da bimby, incorporando com uma colher de pau. No modo tradicional é adicionar depois do 3º Passo. Se não colocar as bolachas na grelha e deixá-las no tabuleiro elas vão colar e será difícil retirá-las. Fonte: Receita adaptada daqui.

13 comentários:

  1. Bem Cacahuete! As tuas estão lindissimas mas se a minha filha visse as bolachas com smarties da Mummy´s kitchen... já não me largava mais para eu lhe fazer dessas para os lanches da escola!!!

    Mas muito bem, as tuas são mais saudáveis :))

    ResponderEliminar
  2. Oi Luisa Alexandra e Rute!

    Obrigada pelos comentarios.

    Rute podes fazer estas na mesma sem os smarties, ficam maravilhosas e o sabor e delicioso.

    Jocas

    ResponderEliminar
  3. Ficaram espectaculares... e as tuas sugestões são excelentes.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. Estas bolachinhas devem ser mesmo uma gulosice! Adoro cookies! :D bjinho

    ResponderEliminar
  5. Que bolachas deliciosas. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  6. Devem ser de comer e chorar por mais, bjs.

    ResponderEliminar
  7. Romy, Argas, Fatias Douradas, Ameixa Seca e Nani, muito obrigada por terem ca passado e pelas palavras.

    Jocas

    ResponderEliminar
  8. Olá, vim conhecer seu cantinho e convidá-la a conhecer o meu, ficarei muito feliz com sua visita! Bjuss!!!

    http://nabiroskinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Oi Rachel!

    Ja fui dar uma espreitadela no seu blog e gostei do que vi. Bem-vinda ao meu cantinho e espero que volte ca mais vezes.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Tenho de experimentar estas bolas então ;)
    Tb gosto delas mal passadas por dentro...

    Gostei mt das fotos..
    Bjs e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  11. Michelle,

    Estive a ver o teu blog e adorei a tua biju tens coisas lindissimas a precos muito aliciantes.

    Bjs

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.