29/09/2009

Lasanha Vegetariana em tons de castanho

Esta lasanha surgiu da fusão de vários ingredientes que tinha em casa que precisavam de ser utilizados, juntamente com alguma imaginação, cor e Livro base da Bimby.
Ingredientes para 4/6 pessoas Tempo de preparação: 1h30-2h00 Ingredientes: - 10 folhas de placas de lasanha (gosto sempre de ter uma a mais só no caso de alguma se partir) (não utilizei massa fresca) - 2 Beringelas médias (escolha maduras mas firmes) - 2 Cenouras médias - 300 gr. de Cogumelos Portobello (pode usar outros, desde que sejam frescos) - 1 cebola grande - 3 dentes de alhos - 3 tomates maduros grandes sem pele e sem sementes - 2 colheres de sopa de azeite - 40 ml de Vinho Branco - Sal grosso q.b. - 3 Colheres de Sopa de Pesto Vermelho - 1 caldo de legumes ou de carne (opcional: só para dar um travo a carne) - Oregãos q.b. - Mozarela ralada ou outro tipo de queijo que dê para gratinar. Béchamel: - 700 ml de leite - 70 gr. de farinha - 40 gr. manteiga - Sal, pimenta, noz moscada, etc... Modo de preparação:
1º Passo: Comece por cortar as beringelas em pedaços pequenos (quartos de uma fatia grossa) e coloque sal por cima durante 20/30 minutos. Decorrido este tempo passe os pedaços de beringela por água corrente e seque-os com papel absorvente.
2º Passo: Coloque as placas de lasanha em água quente com um pouco de azeite dentro de um recipiente refractário, enquanto prepara o resto da receita. Elas irão ficar super molinhas.
3º Passo: Corte as cenouras em meias luas. Lave e retire as sementes ao tomate. Escove os cogumelos para retirar a “sujidade” e passe-os ligeiramente por água, sem os molhar muito. Corte os cogumelos às fatias.
4º Passo: Coloque no copo as cebolas e os alhos e pique 5 seg., vel. 5, em seguida adicione o azeite e os tomate 8 seg., vel.7. Em seguida, programe 7 min., temp. 100º, vel. 2.
5º Passo: Decorrido esse tempo adicione as cenouras, beringelas e por cima os cogumelos. Em seguida coloque pelo copo, o vinho, o sal, o pesto vermelho e os oregãos. Programe 15 min., Temp. Varoma, Vel. Colher Inversa.
6º Passo: Passar o preparado para o cesto, escorrer o molho para um recipiente e reservar.
7º Passo: Montar a lasanha. Coloque um pouco de azeite num recipiente refractario e coloque as folhas de lasanha por cima, em cima destas coloque o preparado e por cima outra camada de folhas de lasanha, repita esta operação até terminar o preparado. Deixe arrefecer a última camada do preparado antes de colocar as ultimas folhas de lasanha, de forma a não enrolarem.
8º Passo: Sem lavar o copo deite o molho que reservou lá para dentro e perfaça a diferença com leite até dar o valor de 700 gr, adicione os restantes ingredientes para a preparação do bechámel e programe 8 min., Temp. 90ºC, Vel. 4.
9º Passo: Colocar as últimas folhas de lasanha no recepiente, por cima colocar o béchamel, e em cima deste o mozarela. Leve ao forno durante 25 minutos a 180ºC, ou até o queijo estar dourado.
Bom apetite! Notas: Se as beringelas tiverem muitas sementes e estarem com um pouco de coloração no interior é sinal que o seu sabor amargo está mais intenso, logo estas deverão estar mais tempo com sal. Coloquei mozarela fresca pois não tinha mais nenhum tipo de queijo em casa, por isso é que por cima ficou com este tom. Desculpem a qualidade das fotos, mas não sou grande fotografa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço a todos o tempo que disponibilizaram para deixar uma mensagem neste cantinho! Pois nem só de publicações vive um blog.