17/10/2009

Bacalhau fresco enrolado em bacon

O bacalhau é um peixe que dá para fazer de mil maneiras e feitios. É um dos meus peixes preferidos. Para além de ser super saboroso e de fácil digestão tem muito poucas calorias.
Neste caso a receita é com bacalhau fresco. Que não tem o mesmo sabor que o seco, no entanto, também o acho muito saboroso.
Ingredientes para 4 pessoas: - 140 gr. de folhas de espinafres - 4 x 200 gr. filetes de bacalhau fresco - 4 colheres de sopa de pasta de tomate seco ao sol - 8 fatias de presunto fumado - Pimenta preta q.b. Modo de preparação tradicional:
1º Passo: Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque os espinafres numa frigideira com 2 colheres de sopa de água e saltei durante 2-3 minutos. Até os espinafres estarem macios.
2º Passo: Escorra bem a água dos espinafres. Para isso utilize uma rede de malha de nylon, não use de metal, precionando o excesso de líquido dos espinafres.
3º Passo: Coloque uma colher de sopa de pasta de tomate seco ao sol em cada filete de bacalhau. Distribua os espinafres por cada filete em cima da pasta. Cuidadosamente enrole cada filete e coloque à volta de casa filete 2 fatias de presunto fumado.
4ºPasso: Coloque num tabuleiro que possa ir ao forno. Tempere com pimenta. Leve ao forno durante 30 minutos.
Bom apetite.
Notas: Se não tiver pasta de tomate seco ao sol, poderá utilizar pesto vermelho. Fica igualmente bom.
Fonte: Receita adaptada da Morrison magazine Março/Abril 2009.

8 comentários:

  1. Dos meus peixes favoritos, rico por excelência, bjs.

    ResponderEliminar
  2. Nunca comi e nunca encontrei bacalhau fresco à venda. Deve ficar um espectáculo :)

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Gosto de bacalhau fresco,iria gostar do teu prato!

    ResponderEliminar
  4. Curiosamente nunca comi...rsrsr
    prefiro de longe o seco... adoro simplesmente e há imensas receitas que podemos fazer com ele. Quem sabe um dia experimento ;-)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Oi Ameixa,

    Pois ja foi bem mais dificil encontrar bacalhau fresco em Portugal. Existem algumas grandes superficies que de vez em quando tem disponivel.

    Jocas

    ResponderEliminar
  6. Canela,

    Obrigada por ca teres passado.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Oi Romy!

    E verdade com o bacalhau seco conseguem-se fazer mil e um pratos diferentes. Eu tambem gosto muito de bacalhau seco, prefiro-o ao fresco. Mas acredita que para filete de peixe fresco nao e nada mau, ate e muito saboroso.

    Tambem se pode experimentar este prato com outro tipo de filete de peixe fresco.

    Bjs

    ResponderEliminar

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.